Para contribuintes de Porto Alegre/RS, além de prestadores de outros municípios como Belo Horizonte/MG e Curitiba/PR, será obrigatório a mudança para o sistema Emissor Nacional de NFS-e. Neste artigo, indicaremos como realizar a configuração no Nibo para iniciar as emissões..
Credenciamento
Para emissões de Notas fiscais por integração via WebService, o Emissor Nacional dispõe de duas opções de autenticação: Certificado digital eCNPJ modelo A1 ou usuário e senha, utilizados para acessar o sistema pela opção à esquerda do site:
ATENÇÃO: Caso realize o acesso pela 3º opção (GOV.BR), você deverá cadastrar uma senha para acesso com CNPJ clicando em “Esqueci a minha senha”. O Nibo não utiliza CPF para autenticação.
Caso não possua certificado digital, você poderá clicar na opção “Fazer primeiro acesso” selecionando a opção “CNPJ”. Informando os dados da empresa, você poderá cadastrar uma senha para acesso, sem necessidade de certificado:
Configurando os dados da empresa
Com a empresa devidamente cadastrada no emissor nacional, siga o passo a passo:
No menu lateral esquerdo, clique em “Configurações” → “NFS-e”:
2. Selecione a opção “Dados da Empresa” no canto superior esquerdo e preencha os dados da empresa e o endereço:
3. Na tela “Dados para a emissão de NFS-e”, Você deverá habilitar a opção “Emitir no portal Nacional”:
4. Posteriormente, deverão preencher os campos de regime conforme a orientação da contabilidade, ou validar no PDF da última nota emitida pelo Emissor Nacional):
5. Replique os dados encontrados na NFS-e ou indicados pela contabilidade no sistema:
6. No campo “DPS”, você deverá indicar a série como “80000”, já o número deverá ser “1”:
7. Ao final da tela, você deverá preencher o CNPJ e a senha cadastrada. O CNPJ deve ser informado no campo “Usuário”, somente com os dígitos, sem pontos, traços ou barra:
8. Ao preencher os campos de usuário e senha, clique em “Continuar” no canto inferior direito:
9. Você será direcionado para a tela de “Perfis de serviço”, nela, selecione a opção “Criar agora”:
10. Para indicar o serviço corretamente, você deve validar a Lista de Serviços do emissor nacional. Há também como validar a informação no PDF da última nota emitida com o mesmo serviço:
11. Após confirmar os dados, replique no perfil de serviço. O código CNAE deverá ficar em branco, enquanto o código LC 116 deverá ser preenchido com os 4 primeiros dígitos e o Código municipal de serviço com os 6 dígitos (No PDF exemplo, “04.03.01”):
12. Em seguida, você deverá seguir com a configuração da aba “Cálculo automático de impostos”. Será fundamental a consulta à contabilidade para validar as alíquotas de cada imposto, bem como se haverá ou não retenção dos impostos:
13. Por último, você poderá parametrizar os campos “Discriminação do serviço” e “Informações complementares”. Quando configurados no Perfil de serviço, esses campos serão replicados automaticamente para os recebimentos ao selecionar o serviço:
Após finalizar a configuração do serviço, você poderá seguir normalmente com as emissões de NFS-e, basta clicar aqui: Como emitir NFS-e
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)



