Passar para o conteúdo principal

Como conciliar transações do tipo SISPAG

Atualizado ontem

O SISPAG (Sistema de Pagamentos) é um serviço do Itaú que centraliza a gestão de pagamentos das empresas. Em alguns casos, as transações podem aparecer no extrato de forma consolidada (um único lançamento) ou detalhada (cada pagamento listado separadamente).

Neste artigo, você aprenderá como conciliar esse tipo de transação de acordo com a forma de conexão da sua conta ou do tipo de importação utilizada.

Conta conectada via Open Finance

Quando a conta está conectada pelo Open Finance, as transações SISPAG já são importadas de forma detalhada. Ou seja, cada lançamento corresponde ao valor individual de cada pagamento.

Nesse caso, basta identificar a qual agendamento cada transação está vinculada e escolher uma das formas de conciliação disponíveis:

  • Sugestão

  • Nova transação

  • Buscar/Criar vários

Conta conectada via conexão direta

Quando a conta está conectada por conexão direta, as transações SISPAG serão importadas inicialmente de forma consolidada em um único lançamento.

Se for necessário visualizar os lançamentos detalhados, é preciso habilitar essa configuração diretamente no internet banking do Itaú. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesse o internet banking Itaú.

  2. Clique em Contas a pagar.

  3. No menu Manutenção, selecione Alteração de Serviços.

  4. Na tela exibida, altere a configuração em Lançamento no extrato para Detalhado (individual).

Após habilitar essa opção:

  • As transações ainda serão importadas primeiramente de forma consolidada.

  • Mas no dia seguinte, passarão a ser importadas também de forma detalhada.

  • Se você realizar a conciliação com as transações consolidadas, elas permanecerão no extrato. Porém, se ainda estiverem pendentes, serão substituídas automaticamente assim que as transações detalhadas forem importadas.

Importação manual de extrato

Quando a importação é feita de forma manual (via OFX, planilha ou PDF), as transações serão carregadas exatamente como constam no documento fornecido pelo banco.

Caso venham de forma consolidada e você precise conciliar separadamente, será necessário habilitar a visão detalhada no internet banking (conforme explicado no passo anterior). Assim, os lançamentos detalhados passarão a ser refletidos no extrato e também no sistema após importação manual.

Respondeu à sua pergunta?