Como habilitar a ferramenta para clientes?
Acesse o Nibo Contador e certifique-se de que o sistema contábil está devidamente configurado.
Para validar essa informação, acesse o menu Configurações > Escritório.
No menu lateral esquerdo, selecione Clientes.
Localize o cliente desejado e verifique se o cadastro está correto e se o código está de acordo com o sistema contábil.
Clique nos três pontos e selecione Gerenciar Licenças.
Na tela de licenças, habilite a opção Conciliador Open Finance, marque o campo de ciência sobre o ajuste e salve as alterações.
Importante: O Conciliador Open Finance não pode ser alocado em empresas que já utilizam Gestão Financeira, Controle de Caixa ou Importador Universal.
Acesse o menu Automação Contábil para consultar todas as empresas com licenças habilitadas e verificar se já existem contas conectadas.
Para enviar um convite de conexão via Open Finance, selecione Solicitar conexão e escolha os usuários que deverão receber o convite.
Um e-mail será enviado automaticamente com as instruções e avisos de segurança para o contato selecionado.
Escolha o modo de trabalho
O Conciliador Open Finance oferece dois formatos de operação: Modo Contábil e Modo Financeiro.
Modo Contábil
Indicado para equipes contábeis que buscam produtividade e automatização do lançamento de extratos bancários, com rápida implementação.
Exporte o plano de contas do sistema contábil e importe no Nibo.
Realize lançamentos de extratos com débito e crédito.
Centralize todo o processo no Nibo Contador.
Restrinja lançamentos apenas ao time contábil.
Gerencie e personalize regras de contabilização.
Automatize a escrituração de extratos com lançamentos automáticos.
Para configurar este modo, acesse o artigo: Como usar o modo contábil.
Modo Financeiro
Indicado para quem busca otimizar o lançamento de extratos e disponibilizar informações gerenciais aos clientes.
Configure o de-para das categorias com as contas contábeis.
Realize lançamentos de extratos informando entidade e categorias financeiras.
Faça conciliações pelo Nibo Empresa.
Permita que o cliente realize as conciliações.
Visualize relatórios gerenciais no portal do cliente.
Para configurar este modo, acesse o artigo: Como usar o modo financeiro.
Como configurar o modo de trabalho
Acesse a aba Automação Contábil e clique sobre o nome da empresa.
No menu superior, selecione Configurações.
Em seguida, clique em Configurações Avançadas.
A configuração do modo de trabalho é feita por empresa, permitindo definir modos diferentes para cada uma.
Escolha o modo de acordo com as necessidades da contabilidade e da empresa.
Marque a opção desejada e clique em Salvar.
Em seguida, siga os próximos passos de configuração conforme o modo selecionado (Contábil ou Financeiro).
