Passar para o conteúdo principal
Como configurar a emissão de NFS-e
Atualizado há mais de 4 meses

Algumas configurações são necessárias para realizar a emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e) pelo Nibo.

IMPORTANTE: Antes de começar, é recomendado que o preenchimento das informações de configuração para emissão de NFS-e seja realizado com o auxílio do contador da empresa.

Passo 1: Início

Para iniciar o passo a passo, acesse no menu lateral e selecione:
'Mais opções' → 'Configurações'.


Passo 2: Selecionando o município

1) Na tela de 'Configurações', selecione a opção 'Emissão de NFS-e'.

2) Verifique se o município está disponível.

3) Caso o município esteja disponível, basta clicar em 'Configurar agora'.


Passo 3: Preenchendo os dados da empresa

As informações de configuração podem ser encontradas no PDF ou XML da última nota emitida. Em caso de dúvidas, consulte o contador e o suporte do emissor de notas fiscais da prefeitura.

Preencha todas as informações, e clique em 'Continuar'.

ATENÇÃO: Se sua empresa estiver enquadrada como MEI, serão disponibilizadas as opções de 'Optante pelo Simples Nacional' e de 'Emissão pelo Portal Nacional'.


Passo 4: Configurando perfis de serviço

Na etapa 'Perfis de serviço' será criada uma lista com os serviços prestados pela empresa, com todas as informações tributárias pré-configuradas.

1) Clique em 'Criar agora' ou 'Adicionar perfil de serviço'.

2) Na tela de 'Novo perfil de serviço', preencha o 'Nome do perfil de serviço' e o 'Código municipal do serviço'.

3) Não seção 'Cálculo automático de impostos' informe as alíquotas dos impostos federais e do ISS, e indique se os impostos são retidos.

Quando for sinalizada a retenção, as alíquotas informadas serão utilizadas para realizar o cálculo automático dos impostos.

Os valores calculados automaticamente serão devidamente informados na nota fiscal emitida e também ficarão registrados no agendamento, garantindo o controle financeiro.

4) Nos campos 'Discriminação do serviço' e 'Informações complementares', é possível criar um padrão de texto que será sugerido no momento da emissão da nota fiscal, tirando a necessidade de digitar a mesma a cada nota com o mesmo perfil.

O sistema aplicará automaticamente o texto de tributação aproximada à 'Discriminação do serviço', que poderá ser conferido na 'Prévia da discriminação do serviço'.

5) O valor da alíquota de 'Impostos federais' deve ser informado manualmente, seguindo a tabela do IBPT. O valor de alíquota municipal será o valor informado para ISS.

6) Após preencher o perfil de serviço e conferir os dados, clique em 'Salvar'.


Passo 5: Configurando categorias que compõem o valor

O que são as categorias que compõem o valor da NFS-e?

As notas fiscais emitidas via Nibo são atreladas a um agendamento de recebimento. O agendamento pode ser composto por uma ou mais categorias e é necessário informar quais dessas categorias devem ser consideradas para o valor da nota fiscal.

IMPORTANTE: O valor total do recebimento será composto pelo valor do serviço prestado (que constará na nota) somado ao valor de outras cobranças eventuais (que não constarão no valor da nota).

1) Selecione as categorias desejadas, dentre as previamente cadastradas para a empresa.

2) Clique em 'Salvar'.

IMPORTANTE: Qualquer alteração na definição das 'Categorias que compõem o valor da NFS-e', pode impactar no valor das notas fiscais que já estavam agendadas para emissão mas que ainda não foram emitidas.

3) Ao retornar para a tela com a lista de categorias, clique em 'Concluir' para finalizar a configuração.

Pronto! A configuração de NFS-e foi realizada e já é possível realizar a emissão de notas fiscais da empresa pelo Nibo.

Respondeu à sua pergunta?