Passar para o conteúdo principal

Como corrigir o erro: Código 002 — Erro assinatura do RPS" em São Paulo/SP

Ao tentar emitir uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no município de São Paulo/SP, a sua empresa pode se deparar com a seguinte mensagem de erro:

  • Código: 002 — Descrição: Erro assinatura do RPS com tamanho inválido "90", esperado "86"

O que isso significa?

Para garantir a segurança, a prefeitura exige que os dados principais da nota gerem uma assinatura digital (um código Hash em padrão SHA1). A regra do sistema municipal é rígida: essa linha de texto precisa ter exatamente 86 caracteres.

O erro acontece quando o arquivo é gerado com caracteres a mais ou a menos (por exemplo, 90 caracteres em vez de 86).


Como resolver o problema?

1) Verifique a Inscrição Municipal (Causa mais comum):

Na maioria das vezes, o erro é apenas um detalhe na digitação você vai acessar as configurações e procurar pela opção de NFS-e, ao acessar no canto superior vai abrir em Dados da empresa agora só validar a Inscrição Municipal.

2) Revise a assinatura digital com o suporte técnico:

Se o cadastro da empresa estiver correto e contiver apenas números, o problema está na forma como o sistema está montando o arquivo.

Nesse caso, será necessário pedir para a equipe de desenvolvimento auditar a string de assinatura.

Após fazer os ajustes, basta processar novamente as notas pendentes ou rejeitadas da competência atual.

Caso as instruções não solucionem o problema, acione o time de Atendimento pelo chat ou pelo e-mail contato@nibo.com.br =)

Respondeu à sua pergunta?