Todas as coleções
Automação Contábil
Tutoriais
Parametrização do Plano de Contas
Parametrização do Plano de Contas

Aprenda a parametrizar plano de contas no Controle de Caixa

Atualizado há mais de uma semana

Como configurar plano de contas?

Após configurar o seu sistema contábil no Nibo, para configurar o plano de contas o usuário deverá se direcionar para a aba de “Automação Contábil” localizada no menu lateral esquerdo do Painel do Contador, onde será possível visualizar todas as empresas que possuem um produto de integração contábil ativo como Gestão Financeira, Controle de Caixa ou Importador Universal.

Na nova tela o usuário conseguirá filtrar por "Todos" os clientes, por "Favoritos", ou por licença, clicando no produto da empresa entre as opções Gestão Financeira, Controle de Caixa ou Importador Universal e posteriormente selecionando o cliente desejado.

⚠️ ️Importante: Atualmente não é possível a importação do plano de contas no Nibo, sendo necessário portanto preencher manualmente cada item a ser parametrizado.

Para parametrizar o plano de contas basta clicar na empresa desejada e se direcionar para a aba de "Configurações", "Plano de contas" onde deverá configurar os códigos das contas bancárias e das categorias de acordo com seu sistema contábil.

Automação contábil → empresa desejada → Configurações → Plano de contas

Na parte de categorias, ao clicar no botão "+ Adicionar categorias" o usuário poderá escolher entre as opções "replicar categorias de outra empresa" ou "adicionar categorias de perfil pré-configurado" para auxiliar no preenchimento de categorias.

Importante frisar que para replicar categorias de outra empresa é necessário que esta empresa nova não possua lançamentos criados ainda.

Plano de contas → + Adicionar categorias

E para adicionar categorias de perfil pré-configurado é necessário criar um perfil de categoria previamente indo em "Configurações" no menu lateral esquerdo, e em "Perfis de categorias" onde deverá clicar em "+ Novo perfil".

Configurações → Perfis de categorias → + Novo perfil

Além disso, cada categoria deve ser aplicada como conta analítica ou conta sintética.

  • As contas analíticas representam os elementos patrimoniais com mais detalhamento, onde cada fornecedor, funcionário, sócio ou cliente tem um código contábil específico discriminado.

  • Em contrapartida as contas sintéticas são o agrupamento de várias contas analíticas, e neste cenário basta que o cliente não acione o botão e imputar a conta em suas categorias.

⚠️ Importante: O sistema salva automaticamente as informações do plano de contas após o preenchimento, e o preenchimento de todos os campos ‘contas a receber’ ou ‘contas a pagar’ com os códigos contábeis correspondentes, é essencial para a posterior exportação correta do arquivo contábil.


Tipos de provisionamentos do plano de contas

Na configuração do plano de contas você possui três opções de provisionamento:

  1. Baixa da provisão: Será feito um lançamento baixando uma provisão previamente contabilizada por outro sistema com apenas uma contrapartida.

  2. Provisão e baixa da provisão: Serão feitos automaticamente dois lançamentos: uma provisão e baixa de provisão ao mesmo tempo.

  3. Lançamento não provisionado: É um lançamento que não chega a virar contas a pagar ou contas a receber.

Ele geralmente é um crédito no banco e débito em despesa.

Ex.:Tarifa de banco, pequenas despesas etc.

Se você já fez a provisão no seu sistema contábil, você pode gerar esse lançamento no Nibo só para fazer a baixa no seu sistema contábil.

Se o lançamento ainda não foi provisionado e ele só tem um débito e um crédito, você faz como não provisionado

Se não foi feito nenhum lançamento no sistema contábil, o lançamento seria com provisão e baixa.


Como configurar o centro de custo?

Caso o seu sistema contábil possua centros de custos também é necessário configurar os seus códigos correspondentes indo na tela de "Automação contábil", "Configurações" e "Centros de custos".

É possível também habilitar ou não a opção "Obrigatório na exportação quando o lançamento possuir centro de custo" de acordo com sua demanda.

Automação contábil → Configurações → Centros de custos

⚠️ Importante: Há também a possibilidade de configurar os códigos de terceiros caso este seja um tópico utilizado no seu sistema contábil.

Para isso basta ir nesta mesma tela de "Configurações", "Plano de contas" e em "Código de terceiros" preencher como desejar. E você pode habilitar ou não a opção "Usar código de terceiros" de acordo com a necessidade do seu escritório.

Automação contábil → Configurações → Código de terceiros

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


Respondeu à sua pergunta?