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Como exigir 2FA dos clientes do seu escritório

Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo você aprenderá a tornar o uso de segundo fator de autenticação (MFA) obrigatório para todos os clientes atendidos pelo seu escritório contábil, garantindo acesso mais seguro ao Portal e às informações compartilhadas.

Como funciona?

Ao definir a obrigatoriedade do cadastro do segundo fator de autenticação para toda a base de clientes do escritório, áreas do Portal do Cliente permanecerão bloqueadas, protegendo dados sensíveis trocados entre escritório e cliente, até que o seu cliente configure um segundo fator de autenticação.

Quais abas ficarão bloqueadas?

  • Documentos recebidos

  • Enviar documentos

  • Mensagens

Objetivos e benefícios

  • Segurança reforçada — Reduz o risco de acessos indevidos às informações contábeis do cliente.

  • Gestão centralizada — O escritório define a política uma única vez; a regra vale para todos os clientes vinculados.

  • Experiência guiada — O cliente é conduzido automaticamente ao fluxo de cadastro de MFA e retorna à tela desejada após a ativação.

Como configurar a exigência do MFA para os clientes do escritório?

  1. Acesse Configurações > Escritório.

  2. Depois acesse “Escritório e segurança”.

  3. No tópico Segurança, ative o toggle “Exigir segundo fator de autenticação de todos os clientes do escritório para acessar o Portal.” e clique em “Salvar configurações”

Importante: Somente membros do escritório com perfil de administrador conseguirão ver e alterar esse controle.

OBS: Caso o cliente do escritório, que tenha a exigência configurada, tente acessar uma das abas do Portal (Documentos recebidos, Enviar documentos, Atendimento) e não possua ainda um MFA configurado, irá visualizar esse bloqueio em tela pedindo que configure o segundo fator de autenticação.

Exigência do MFA no Portal Web:

Exigência do MFA no aplicativo:

Ao clicar em “Configurar agora” o usuário será redirecionado para iniciar a configuração do segundo fator de autenticação, tendo como primeira etapa a validação do email que está utilizando.

Após a configuração, o usuário será redirecionado de volta para a tela que estava tentando acessar inicialmente.

Regras importantes

  • Ao configurar, a obrigatoriedade vale para todos os clientes do escritório. A definição é global para o escritório: ativar ou desativar impacta todos os clientes simultaneamente.

  • Após cadastrar um MFA, o usuário não recebe mais bloqueios, mesmo em outras empresas que possuam a mesma exigência.

  • Enquanto não configurar o MFA, o cliente segue tendo acesso somente às áreas Financeiro, Caixa de Entrada e Arquivos permanentes.

  • No Aplicativo o usuário também não conseguirá visualizar as informações junto ao escritório mas continuará com acesso a aba de Resumo do Aplicativo.

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