Habilitando a ferramenta para o seu cliente
1) Acesse o Nibo Obrigações.
2) No menu lateral esquerdo, selecione a opção “Clientes”:
3) Após localizar o cliente desejado, clique nos três pontos e selecione a opção “Gerenciar Licenças”:
4) Já com as ferramentas disponíveis na tela, você deverá habilitar a opção “Emissor de NFS-e”, marcar o campo de ciência sobre o ajuste e salvar as alterações:
Configurando os dados da empresa para emissão de Notas Fiscais
1) Com a ferramenta já habilitada para o cliente, você deverá acessar a empresa para seguir com a configuração. Para isso, ainda na tela de clientes do Nibo Obrigações, você deverá selecionar a opção “Ir para o Nibo empresa”:
2) Já na tela do Nibo empresa, você deverá selecionar “Mais opções” no menu lateral esquerdo:
3) Em seguida, clique em “Emissão de NFS-e”:
4) A primeira informação a ser indicada é o Estado e o município do emissor, feito o preenchimento basta clicar em “Verificar”.
5) Já na tela de “Dados da empresa”, você deverá preencher todos os campos obrigatoriamente, com exceção de complemento, email e telefone que são opcionais. Todos os dados indicados nela, serão destacados no PDF da nota fiscal.
6) Posteriormente, você deve preencher o Regime especial de tributação. Além do regime, você poderá habilitar a opção de optante ou não pelo Simples Nacional, e se a empresa realiza as emissões pelo Portal Nacional (Para MEIs e prestadores de Porto Alegre - RS):
7) Em seguida, você deve preencher os dados de RPS (Recibo Provisório de Serviço). Caso a empresa emita nota fiscal apenas pela prefeitura, basta preencher cada um dos campos como “1”:
8) Por fim, você deverá indicar os dados de autenticação ao portal da prefeitura. Dependendo do município, será necessário Importar Certificado Digital A1, ou ainda preencher o usuário e senha de acesso ao portal da prefeitura:
Cadastrando o perfil de serviço
1) No menu lateral esquerdo, você deverá clicar em “Perfis de Serviço”, em seguida, em “Adicionar Novo Perfil de Serviço”:
2) Nesta tela, a primeira informação a ser inserida é o nome do serviço prestado, além dos códigos de serviço que podem ser conferidos no XML ou PDF de uma nota fiscal com o mesmo serviço.
3) Após indicar os códigos de serviço, você deverá preencher as alíquotas de cada um dos impostos observando se há ou não retenção. Nessa tela, você também poderá sinalizar se há redução na base de cálculo dos impostos:
4) Por último, você deve indicar as informações sobre o serviço no campo de “Discriminação do serviço”, sendo de preenchimento obrigatório. Já as “Informações complementares” serão destacadas no rodapé da nota fiscal, mas o seu preenchimento é opcional.
A partir de agora, você ou seu cliente já podem começar a emitir notas através do Nibo empresa ou do aplicativo Nibo Empresa.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)