Acesse contas e extratos no menu lateral, selecione a conta que deseja conciliar e clique em “Conciliar extrato”
Na tela de conciliação manual, clique no botão “Conciliação em lote”
Ao acessar a tela de conciliação em lote podemos ver do lado esquerdo as informações importadas com o seu extrato. (Data, descrição, dados do pagador/beneficiário e valor)
Do lado direito, ficarão as informações a serem registradas no Nibo no processo de conciliação. (Tipo de transação, descrição, contato/conta e categoria)
Filtros e ordenação de colunas
A nova tela de conciliação conta com 5 filtros:
Data: filtre pelo intervalo de data das transações que deseja conciliar
Descrição ou nome: filtre pela descrição da transação ou o nome da entidade pagadora/recebedora
Pode ser informada a descrição completa ou somente uma parte
Valor: informe o intervalo de valor das transações que deseja conciliar
Tipo: filtre por entradas ou saídas
Transações conhecidas: filtre somente por transações que o Nibo já sugeriu os campos de descrição, entidade e categoria com base nas conciliações feitas anteriormente nessa conta.
Além dos filtros você poderá ordenar as transações de forma crescente e decrescente por Relevância, Data, Descrição e Valor.
A coluna relevância indica a quantidade de transações com a mesma descrição.
Dica: Ordene por relevância de forma decrescente e comece conciliando as transações de mesma descrição em maior volume no seu extrato 😉
Preenchimento das informações e Conciliação
Ao preencher as informações de descrição, entidade e categoria, a linha ficará verde, indicando que a transação está “pronta para conciliar”.
Para essas transações basta selecioná-las e clicar em “Conciliar”
A conciliação inteligente do Nibo sempre vai olhar para o seu histórico de conciliações nessa conta para sugerir o preenchimento dos campos de categoria e entidade das novas transações.
No caso de transações que o Nibo não identificou no histórico de conciliações para sugerir o preenchimento, será possível atribuir as informações em uma única ação.
Selecione as transações e clique em “editar em lote.”
Defina as informações que deverão ser atribuídas a todas a transações selecionadas, e clique em “Modificar”
Após o preenchimento das informações pendentes, as transações ficarão “verdes” e basta clicar em “Conciliar”.
IMPORTANTE: As conciliações nessa tela sempre irão gerar um novo registro de baixa. Para usuários da Gestão Financeira, que desejam conciliar baixas ou agendamentos existentes, deve ser feito o uso da conciliação manual.
Se a transação do banco incluir informações sobre o contato, o Nibo irá sugerir a criação desse contato para agilizar a conciliação!
Também é possível indicar que a transação é uma transferência”, basta clicar no ícone de “seta” que indica se o lançamento é entrada ou saída, e selecionar “transferência”
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)