Como configurar o monitoramento de pastas no Assistente Nibo?

Para realizar o monitoramento de pastas, o Assistente Nibo deve estar baixado e instalado (Clique aqui e confira o passo a passo) e seu ícone estará na área de trabalho do computador.

 

Ao clicar duas vezes, o programa iniciará. Na primeira vez de uso, uma nova janela aparecerá, solicitando que o usuário preencha seu e-mail e senha. Caso você já tenha aberto o Assistente Nibo, este processo é automático, portanto recomendamos que você insira o e-mail e senha do usuário que utiliza essa máquina diariamente. 

 

 Você poderá confirmar que o Assistente Nibo está ativo ao checar os Ícones ocultos na barra de tarefas do seu computador, próximo a data e a hora. 

 

Ao clicar com o botão direito do seu mouse no ícone, clique em “Configurações”. Uma nova janela aparecerá. Selecionando a opção “Adicionar Pasta” será possível escolher as pastas que serão monitoradas. O que você precisa saber antes de realizar este processo?

 

1º - O Assistente Nibo, a partir de agora, subirá para a tela de conferência, todos os novos arquivos que você inserir dentro destas pastas, mesmo que estejam em subpastas. Confira se os documentos que você e sua equipe salvam dentro da pasta em questão são de fato obrigações que serão protocoladas no Nibo.

 

2º- A Tela de Conferência é única para cada usuário. O usuário 1 não vê a tela de conferência do usuário 2. 

 

3º- Recomendamos que o monitoramento de uma determinada pasta seja realizado por apenas um funcionário, para que os arquivos não subam em duplicidade para tela de conferência do usuário 1 e do usuário 2. 

 

Sabendo disso, você pode iniciar o monitoramento. Basta escolher a pasta em questão e preencher os campos:

“Tipo de Obrigação” - O usuário informará ao programa se esta pasta contém arquivos de obrigações acessórias (DCTF, DIRF e SPED) ou outros. 

“Data de Início de Monitoramento” - Recomendamos que você coloque uma data anterior a atual com uma folga, visto que temos obrigações anuais, trimestrais, por exemplo.

 

Clicando em “Salvar” o monitoramento será iniciado!

 

Lembre-se: 

  • O programa só irá levar ao site do Nibo os novos arquivos que forem inseridos na pasta e não os pré-existentes. 

  • O Assistente não abre automaticamente. Observe se ele está ativo na sua barra de tarefas, antes de salvar novos documentos nas pastas monitoradas.

  • Os usuários que possuem o Nibo Obrigações Plus devem estar cientes que as obrigações em que foram criados Robôs Personalizados, não estarão com a leitura automática atrelada ao Assistente Nibo.