Todas as coleções
Nibo Gestão Financeira
Relatórios
Quais são os relatórios do Nibo Gestão Financeira?
Quais são os relatórios do Nibo Gestão Financeira?

Saiba quais são os “Relatórios Gerenciais” do Nibo Gestão Financeira e veja como eles podem ajudar no seu dia a dia

Atualizado há mais de uma semana

Os Relatórios Gerenciais irão ajudar a analisar os resultados financeiros e acompanhar de perto a saúde da sua empresa. Através dos gráficos você conseguirá visualizar suas receitas e resultados operacionais. Siga as instruções a seguir e comece a usar.


Como funciona a tela de relatórios?

Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:


Como usar os relatórios gerenciais?

Para acessar a tela, clique no menu "Relatório", em seguida em “Painel de acompanhamento”. Este é o principal painel e tem o objetivo de dar uma visão mais clara e ampla dos resultados financeiros da empresa.

Consideramos ter 5 grupos principais ao classificar suas entradas e saídas. No Nibo, chamamos essas classificações de Categorias, são elas: Receitas e Custos operacionais, Despesas operacionais, Atividades de investimento e Atividades de financiamento.

O resultado operacional é algo muito importante de acompanhar, porque ele vai dizer se a sua empresa está dando dinheiro ou não. Já a atividade de investimento irá mostrar se você está comprando ou não ativos fixos para a sua empresa.

A atividade de investimento irá mostrar se você está comprando ou não ativos fixos para a sua empresa.

Na atividade de financiamento você consegue identificar para onde foi o caixa que sua empresa gerou, caso o resultado tenha sido positivo.

Se sua empresa estiver em déficit operacional, será possível identificar como você tem financiado o seu negócio, se é usando dívida com recursos dos sócios, por exemplo.

Ao seguir essa estrutura você consegue analisar os resultados da sua empresa em qualquer momento, separando de forma muito clara o que é resultado operacional do que não é operacional. Misturar esses dois conceitos é um dos principais erros que gestores pouco experientes cometem.

No balanço resumido, você poderá ver como evoluiu o caixa, as contas a receber, as contas a receber vencidas, as contas a pagar e as contas a pagar vencidas, mês a mês.

Nos indicadores-chave, você poderá incluir indicadores importantes a serem acompanhados na sua empresa. É só editar e criar como quiser. Isso irá facilitar que todas as informações financeiras estejam em um só lugar.

Nos gráficos “Receita Operacional” e “Resultado Operacional” você pode acompanhar de forma mais visual as receitas e resultados mês a mês.

Note que o “Relatório operacional” é clicável, ou seja, você poderá ver detalhes dos agendamentos que compõem este número. Esta ação irá direcionar para os outros relatórios que temos de contas a pagar, a receber, pagas e recebidas.

Além do Painel de acompanhamento temos também os relatórios de "Contas a pagar", "Contas pagas", "Contas a receber" e "Contas recebidas", onde você terá acesso a todas as informações referentes aos agendamentos, podendo filtrar de diversas formas, exportar em excel ou imprimir e salvar em pdf.

Para acessá-los basta ir em "Relatórios" no menu lateral e posteriormente escolher a aba desejada entre as opções "Contas a pagar", "Contas pagas", "Contas a receber" e "Contas recebidas".

Relatórios → Contas a pagar/ Contas pagas/ Contas a receber/ Contas recebidas

Caso deseje exportá-los basta clicar no ícone de nuvem no canto superior direito da tela

Relatórios → aba desejada → Nuvem de download.

E caso deseje imprimir e salvar em PDF basta clicar no ícone de impressora

Relatórios → aba desejada → Impressora.


Quais são as opções de filtros?

No Painel de acompanhamento é possível filtrar por ano, fluxo de caixa ou competência, e também é possível personalizar a visualização pelos seguintes filtros de visão: "Realizado", "Realizado x Agendado" ou "Realizado x Orçado".

  • Realizado - Tudo o que foi pago e recebido.

  • Realizado x Agendado - Agendamentos de recebimentos e pagamentos x agendamentos com baixa.

  • Realizado x Orçado - O que estava previsto para acontecer segundo o planejamento orçamentário x o que de fato aconteceu.

Também é possível usar o filtro por "Centro de custo", que permite escolher um ou múltiplos centros de custo para serem exibidos. Através dele você consegue saber o resultado de um projeto específico da sua empresa, de uma obra ou de uma área, e é uma funcionalidade bem flexível que traz um nível de detalhe a mais para sua análise.

Já nos relatórios de "Contas a pagar", "Contas pagas", "Contas a receber" e "Contas recebidas" temos as opções de filtros de "Período de vencimento", "Nome", "Descrição ou Referência", "Valor em aberto," "Categoria" e "Centro de custo".

E também é possível filtrar pelas colunas que serão listadas na tela, ao clicar no ícone de colunas no canto superior direito da tela.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


Respondeu à sua pergunta?