Para que serve e como realizar uma NF-e de retorno? 

Para que serve e como realizar uma NF-e de retorno? 

A Nota Fiscal de Retorno deve ser utilizada nos casos onde você precisa de um documento fiscal para consolidar um retorno de uma mercadoria ao seu estoque. Os motivos mais comuns para emissão de uma nota fiscal de retorno são quando o seu cliente recusou o recebimento da nota e ele não emite nota de devolução ou quando passa do período de cancelamento de 24h, por exemplo. 

Para emitir uma nota fiscal de retorno é só ir em Produtos > Painel NF-e e escolher a nota de saída e escolha a opção “NF-e de retorno”. 


 

Uma vez selecionada essa opção, escolha o CFOP da operação (que irá representar o motivo do retorno dessa mercadoria). Após isso, escolha os produtos da nota que irão retornar para o seu estoque. Depois de escolher os produtos, o Nibo irá abrir a opção de alterar a quantidade de retorno, caso deseje. Logo após, clique em "Salvar".

Após esse processo, você será direcionado de volta para a página Painel NF-e. Localize a nota de retorno criada e clique em "Finalizar". Em seguida, clique em seta ao lado de “Transmitir” e escolha a opção “Prévia Danfe”, confira os dados e transmita-a.