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Saiba tudo sobre o Nibo Conciliador Open Finance
Saiba tudo sobre o Nibo Conciliador Open Finance

Veja como habilitar e configurar esta ferramenta para seu cliente.

Atualizado há mais de um mês

Como habilitar a ferramenta para o seu cliente?

1) Acesse o Nibo Contador e primeiro, certifique-se de que o sistema contábil esteja devidamente configurado. Para validar essa informação acesse o menu Configurações > Escritório.

2) No menu lateral esquerdo, selecione a opção “Clientes”:

3) Após localizar o cliente desejado, certifique-se que ele foi cadastrado corretamente e está com o código de acordo com o seu sistema contábil.

Clique nos três pontos e selecione a opção “Gerenciar Licenças”:

4) Já com as ferramentas disponíveis na tela, você deverá habilitar a opção “Conciliador Open Finance”, marcar o campo de ciência sobre o ajuste e salvar as alterações:

Importante: O Conciliador Open Finance não poderá ser alocado em empresas que já possuem Gestão Financeira, Controle de Caixa ou Importador Universal.

5) Acesso menu Automação Contábil na lateral esquerda da tela para consultar todas as empresas que possuem licenças habilitadas e se já existem contas conectadas para cada empresa. Você também pode enviar um convite para que seu cliente realize a conexão de contas via Open Finance. Basta selecionar a opção “Solicitar conexão” e escolher quais usuários deverão receber o convite.

Um e-mail será enviado automaticamente com todas as informações necessárias e avisos de segurança para o contato escolhido:

Como conectar contas bancárias via Open Finance?

O usuário deverá estar logado no site do Nibo Empresa e, abrir a empresa de Conciliador Open Finance em que deseja criar esta integração e automatização. Para realizar a automatização de suas contas bancárias, basta seguir os seguintes passos:

1) De sua tela de "Início", clique em "Conectar contas".

2) Na opção "Conectada", clique em "Conectar".

3) Escolha o tipo de conta que deseja conectar e o banco e clique em continuar.

Importante:

4) Selecione o tipo de conta bancária que deseja automatizar (Pessoa jurídica ou física), a instituição bancária e clique em "continuar".

5) Outro modal abrirá. Basta clicar em "Continuar" novamente.

6) Para todas as instituições, com exceção de Inter e Cora, insira as informações da credencial de um usuário Master ou Administrador e clique em "Conectar".

7) Ao clicar em Conectar, você será redirecionado para o fluxo de consentimento de compartilhamento de dados Open Finance do seu banco através de um pop-up. Siga o fluxo conforme as instruções.

Importante: Caso a instituição escolhida seja Inter ou Cora, basta inserir as informações necessárias e seguir as instruções retornadas no modal e clicar em "Continuar".

8) Você será redirecionado novamente para o Nibo. O modal aberto coletará as contas compartilhadas e suas transações bancárias. Aguarde o carregamento finalizar.

9) Após a finalização da coleta de transações bancárias, vamos listar todas as contas que você compartilhou conosco. Informe o que deseja fazer com cada uma delas:

  1. Adicionar conta: Você criará uma nova conta no Nibo

  2. Não adicionar conta no Nibo: Não não realizaremos a conexão dessa conta

  3. Adicionar a uma conta existente no Nibo: Nós realizaremos a conexão da conta encontrada a uma conta já existente na sua base. Basta selecioná-la pelo nome.

Após terminar, clique em "Continuar".

10) Na próxima tela, clique no ícone de calendário para selecionar a partir de qual data deseja que suas transações sejam importadas. O limite é de até 12 meses.

Além disso, inclua o saldo no final do dia anterior à data que escolheu no calendário. Por exemplo, se escolheu o dia de hoje, terá de incluir o saldo final no dia de ontem. Após isso, basta clicar em "Continuar".

Pronto! Sua conta bancária já está conectada!

Atenção: Só é possível realizar o processo de consentimento 4 vezes por mês para cada credencial e instituição financeira.

Informações importantes sobre o acesso aos dados:

O acesso às contas automatizadas é somente de leitura e nenhuma operação poderá ser executada. A conexão é segura e seus dados ficam cifrados o tempo todo para proteger sua segurança e privacidade.

Tanto a operadora como o Nibo nunca terão acesso às suas credenciais. Só ficarão disponíveis informações como dados financeiros ou fiscais.

Como conciliar extratos de forma simplificada?

O usuário deverá estar logado no site do Nibo Empresa, abrir a empresa em que deseja realizar a conciliação inteligente e verificar se já existem contas conectadas e transações disponíveis para conciliação, ir para a tela de “Contas e Extratos” e em seguida, clicar em “Conciliar extrato”:

A tela de Conciliação é dividida em duas colunas. Na coluna Movimentações importadas (esquerda) você visualiza os lançamentos de sua conta bancária. Na coluna Extrato Nibo (direita) você visualiza os lançamentos no Nibo.

Extrato Nibo

O primeiro campo é destinado a identificação da transação como um Pagamento, Recebimento ou uma Transferência, sendo essa apenas entre contas de mesma titularidade.

Na sequência, você deverá preencher o nome do Fornecedor/Cliente a quem se destina a transação e em seguida a Descrição, onde é possível editar o título do lançamento. Na sequência, você deve informar a Categoria, que você pode selecionar entre as previamente cadastradas ou criar uma nova, no ato da conciliação. Você também pode importar uma lista de categorias. Para saber, vá para o artigo de “Importação de categorias”.

Uma boa prática é utilizar as categorias definidas no plano de contas inicial. Ao clicar em “OK” a conciliação será confirmada. Com a funcionalidade “palpite” ativada, os próximos lançamentos, que tiverem a mesma descrição, sofrerão uma automação nos campos de conciliação.

Acelerando a conciliação

Caso o usuário confirme a conciliação duas vezes e existam quatro ou mais lançamentos com o mesmo título, o foguete do Nibo aparecerá perguntando se o usuário deseja conciliar todos estes da mesma forma.

Todos os lançamentos dos extratos que foram conciliados podem ser visualizados na tela: Empresas > Contas e Extratos.

Posteriormente, no final da tela, todos os pagamentos e recebimentos que foram conciliados ou que foram dados baixa estarão registrados. Os que foram conciliados são diferenciados por um ícone azul.

Como configurar plano de contas?

Para parametrizar o plano de contas, acesse:

Automação contábil > empresa desejada > Configurações > Plano de contas.

E comece a configurar os códigos das contas bancárias e das categorias de acordo com seu sistema contábil.

Além disso, cada categoria deve ser aplicada como conta analítica ou conta sintética.

  • As contas analíticas representam os elementos patrimoniais com mais detalhamento, onde cada fornecedor, funcionário, sócio ou cliente tem um código contábil específico discriminado.

  • Em contrapartida as contas sintéticas são o agrupamento de várias contas analíticas, e neste cenário basta que o cliente não acione o botão e imputar a conta em suas categorias.

⚠ ️ Importante: O sistema salva automaticamente as informações do plano de contas após o preenchimento, e o preenchimento de todos os campos "contas a receber" ou "contas a pagar" com os códigos contábeis correspondentes, é essencial para a posterior exportação correta do arquivo contábil.

Tipos de provisionamentos do plano de contas

Na configuração do plano de contas você possui três opções de provisionamento:

  1. Baixa da provisão: Será feito um lançamento baixando uma provisão previamente contabilizada por outro sistema com apenas uma contrapartida.

  2. Provisão e baixa da provisão: Serão feitos automaticamente dois lançamentos: uma provisão e baixa de provisão ao mesmo tempo.

  3. Lançamento não provisionado: É um lançamento que não chega a virar contas a pagar ou contas a receber.

Ele geralmente é um crédito no banco e débito em despesa.

Ex.:Tarifa de banco, pequenas despesas etc.

Se você já fez a provisão no seu sistema contábil, você pode gerar este lançamento no Nibo só para fazer a baixa no seu sistema contábil.

Se o lançamento ainda não foi provisionado e ele só tem um débito e um crédito, você faz como não provisionado

Se não foi feito nenhum lançamento no sistema contábil, o lançamento seria com provisão e baixa.

Como importar uma lista de categorias?

O usuário deverá estar logado no site do Nibo Empresa, abrir a empresa em que deseja realizar, e acessar Mais opções > Configurações no menu lateral esquerdo

Na aba Categorias, clique em "+ Adicionar" e escolha a opção "Importar planilha".

Caso queira construir a própria lista de categorias para importar na empresa ao invés de exportar uma listagem de categorias de alguma empresa já existente no Nibo, clique em “Planilha de exemplo”. Preencha a planilha mantendo o cabeçalho original.

Escolha entre "Acrescentar as novas categorias":

  • Categorias existentes na empresa não serão excluídas.

  • Novas categorias serão acrescentadas na empresa.

  • A categoria não será criada se já houver uma categoria na empresa com mesmo nome, tipo e vinculada ao mesmo subgrupo e grupo da categoria da planilha.

Ou escolha "Substituir as categorias existentes":

  • Categorias existentes na empresa serão excluídas.

  • Caso o rateio esteja habilitado, as categorias específicas do Rateio como Juros, Multa, Desconto e Impostos não serão excluídas.

  • Categorias novas não serão criadas se possuírem o mesmo nome, tipo e vinculada ao mesmo subgrupo e grupo da categoria do Rateio que permaneceu na empresa.

Com a planilha salva no seu computador, clique em Adicionar planilha.

Após o carregamento da planilha para dentro do sistema, clique em Salvar.

Quando a importação das categorias for concluída você receberá uma notificação na central de notificações.

Observações importantes:

  • Verifique se o cabeçalho da planilha não foi alterado. Mantenha os títulos originais de cada coluna.

  • Todas as linhas da planilha devem possuir a coluna de “Grupo” preenchida com umas das opções possíveis: “RECEITAS OPERACIONAIS”, “CUSTOS OPERACIONAIS”, “DESPESAS OPERACIONAIS E OUTRAS RECEITAS”, “ATIVIDADES DE INVESTIMENTO” ou “ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO”.

  • Caso deseje indicar múltiplas categorias vinculadas a um subgrupo, este subgrupo deverá se repetir para cada linha de categoria na planilha importada.

  • Toda linha que possuir a coluna de categoria preenchida deverá ter a coluna de “Tipo” correspondente desta categoria preenchida, podendo ser “Entrada” ou “Saída”.

  • O sistema nunca irá criar na empresa, a partir de uma importação, uma categoria que possuir um mesmo nome, Tipo e que esteja atrelada a um mesmo subgrupo e grupo de uma categoria já existente na empresa.

  • Caso o nome do “Grupo” ou nome do “Tipo” não esteja escrito corretamente, o sistema irá retornar um erro no processamento do arquivo importado na central de notificações indicando a linha do erro no arquivo

Como gerar o arquivo contábil?

No Painel do Contador, acesse o menu “Automação Contábil”, clique sobre a empresa desejada, acesse a aba de “Exportação” e escolha as contas e períodos desejados. Na aba de Exportação escolha as contas bancárias e período que deseja exportar o arquivo contábil e após isso clique em "Próximo passo".

Na tela de geração do arquivo, você poderá filtrar no campo “Lotes’” se deseja exibir lotes com ou sem pendência. Para finalizar clique em “Gerar arquivo”.

Um ponto importante a ser frisado é que seria possível preencher as informações de lotes com pendência, porém estas informações não ficam salvas automaticamente, então elas ficam disponíveis apenas para aquela exportação que você está realizando no momento.

Os lotes da exportação contábil vão refletir a movimentação financeira da empresa, e o arquivo contábil segue esta estrutura:

“Histórico = rec/pag + identificador da baixa + descrição + detalhamento + nome do contato”.

Para finalizar clique em "Gerar arquivo".

E por último basta importar este arquivo no seu sistema contábil!

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