Neste artigo, você aprenderá como bloquear períodos de lançamentos em contas bancárias dentro da gestão financeira para evitar alterações indevidas e garantir maior controle dos registros financeiros.
O que é o bloqueio de saldo?
O bloqueio de saldo é uma funcionalidade que permite aos usuários impedir edições ou inclusões de lançamentos em uma conta bancária dentro de um intervalo de tempo específico. Essa funcionalidade é essencial para empresas que desejam evitar alterações em registros financeiros de períodos já conciliados e até mesmo após o fechamento contábil do mês.
Objetivos e benefícios:
Maior controle sobre os registros financeiros.
Redução de erros na apuração contábil.
Prevenção de edições indesejadas em períodos já fechados.
Como utilizar o bloqueio de saldo?
Para ativar o bloqueio de período em uma conta bancária, siga os seguintes passos:
Acesse a aba "Contas e Extratos", escolha a conta bancária em que deseja bloquear lançamento e clique no botão "Gerenciar Bloqueio".
Selecione a opção "Bloquear saldo".
Escolha até qual data os lançamentos serão bloqueados nesta conta e clique em “Confirmar”.
Obs: Somente é possível definir a data de bloqueio no máximo até o dia de hoje.
A partir desse momento, lançamentos dentro do período bloqueado não poderão ser alterados ou excluídos.
Caso algum usuário tente realizar uma alteração, receberá o seguinte erro em tela:
Quando a conta bancária possuir um bloqueio configurado:
Os lançamentos no extrato da conta que estiverem bloqueados apresentarão uma cadeado ao lado.
Um cadeado ao lado de “Extrato” indicará até qual data os lançamentos estão bloqueados.
Atenção
Somente usuários com a permissão de “Bloquear saldo das contas” poderão realizar o bloqueio dos lançamentos de uma conta bancária ou atualizar a data de bloqueio atual.
Somente usuários com a permissão de “Desbloquear saldo das contas” poderão desbloquear por completo os lançamentos bloqueados de uma conta bancária.
Como desbloquear uma conta bancária com saldo bloqueado?
Caso seja necessário desbloquear um período, siga os passos abaixo:
Acesse "Contas e Extratos", escolha a conta bancária com período bloqueado e clique em "Gerenciar Bloqueio". Selecione a opção "Desbloquear saldo".
Confirme a ação no modal de confirmação.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)