Como dar baixa em obrigações que não tiveram movimentação no mês pelo “Mapa de pendências”?

Dentro do Nibo Obrigações, quando o usuário deseja “dar baixa” em uma obrigação em que não houve o fato gerador deve-se aplicar a “baixa justificada” para não gerar pendências.

 

A “baixa justificada” pode ser realizada por 3 caminhos diferentes: pelo calendário de vencimentos, pela opção de “+ novo protocolo” e pelos relatórios.

 

►Baixa realizada pelo “Mapa de pendências”:

 

Para encontrar esta opção o usuário deve estar na Área do Contador e clicar em “Obrigações”, localizado no menu lateral esquerdo. Posteriormente, clicar na aba de “Relatórios”. Ao visualizar o “Mapa de pendências”, basta encontrar a obrigação que está pendente e que seja necessário aplicar a baixa justificada.

 

Ao clicar na pendência, uma lista de empresas que se enquadram naquele cenário aparecerá , onde ao lado esquerdo de cada uma delas terá um quadrado branco selecionável. Agora basta encontrar o cliente que não teve movimento no mês, clicar no quadrado, informar o motivo da baixa justificada no campo que aparecerá no rodapé da página e, por último, clicar em “Aplicar baixa”.

  

 

 

 

Observação: Quando uma baixa justificada é aplicada é possível encontrar este registro na aba de “protocolos” ou dentro do “relatório completo”. 

O usuário poderá identificar através do símbolo

 

Além disso, dentro dos detalhes do protocolo, será informado quando foi aplicada a baixa justificada (data e hora), por quem foi realizado o processo e o motivo (campo de preenchimento obrigatório).