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Conheça o Nibo Conciliador Open Finance

Saiba como habilitar e configurar a ferramenta Nibo Conciliador Open Finance para clientes

Atualizado essa semana

Como habilitar a ferramenta para clientes?

  1. Acesse o Nibo Contador e certifique-se de que o sistema contábil está devidamente configurado.
    Para validar essa informação, acesse o menu Configurações > Escritório.



  2. No menu lateral esquerdo, selecione Clientes.


  3. Localize o cliente desejado e verifique se o cadastro está correto e se o código está de acordo com o sistema contábil.
    Clique nos três pontos e selecione Gerenciar Licenças.


  4. Na tela de licenças, habilite a opção Conciliador Open Finance, marque o campo de ciência sobre o ajuste e salve as alterações.



    Importante: O Conciliador Open Finance não pode ser alocado em empresas que já utilizam Gestão Financeira, Controle de Caixa ou Importador Universal.

  5. Acesse o menu Automação Contábil para consultar todas as empresas com licenças habilitadas e verificar se já existem contas conectadas.
    Para enviar um convite de conexão via Open Finance, selecione Solicitar conexão e escolha os usuários que deverão receber o convite.


    Um e-mail será enviado automaticamente com as instruções e avisos de segurança para o contato selecionado.


Escolha o modo de trabalho

O Conciliador Open Finance oferece dois formatos de operação: Modo Contábil e Modo Financeiro.

Modo Contábil

Indicado para equipes contábeis que buscam produtividade e automatização do lançamento de extratos bancários, com rápida implementação.

  • Exporte o plano de contas do sistema contábil e importe no Nibo.

  • Realize lançamentos de extratos com débito e crédito.

  • Centralize todo o processo no Nibo Contador.

  • Restrinja lançamentos apenas ao time contábil.

  • Gerencie e personalize regras de contabilização.

  • Automatize a escrituração de extratos com lançamentos automáticos.

Para configurar este modo, acesse o artigo: Como usar o modo contábil.

Modo Financeiro

Indicado para quem busca otimizar o lançamento de extratos e disponibilizar informações gerenciais aos clientes.

  • Configure o de-para das categorias com as contas contábeis.

  • Realize lançamentos de extratos informando entidade e categorias financeiras.

  • Faça conciliações pelo Nibo Empresa.

  • Permita que o cliente realize as conciliações.

  • Visualize relatórios gerenciais no portal do cliente.

Para configurar este modo, acesse o artigo: Como usar o modo financeiro.



Como configurar o modo de trabalho

  1. Acesse a aba Automação Contábil e clique sobre o nome da empresa.

  2. No menu superior, selecione Configurações.

  3. Em seguida, clique em Configurações Avançadas.

A configuração do modo de trabalho é feita por empresa, permitindo definir modos diferentes para cada uma.


Escolha o modo de acordo com as necessidades da contabilidade e da empresa.

Marque a opção desejada e clique em Salvar.


Em seguida, siga os próximos passos de configuração conforme o modo selecionado (Contábil ou Financeiro).

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