Para prestadores MEIs ou conveniados à prefeitura de Porto Alegre - RS, é comum receber essa rejeição ao configurar as emissões de Notas Fiscais de Serviço pelo Nibo. Isso ocorre quando a informação inserida no campo “Série” da DPS é indicada incorretamente.
1) Como primeiro passo, você deverá confirmar o número da DPS a ser indicado no Nibo. Para isso, você poderá utilizar o PDF da última nota fiscal emitida por integração via WebService.
O que são emissões por integração via WebService?
Trata-se de um método utilizado por empresas para automatizar o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas (NFS-e) através de integração com sistemas de gestão, como o Nibo.
Em vez de emitir a nota manualmente, o sistema da empresa se comunica com os servidores da Prefeitura ou do Portal Nacional, enviando os dados da nota em formato eletrônico.
As emissões feitas manualmente pela prefeitura não ocorrem via WebService, logo não utilizam RPS/DPS.
Obs: Caso seja sua primeira emissão de NFS-e via WebService, basta preencher o campo de número da DPS como “1”.
2) Com os dados em mãos, você deve atualizar as informações no Nibo, acessando “Mais Opções” ➡ “Emissão de NFS-e” ➡ “Dados da empresa”.
3) Ao final da tela, clique em “Redefinir Dados de RPS”.
4) Por fim, basta atualizar os dados de DPS. O Campo de série da DPS deve ser preenchido como 80000, enquanto o campo de número será preenchido como 1 caso seja a primeira emissão por integração via WebService. Caso já tenha emitido notas fiscais por algum outro sistema, deverá ser informado o número de DPS seguinte em comparação à última nota emitida.
Ao concluir o processo, basta salvar as alterações e tentar emitir novamente.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)