Se o saldo no Nibo não corresponder ao do seu banco, siga as etapas abaixo:
1 - Certifique-se de que a data de início do saldo + o saldo estejam alinhados com o do banco.
Para verificar estas informações, acesse a aba "Gestão de Caixa" no Nibo, selecione a conta que deseja conferir e clique no lápis ao lado dela.
Uma janela aparecerá onde você poderá personalizar a data de início da conta e o saldo.
-Data do saldo:
Informe a partir de que data deseja importar as transações para o Nibo.
Exemplo:
Se eu quiser visualizar relatórios e importar transações para o Nibo a partir de 1 de janeiro de 2023, a data do saldo deve ser 31 de dezembro de 2022.
-Saldo:
Informe o saldo registrado em seu extrato na data definida como a "data de saldo".
Exemplo:
Se minha data do saldo for 31 de dezembro de 2022, preciso conferir meu extrato para ver qual foi o saldo de encerramento nesta data.
2 - Depois de validar que os dados iniciais estão corretos, precisamos encontrar a partir de qual data o valor começou a divergir.
Essa validação será feita em etapas, primeiro identificamos o mês e depois o dia.
Acesse o extrato da conta dentro do Nibo para o mês atual e procure pelo valor em "Saldo Anterior".
Em seguida, abra o seu extrato bancário e verifique se esse "Saldo Anterior" corresponde ao do Nibo, eles devem ser exatamente iguais.
Se estiverem diferentes, volte para o mês anterior e valide novamente até encontrar onde os saldos coincidem.
Depois de localizar o mês em que os saldos estão corretos, precisaremos verificar os saldos diários de cada dia dentro do extrato.
Acesse o extrato do mês e compare os saldos diários registrados no Nibo com os do seu extrato bancário.
Desta forma, poderemos identificar o dia em que houve a divergência e comparar os lançamentos deste dia com os do banco para identificar o que está faltando.
Nesse exemplo abaixo o saldo do dia 09/11/2023 no Nibo é de R$ 627,02
Uma vez identificado, basta lançar esse valor em "Novo Pagamento" ou "Novo Recebimento" para que os saldos sejam atualizados.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)