Como posso dar baixa em obrigações que não foram protocoladas por não haver movimentação pelo "+ novo protocolo"?

Dentro do Nibo Obrigações, quando o usuário deseja “dar baixa” em uma obrigação em que não houve o fato gerador deve-se aplicar a “baixa justificada” para não gerar pendências.

 

A “baixa justificada” pode ser realizada por 3 caminhos diferentes: pelo calendário de vencimentos, pela opção de “+ novo protocolo” e pelos relatórios (mapa de pendências ou completo).

 

►Pela opção “+ Novo Protocolo”:

 

Na Aba de Protocolos, ao lado direito superior, existe um botão chamado “+ Novo Protocolo”. Ao selecioná-lo, basta que o usuário escolha o cliente, a obrigação e a competência que deseja aplicar a baixa. Depois, é necessário preencher o motivo e clicar em “adicionar”. Agora poderá finalizar o processo clicando em Protocolar. 

 

Observação: A opção de “Novo Protocolo” também encontra-se na Tela de Conferência através do botão “+ Adicionar” no canto superior direito da tela. O processo para a baixa é igual ao realizado na Tela de Protocolos. 

 

 

 

OBS: Quando uma baixa justificada é aplicada é possível encontrar este registro na aba de “protocolos” ou dentro do “relatório completo”. 

O usuário poderá identificar através do símbolo  

 

Além disso, dentro dos detalhes do protocolo, será informado quando foi aplicada a baixa justificada (data e hora), por quem foi realizado o processo e o motivo (campo de preenchimento obrigatório).