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Envio de documentos pelo cliente do contador
Envio de documentos pelo cliente do contador

Aprenda a enviar os documentos pedidos pelo seu contador via Nibo Docs.

Atualizado há mais de uma semana

Através do Nibo o cliente é lembrado por e-mail de enviar documentos necessários para a contabilidade, e esses arquivos ficarão organizados e armazenados com segurança no Portal do Cliente.

Configurando os e-mails responsáveis pelos envios

O primeiro passo é o cliente acessar exatamente com o mesmo e-mail que está cadastrado e assinalado para envio pelo seu contador, pois atualmente apenas os e-mails com permissão conseguem enviar os arquivos pelo Nibo Empresa.

Essa verificação do e-mail assinalado é feita indo em Painel do Contador, aba de "Documentos recebidos", empresa desejada ao clicar no lápis de edição ao lado.

Na nova tela apresentada pelo sistema acesse a aba de "Responsáveis" e verifique se o checkbox ao lado do e-mail desejado está assinalado.

Caso o e-mail ainda não esteja assinado, basta marcar e salvá-lo.


Enviando arquivos através do Nibo Empresa

Caso seu contador já tenha ativado essa funcionalidade e o seu email para envios, basta acessar o Nibo Empresa com este mesmo endereço de e-mail e se encaminhe para a aba de "Enviar documentos".

Na nova tela selecione o mês desejado e o pedido solicitado, e clique em "+ Adicionar" para escolher em seu computador os arquivos que deseja anexar.

Após anexar você conseguirá verificá-lo ao clicar sobre o ícone de clips ao lado do documento.

E poderá excluir documentos que desejar ao clicar no ícone de lixeira ao lado de cada arquivo.

Caso não tenha envio naquele pedido no mês específico, basta clicar em "Nada a enviar" e o status ficará como concluído.

Ao adicionar tudo o que desejar neste pedido de documento específico, basta clicar em "Concluir envio".

E por último, quando concluir todos os envios do mês, em todos os pedidos basta clicar em "Concluir todos", e tudo ficará automaticamente com o status de concluído.

⚠ Atenção: Quando o envio de um mês estiver totalmente concluído ele não será mais exibido na tela para consultar os documentos ou inserir novos. Caso deseje algum documento desse período, você pode solicitar para o seu contador colocar o mês como pendente novamente para que ele reabra no seu acesso.

Um ponto importante a se atentar são os status de cada pedido. Veja o significado de cada uma das cores e status:

  • Vermelho - Nos casos em que nada tiver sido enviado no período, ele ficará vermelho como pendente.

  • Amarelo - Caso você faça um envio parcial, incluindo ao menos um arquivo naquele pedido, o status ficará amarelo.

  • Verde - Caso conclua todo o envio do pedido ele ficará verde

Além do acesso direto pelo Nibo Empresa, também será possível acessar diretamente clicando no link no e-mail de solicitação dos documentos, em "Clique aqui para enviar".


Enviando arquivos por e-mail

Neste e-mail teremos o assunto de envio de documentos e quais foram os pedidos do contador, ou seja, quais guias são necessários o envio naquele período e ao final do e-mail, o Nibo disponibiliza um endereço de e-mail personalizado para sua empresa, por onde você pode encaminhar os arquivos para serem entregues à contabilidade.

Se desejar, você pode inclusive salvar este endereço de e-mail como um contato para agilizar seu processo de envio nos próximos meses.

Para enviar documentos através deste canal, basta copiar o endereço e colocar como destinatário no e-mail, onde você poderá inserir os arquivos desejados em anexo.


Envio pelo Nibo Empresa no aplicativo

No aplicativo, acesse a aba de "A enviar" e clique no mês em questão.

Ao escolher o determinado período, clique na pasta de documentos em que deverá anexar arquivos e clique posteriormente em "Adicionar documentos".

Obs.: Em casos de não ter nada a ser enviado na pasta deste período, basta clicar em "Nada a enviar este mês".

O sistema irá te disponibilizar as opções de "Tirar foto" ou "Fazer upload" do seu celular. Ao escolher o arquivo desejado e selecioná-lo, ele será anexado à pasta deste documento.

E caso já tenha anexado ao menos um documento e não deseje enviar mais nada além, basta clicar em "Concluir envio".

Dica: Caso não esteja visualizando a página para enviar arquivos ou tenha notado a ausência de algum documento no pedido, entre em contato com o seu escritório contábil.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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