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Conciliação bancária no Controle de Caixa
Conciliação bancária no Controle de Caixa
Atualizado há mais de 2 meses

Para realizar a conciliação bancária no Nibo você precisa primeiro importar o seu extrato, seja de forma manual ou automatizada.

Importação de extratos

Para importar seu extrato, siga os passos abaixo:

Vá em: Empresa > Contas & Extratos > Escolha a conta que deseja conciliar > Conciliar extrato > Importar.

A importação pode ser feita por meio de uma planilha ou de um arquivo OFX. Sugerimos o uso do arquivo OFX, pois ele oferece maior segurança das informações e reduz o risco de alterações nos dados, além de dispensar a necessidade de ajustes na planilha. Caso opte pela planilha, ela deve conter três colunas: data, descrição e valor.

Ao importar o extrato, os lançamentos aparecerão na coluna da esquerda, divididos em recebimentos, destacados em verde, e pagamentos, marcados em vermelho. Esses lançamentos podem ser organizados por data (do mais antigo ao mais recente) ou por relevância (agrupando lançamentos semelhantes).

Cadastro de conta manual

Nas contas manuais, você é responsável pela importação do extrato, que pode ser feita via arquivo OFX ou planilha. Para criar uma nova conta, basta acessar a opção Cadastrar, preencher os dados necessários e clicar em Criar.

Gestão de caixa → Contas e extratos → + Cadastrar conta → Cadastrar

Cadastro de conta automatizada

Nas contas automatizadas, o extrato é atualizado diariamente de forma automática, sem a necessidade de importar um arquivo OFX.

Gestão de caixa → Contas e extratos → + Cadastrar conta → Conectar.

Tela de Conciliação

A tela de Conciliação é organizada em duas colunas. Na coluna da esquerda, chamada Movimentações importadas, estão os lançamentos da sua conta bancária. Na coluna da direita, "Extrato no Nibo", aparecem os lançamentos registrados no Nibo.

Coluna Extrato no Nibo

O primeiro campo permite que você defina se o lançamento refere-se a um Pagamento/Recebimento ou a uma Transferência entre contas.

Logo em seguida, você deve inserir o nome do Fornecedor/Cliente relacionado ao lançamento, seguido da Descrição, onde é possível alterar o título do lançamento, se necessário.

Depois, você escolhe a Categoria, podendo optar entre as já cadastradas ou criar uma nova diretamente na tela de conciliação. É recomendado utilizar as categorias definidas no plano de contas inicial.

Por último, selecione o Centro de custo, se essa função estiver ativa na sua empresa.

Ao clicar em "OK", a conciliação será finalizada.

Funcionalidade de “Palpite”

Com essa funcionalidade ativada, os lançamentos futuros com o mesmo título terão seus campos preenchidos automaticamente com as informações previamente utilizadas, facilitando o processo de conciliação.

Acelerando a conciliação

Se o usuário confirmar a conciliação de um mesmo lançamento duas vezes e houverem quatro ou mais lançamentos semelhantes, o ícone de foguete do Nibo aparecerá, perguntando se deseja conciliar todos de uma só vez.

Os lançamentos conciliados podem ser revisados acessando: Empresa > Contas & Extratos. Para isso, basta filtrar as datas dos lançamentos no canto superior direito, logo acima do gráfico.

No final da tela, estarão listados todos os pagamentos e recebimentos que foram conciliados ou baixados, com os lançamentos conciliados sendo identificados por um ícone azul.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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