Como criar uma obrigação de recálculo?

Para criar uma obrigação de recálculo deve-se clicar em "Obrigações", localizado no menu lateral esquerdo, depois em "Configurações" no lado superior direito da tela e, por último, em "+ Nova obrigação".

 

Uma nova janela será aberta onde poderá selecionar uma obrigação padrão sugerida para replicar as configurações ou então escolher a opção de "+ Criar personalizada".

 

Deve-se então preencher o nome da obrigação a ser criada (sugestão: colocar Recálculo entre parênteses para facilitar na busca), o Documento Tipo (selecionar a opção Pagamento), o Departamento que deseja, Apelido, não habilitar a "Entrega somente Manual" e marcar a opção "Controle de Vencimento".

 

Preencher o "Aviso" (informe com quantos dias úteis de antecedência ao vencimento da obrigação a contabilidade quer ser notificada. A partir daqui será configurado o prazo de entrega no seu calendário).

 

Na opção "Recálculo" deve-se selecionar se a obrigação é um GPS ou DARF.

 

Ao selecionar a guia de recálculo, serão habilitados novos campos.

 

Código: é o número referente a obrigação no site da Receita Federal. Campo obrigatório.

Informação adicional: campo para observação que será incluído na guia de pagamento. Limite de 7 caracteres.

Parcela: Quando selecionado o recálculo para DARF, será habilitado também esse campo. Preencher se é quota ou não.

Informação Padrão ao Usuário: O usuário da contabilidade será notificado com essa mensagem ao protocolar essa obrigação.

Informação Padrão ao cliente: Essa mensagem será incluída no e-mail de Novo Documento para instruir o cliente.

Vigência:  Só é possível protocolar documentos com competência superior ou igual a data de vigência. Sugere-se o padrão  01/01/2014 (5 anos antes do ano atual).

Frequência: Pode ser decendial, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual.

Meses: Preencha com quantos meses subsequentes a competência aquela obrigação vence.
0 = a obrigação vence no mesmo mês de competência;
1 = vence no mês seguinte à competência da obrigação, e assim sucessivamente;

 


Atenção: Para o recálculo ser automatizada a obrigação deverá ser protocolada via "+ Novo protocolo". Não deve ser realizado o protocolo via Assistente Nibo ou arrastando o documento direto para dentro da aba de conferência.