Configurações do escritório
Atualizado há mais de uma semana

Como inserir a logo do meu escritório no Painel do Contador?

Para isto, basta estar logado no Painel do Contador e clicar em “Configurações”, localizada no menu lateral esquerdo. Em seguida, se direcione para a aba “Escritório”.

Descendo a tela será possível localizar a parte de “Logotipo”, abaixo de “Dados do Escritório”, e ao clicar em “Inserir” você poderá escolher o arquivo nas pastas do seu computador. Para finalizar o processo, clique em “Salvar configurações” no canto inferior direito ao final da página.

Configurações → Escritório → Logotipo → Inserir


Como alterar o seu e-mail de cadastro do escritório?

Ao logar no Painel do Contador se direcione a aba de “Configurações”, localizado no menu lateral esquerdo.

Ao acessar a tela, basta clicar em “Escritório” e o usuário conseguirá alterar o endereço eletrônico no campo “E-mail do escritório” localizado na aba “Dados do Escritório”. Para finalizar o processo, basta clicar no final da página em “Salvar configurações”.

Configurações → Escritório → Dados do escritório → E-mail


Como arquivar um cliente do escritório?

O usuário precisará estar logado no Painel do Contador, se direcionar para a aba de ‘Clientes’ localizada no menu lateral esquerdo, onde será possível visualizar todas as empresas criadas no seu escritório.

Para realizar o arquivamento, basta clicar nos três pontos ao lado direito de cada cliente e selecionar a opção ‘Arquivar’.

Uma nova janela aparecerá informando as funcionalidades que sofrerão alterações ao prosseguir com a inativação da empresa. São estas:

  • Todas as pendências do calendário serão excluídas

  • Não será possível protocolar documentos para esse cliente

  • Não será possível solicitar e receber documentos desse cliente

  • Os contatos perderão acesso ao Nibo Empresa

  • O faturamento passará a ser responsabilidade do cliente.

  • Ainda será possível consultar protocolos realizados

  • Ainda será possível consultar documentos já recebidos

Ao clicar em ‘Arquivar’ o processo é concluído, e esta empresa agora será direcionada a aba de ‘Arquivados’, onde será possível excluir a empresa posteriormente, se desejar.

Clientes → Ativos → Empresa desejada → Três pontos ao lado → Arquivar

Importante: Mesmo que a empresa seja arquivada será possível consultar protocolos e documentos recebidos. Apenas os usuários da equipe do escritório com permissão podem utilizar esta funcionalidade.


Como excluir um cliente do escritório?

Após o arquivamento da empresa o usuário poderá excluí-la indo no Painel do Contador, se direcionar para a aba de ‘Clientes’ localizada no menu lateral esquerdo, onde será possível visualizar todas as empresas criadas no seu escritório, e na aba ‘Arquivados’ você poderá escolher a empresa que deseja excluir. Para isso basta clicar nos três pontos ao lado direito de cada cliente e selecionar a opção ‘Excluir’.

Uma nova janela aparecerá para que você confirme se de fato deseja esta exclusão definitiva da empresa no seu escritório.

Ao clicar em ‘Sim, remover este cliente’ o processo é concluído, e esta empresa não terá mais suas informações registradas no seu Painel do Contador e o cliente perderá o acesso ao Nibo Empresa.

Clientes → Arquivados → Empresa desejada → Três pontos ao lado → Excluir


Como recuperar um cliente excluído do escritório?

Caso tenha excluído indevidamente um cliente, é possível ainda recuperá-lo indo na aba de ‘Clientes’, ‘+ Adicionar cliente’ e ‘Novo cliente’. Na nova tela que o sistema apresenta basta inserir o CNPJ ou CPF do cliente e clicar em ‘Recuperar cliente’ na mensagem ”Encontramos um cliente excluído com este CNPJ. Ao recuperar um cliente excluído, todos os protocolos, documentos enviados pelo cliente, tarefas e processos serão restaurados.”.

Clientes → + Adicionar cliente → Novo cliente → Recuperar cliente


Como desarquivar um cliente do escritório?

O usuário precisará estar logado no Painel do Contador, se direcionar para a aba de ‘Clientes’ localizada no menu lateral esquerdo, onde será possível visualizar todas as empresas criadas no seu escritório.

Para realizar o desarquivamento, basta se direcionar à tela de ‘Arquivados’ no menu lateral esquerdo, clicar nos três pontos ao lado direito do cliente desejado e selecionar a opção ‘Desarquivar’.

Uma nova janela aparecerá para que você confirme se de fato deseja esta recuperação definitiva da empresa no seu escritório, e ao clicar em ‘Desarquivar’ o processo é concluído, e esta empresa terá sua licença contabilizada e acrescentada na sua próxima fatura, e voltará a aparecer na tela de ‘Ativos’.

Clientes → Arquivados → Empresa desejada → Três pontos ao lado → Desarquivar


Como convidar e configurar permissões de acesso do membro do escritório?

Basta se direcionar para o módulo de ‘Configurações’, localizado no menu lateral esquerdo, e, posteriormente, em ‘Equipe’.

Ao clicar em ‘+ Novo usuário’ será possível realizar o processo de cadastro, informando o nome, e-mail e selecionando o perfil de acesso do colaborador em questão, se será administrador, ou se terá um acesso personalizado, de acordo com cada funcionalidade do sistema, departamentos e empresas. Para finalizar, clique em “Criar usuário” ao final da página.

Configurações → Equipe → + Novo usuário

Após esse cadastro do novo e-mail, o contato irá receber um novo e-mail com dados de acesso e boas vindas, e poderá acessar o Nibo com estas informações, ao clicar em ‘Acessar’ no e-mail recebido!

Depois do convite aceito, você poderá definir as permissões de acesso do contato durante o cadastro dele, onde escolherá os módulos e funcionalidades, departamentos e clientes que este usuário poderá ter acesso no Painel do Contador.

O primeiro passo neste caso é definir o perfil de acesso do usuário, escolhendo se ele deverá ser ‘Administrador’ ou ‘Personalizado’.

Ao escolher a primeira opção, o usuário terá acesso total na ferramenta, não sendo possível editar as permissões dele em cada tópico.

Já ao escolher o perfil ‘Personalizado’ as opções aparecerão para que você possa escolher o que habilitar para este usuário:

  • Módulos e funcionalidades - Você deverá selecionar os módulos e funcionalidades que deseja permitir o acesso, e dentre as opções temos ‘Todos os módulos e funcionalidades’ ou ‘Personalizado’. No personalizado você poderá escolher se o usuário poderá ter acesso às ‘Configurações do escritório’, aos ‘Clientes’, ‘Controle de obrigações’, ‘Documentos recebidos’, ‘Automação contábil’ e ‘Relacionamento’.

  • Na aba de ‘Configurações do escritório’ você poderá escolher se o usuário deverá:

    • Editar dados do escritório

    • Cadastrar e editar departamentos

  • Na aba de ‘Clientes’ você poderá escolher se o usuário deverá:

    • Cadastrar, editar, inativar, reativar e excluir cliente

    • Cadastrar, editar e excluir contatos

  • Na aba de ‘Controle de obrigações’ você poderá escolher se o usuário deverá:

    • Cadastrar e modificar obrigações,

    • Criar ou modificar vínculos e alterar inicio de controle

    • Realizar transferência de responsabilidade

  • Na aba de ‘Documentos recebidos’ você poderá escolher se o usuário deverá:

    • Habilitar, desabilitar e editar recebimento de documentos

    • Visualizar, anexar e alterar o status do recebimento de documentos

    • Enviar lembrete manual para clientes

  • Na aba de ‘Automação contábil’ você poderá escolher se o usuário deverá:

    • Gerar arquivo de integração

    • Conciliar extrato

    • Editar plano de contas

    • Visualizar relatórios financeiros

  • Na aba de ‘Relacionamento’ você poderá escolher se o usuário deverá:

    • Realizar comunicados

    • Criar e atualizar atendimentos

    • Enviar mensagens

  • Departamentos - Você deverá selecionar os departamentos que deseja permitir o acesso, e dentre as opções temos ‘Todos os módulos e funcionalidades’ ou ‘Personalizado’. No personalizado você poderá escolher quais departamentos que o usuário poderá ter acesso, selecionando o checkbox ao lado de cada departamento.

  • Clientes - Você deverá selecionar os clientes que deseja permitir o acesso, e dentre as opções temos ‘Todos os módulos e funcionalidades’ ou ‘Personalizado’. No personalizado você poderá escolher quais clientes que o usuário poderá ter acesso, selecionando o checkbox ao lado de cada cliente.

  • Avançado - Você deverá selecionar se o usuário pode visualizar e protocolar obrigações de outros usuários. Ao habilitar a opção, o usuário poderá visualizar e concluir todas as pendências dos departamentos que ele tem acesso, inclusive aquelas que não são da sua responsabilidade.


Como editar ou excluir a permissão de acesso do membro do escritório?

Para alterar as permissões de acesso de um usuário basta ir na aba de ‘Configurações’, ‘Equipe’ e buscar pelo usuário desejado. Após isso basta clicar no lápis de edição ao lado do usuário que deseja alterar e uma nova janela irá abrir no sistema para que você possa editar as informações desejadas.

Lembrando que o campo do e-mail é a única informação que não seria possível editar neste caso.

Configurações → Equipe → Lápis de edição → Editar e salvar

E posteriormente, caso deseje excluir o e-mail antigo pode ir nesta mesma tela e clicar no ícone de lixeira ao lado do e-mail desejado.

Configurações → Equipe → Lápis de edição → Excluir

Quando este e-mail for excluído o histórico de protocolos do usuário ainda será mantido no seu Painel do Contador, porém o próprio usuário não terá acesso a mais nada na plataforma.

E as responsabilidades deste usuário ainda em andamento podem ser transferidas a outro membro da equipe do escritório.


Como cadastrar 'contatos' dos clientes?

Neste caso é necessário cadastrar cada e-mail individualmente indo no Painel do Contador na aba de ‘Clientes’, ‘Contatos’ e escolhendo a empresa desejada. Após isso, basta clicar em ‘+ Novo contato', preencher o e-mail e salvar.

Clientes → Contatos → + Novo contato

Com isso, o contato irá receber um novo e-mail com dados de acesso e boas vindas, e poderá acessar o Nibo com estas informações!


Como editar permissão de acesso de um contato do cliente?

Você poderá definir as permissões de acesso do usuário, onde escolherá os departamentos e obrigações que este usuário poderá ter acesso.

O primeiro passo neste caso é definir os departamentos que ele deverá ter acesso, e para isso basta selecionar o checkbox ao lado de cada departamento desejado.

Caso deseje também editar as obrigações que cada usuário do cliente possa receber via Nibo Obrigações é possível alterar as permissões de acesso dele a apenas uma obrigação ou mais.

Para isso, com o contato já cadastrado, podemos editar as obrigações indo em ‘Obrigações’, ‘Configurações’, ‘Lista de obrigações’. Na nova tela devemos clicar no lápis de edição ao lado da obrigação que deseja editar permissões, e em seguida habilitamos o campo 'Permissão de acesso' no fim da página e clique em ‘Salvar’.

Obrigações → Configurações → Lista de obrigações → Lápis de edição ao lado da obrigação → Permissão de acesso → Salvar

Feito isso agora vamos em ‘Clientes’, ‘Contatos’, e clicamos no lápis ao lado do contato que gostaria de alterar na empresa desejada. Na nova janela exibida você poderá selecionar os departamentos que esta pessoa deverá ter acesso, e também conseguirá selecionar dentro de cada departamento quais guias que devem ser recebidas, ao clicar na seta ao lado direito e selecionando o box de cada obrigação. Por fim basta salvar a configuração.

Clientes → contatos → empresa desejada → lápis de edição ao lado → selecionar obrigações → salve


Como passar a cobrança do Nibo Gestão Financeira para o cliente?

Para colocar a cobrança de uma empresa voltada ao seu escritório contábil basta ir no Painel do Contador, aba de ‘Clientes’, ‘Meus clientes’, buscar pela empresa desejada e clicar nos três pontos ao lado. Ao clicar na opção ‘Gerenciar licenças’ abrirá uma nova janela no sistema e em ‘Integração contábil’ você deverá clicar na seta ao lado de onde está como 'Gestão financeira' e selecione a opção ‘Contratação pelo cliente’.

Para concluir basta assinalar 'Estou ciente que alterações podem impactar os valores de minha próxima fatura.' e salvar as alterações.

Clientes → Três pontos → Gerenciar licenças → Selecionar ‘Contratação pelo cliente’

Após isso a empresa ficará com a cobrança voltada ao seu escritório e com o plano selecionado.


Como passar a cobrança do Nibo Gestão Financeira para o contador?

Para colocar a cobrança de uma empresa voltada ao seu escritório contábil basta ir no Painel do Contador, aba de ‘Clientes’, ‘Meus clientes’, buscar pela empresa desejada e clicar nos três pontos ao lado. Ao clicar na opção ‘Gerenciar licenças’ abrirá uma nova janela no sistema e em ‘Integração contábil’ você deverá clicar na seta ao lado de onde está como 'Gestão financeira' e selecione entre as opções ‘GF Plus’ ou ‘GF Premium’ como desejar.

E para concluir basta assinalar 'Estou ciente que alterações podem impactar os valores de minha próxima fatura.' e salvar as alterações.

Clientes → Três pontos → Gerenciar licenças → Selecionar entre ‘GF Plus’ ou ‘GF Premium’ → Salvar

Após isso a empresa ficará com a cobrança voltada ao seu escritório e com o plano selecionado.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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