Com esta integração, você poderá gerar o boleto pela Gestão Financeira e enviá-lo para o Painel do Contador, para que seja protocolado e enviado ao cliente.
Para habilitar esta integração siga os passos abaixo:
1.Acesse a empresa no Nibo Empresa, clique na aba "Mais Opções", selecione a opção "Configurações" e por fim clique na aba “Cobrança”.
2. Clique na terceira etapa de configuração “Integrações”.
3.Nesta etapa clique em “Ativar”.
4.Selecione a obrigação que será usada para protocolar os boletos gerados e o usuário do escritório que será responsável pelos protocolos destes boletos.
Caso queira que a configuração seja replicada para todas as recorrências já agendadas, selecione "Aplicar essas configurações nos agendamentos com recorrência".
Clique em “Salvar”.
Pronto! Agora a integração está habilitada, e a partir de agora os boletos gerados pela Gestão Financeira serão enviados automaticamente para a tela de "Conferência", no Painel do Contador, para envio ao cliente via protocolo.
Importante: O arquivo só será enviado a aba de "Conferência" do usuário que estiver cadastrado nas configurações da aba de "Cobrança".
Como emitir os boletos pela integração sem recorrência no agendamento?
Após a configuração da integração das cobranças com o Nibo Obrigações, o usuário poderá emitir o boleto e encaminhá-lo ao Nibo Obrigações.
Para isso basta seguir os passos abaixo:
Acessar o agendamento desejado.
Clicar na aba de "Cobrança".
Escolher o perfil de cobrança que deseja utilizar, escolher a opção "Protocolar boleto no Nibo Obrigações", definir um vencimento para a cobrança e clicar em "Cobrar".
Como gerar cobranças automatizadas utilizando a integração com o Nibo Obrigações ?
Após integrar as cobranças com o Nibo Obrigações, o usuário poderá criar um novo agendamento com cobrança automatizada para ser geradas e definir se deseja que ele seja recorrente ou não.
É importante destacar que ao criar a automatização da geração da cobrança, o usuário também deverá definir por onde a cobrança será enviada, se será enviada para o Nibo Obrigações ou diretamente para o cliente seguindo a régua de comunicação da Gestão Financeira.
Para criar o agendamento recorrente com automação de cobranças, basta seguir os passos abaixo:
Acessar a aba de "Recebimentos", clicar em "Agendar".
2.Escolher a opção "Recorrência" e de finir as regras de repetição.
3.Para automatizar a geração da cobrança, clique em "Automatizar cobrança", escolha o perfil de cobrança que deseja utilizar e defina quando e por onde deseja enviar este boleto
4.Depois, basta clicar em “Agendar”.
Como cancelar cobranças na Gestão Financeira e no Nibo Obrigações?
Para saber o passo a passo de como cancelar uma cobrança em andamento através da Gestão Financeira, veja o tópico “Como cancelar uma cobrança em andamento” neste artigo.
Importante:
Ao cancelar a cobrança no Nibo Gestão Financeira:
Caso o boleto ainda esteja na tela de "Conferência" do Painel do Contador, o mesmo será excluído nesta tela.
Caso o boleto já tenha sido protocolado, este protocolo será cancelado também, e nos detalhes será apresentado o motivo do cancelamento.
Ao cancelar o protocolo do boleto através do Nibo Obrigações, o mesmo também será cancelado na Gestão Financeira. Ao excluir o boleto na tela de "Conferência", ele também será cancelado no Nibo Gestão Financeira.
Protocolo cancelado automaticamente pelo sistema depois da cobrança ser cancelada na Gestão Financeira:
Cobrança cancelada automaticamente pelo sistema depois do protocolo ser cancelado no Nibo Obrigações: