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Configurações do escritório

Algumas configurações são necessárias para alinhar as informações do seu escritório contábil no Nibo

Atualizado há mais de 2 meses

Assista ao vídeo tutorial para verificar como realizar as configurações iniciais do seu escritório e logo abaixo veja os passos:

Como inserir a logo do meu escritório no Painel do Contador?

Para iniciar o passo a passo, acesse o menu lateral e selecione "Configurações", "Escritório".

Logo abaixo localize o campo "Logotipo" e clique em "Inserir" para escolher o arquivo desejado.

Para finalizar o processo, clique em "Salvar configurações" no final da página.


Como alterar o seu e-mail de cadastro do escritório?

Para alterar o e-mail do escritório, acesse o menu lateral e selecione "Configurações",
"Escritório".

Logo abaixo localize o campo "E-mail do escritório" e altere.

Para finalizar o processo, clique em "Salvar configurações" no final da página.


Como arquivar um cliente do escritório?

Para arquivar basta ir no menu lateral "Clientes", "Meus clientes" e em "Ativos".

Basta clicar nos três pontos ao lado direito de cada cliente e selecionar a opção "Arquivar".

Uma nova janela aparecerá informando as funcionalidades que sofrerão alterações ao prosseguir com a inativação da empresa. São estas:

  • Todas as pendências do calendário serão excluídas

  • Não será possível protocolar documentos para esse cliente

  • Não será possível solicitar e receber documentos desse cliente

  • Os contatos perderão acesso ao Nibo Empresa

  • O faturamento passará a ser responsabilidade do cliente.

  • Ainda será possível consultar protocolos realizados

  • Ainda será possível consultar documentos já recebidos

Com isso o processo é concluído, e esta empresa irá para a aba de "Arquivados", onde será possível excluí-la depois, se desejar.

⚠ Importante: Mesmo arquivada, usuários do escritório com permissão poderão consultar protocolos e documentos recebidos da empresa.


Como excluir um cliente do escritório?

Após o arquivamento da empresa o usuário poderá excluí-la indo em "Clientes" e na aba "Arquivados".

Clique nos três pontos ao lado direito do cliente desejado e selecione a opção "Excluir".

Uma nova janela aparecerá para que você confirme a exclusão, e a empresa não terá mais suas informações registradas e o cliente perderá acesso ao Nibo Empresa.


Como recuperar um cliente excluído do escritório?

Caso deseje recuperar um cliente excluído basta ir em "Clientes", "+ Adicionar cliente" e "Novo cliente".

Na nova tela insira o CNPJ/CPF do cliente que deseja e clique em "Recuperar cliente".


Como desarquivar um cliente do escritório?

Para desarquivar um cliente, basta ir na tela "Arquivados", clicar nos três pontos ao lado da empresa e selecionar a opção "Desarquivar".

Uma nova janela aparecerá para confirmar e com isso a empresa terá sua licença contabilizada e acrescentada na sua próxima fatura, e voltará a aparecer em "Ativos".


Como convidar um novo membro do escritório?

Assista ao vídeo para conferir como realizar seu convite:

Para adicionar um novo colaborador do escritório basta acessar "Configurações", ir na opção "Equipe" e clicar em "+ Novo usuário".

Preencha as informações deste novo usuário, como "nome", "e-mail", "telefone" e "perfil de acesso", e configure os módulos que ele poderá acessar.

Após o cadastro, o usuário receberá um e-mail com seus dados de acesso e boas-vindas, e poderá acessar o Painel do Contador com tais informações.


Como editar as permissões de membros da equipe do escritório?

Para definir as permissões de cada usuário do escritório, basta ir na aba de "Configurações", acessar a opção "Equipe" e clicar no ícone em formato de lápis para configurar o acesso.

Observação: O campo do e-mail é a única informação que não é possível ser editada.

O primeiro passo é definir o perfil de acesso do usuário, escolhendo entre "Administrador" ou "Personalizado".

Ao optar por "Administrador", o usuário terá acesso total à ferramenta, não sendo possível restringir seus acessos.

Mas ao optar pelo perfil "Personalizado", as opções aparecerão para que você possa escolher o que habilitar ou não para este usuário:

  • Departamentos: Você poderá optar entre "Todos os departamentos" ou "Apenas departamentos selecionados". Optando pela segunda opção, também será possível habilitar ou não o campo "Permitir acesso quando não houver departamento definido".

  • Clientes: Você poderá optar entre "Todos os clientes" ou "Apenas clientes selecionados". Optando pela segunda opção, também será possível habilitar ou não o campo "Permitir acesso quando não houver cliente identificado".

  • Módulos e funcionalidades: Você poderá optar entre "Todos os módulos e funcionalidades" ou "Apenas módulos e funcionalidades selecionados". Optando pela segunda opção, será possível habilitar: configurações do escritório, clientes, controle de obrigações, automação contábil, documentos recebidos, relacionamento e tarefas e processos.

  • Avançado: Você poderá habilitar ou não o campo "Pode visualizar e protocolar obrigações de outros usuários".

Para registrar tais alterações, basta clicar em "Salvar" ao final da página.


Como excluir a permissão de acesso do membro do escritório?

Para excluir membros da equipe do escritório, você deve ir até a aba de "Configurações" e clicar em "Equipe".

Depois, basta clicar no ícone em formato de lápis para edição, e uma nova janela será aberta. Basta clicar em "Excluir usuário" para seguir com a exclusão do mesmo.

Uma janela será exibida para transferir as responsabilidades do usuário que está sendo excluído para outros do escritório. Basta selecionar quais serão os novos responsáveis por tais atividades e clicar em "Confirmar".

Quando este usuário for excluído, o histórico de protocolos será mantido no Nibo Contador. No entanto, o mesmo não terá mais acesso à plataforma.


Como cadastrar "contatos" dos clientes?

Para cadastrar um novo contato de um cliente, basta acessar a aba de "Clientes", clicar em "Contatos" e selecionar a opção "+ Novo contato".

Após clicar em "+ Novo contato", será aberta uma janela para preenchimento das informações desse novo contato, tais como: Cliente, Nome, E-mail, WhatsApp e ‘Recebe obrigações dos seguintes departamentos’.

Após o preenchimento de todas as informações, basta clicar em "Salvar" ao final da página, e o novo contato receberá um e-mail de boas-vindas, para criação do seu acesso.


Como editar permissão de acesso de um contato do cliente?

É possível configurar as permissões de um contato escolhendo os departamentos e obrigações aos quais este usuário poderá ter acesso.

O primeiro passo, neste caso, é definir os departamentos que ele deverá ter acesso. Para isso, basta acessar a aba de "Clientes", acessar "Contatos", e em seguida, clicar no ícone em formato de lápis para edição.

E depois, selecionar o checkbox ao lado de cada departamento desejado. Para salvar as alterações, basta clicar no botão "Salvar" ao final da página.

Caso deseje também editar as obrigações que cada contato possa receber, é possível configurar o acesso a obrigações específicas.

Acessando o módulo "Obrigações", indo na aba "Configurações", mais especificamente em "Lista de obrigações", devemos clicar no lápis de edição ao lado da obrigação que desejamos configurar as permissões, habilitar o campo "Permissão de acesso" ao final da página, e ao final, clicar em "Salvar".

Após tais alterações, agora vamos na aba "Clientes", acessamos "Contatos", e clicamos no lápis ao lado do contato que gostaríamos de alterar os acessos às obrigações.

Na nova janela exibida, ao lado de cada departamento, haverá uma seta que exibirá as obrigações que possuem permissão de acesso habilitada. Basta selecionar o box de cada obrigação que você deseja dar permissão, e não selecionar o box das obrigações que deseja restringir o acesso.

Por fim, ao final da página, basta clicar em "Salvar" para registrar tais configurações.


Como passar a cobrança do Nibo Gestão Financeira para o cliente?

Para colocar a cobrança de uma Gestão Financeira voltada ao cliente, basta ir para a aba de "Clientes", e em "Meus clientes", buscar pela empresa em questão, clicar nos três pontos ao lado, e em seguida, selecionar a opção "Gerenciar licenças".

Então, será aberta uma nova janela no sistema, e em "Empresa", no campo de "Gestão Financeira", você deve clicar na seta e alterar de "GF Plus" ou "GF Premium" para "Contratação pelo cliente".

Para concluir, basta concordar com as alterações assinalando a opção "Estou ciente que alterações podem impactar os valores de minha próxima fatura" e salvar as alterações.

Após isso, a empresa ficará com a cobrança voltada ao próprio cliente.


Como passar a cobrança do Nibo Gestão Financeira para o contador?

Para colocar a cobrança de uma Gestão Financeira voltada ao escritório contábil, basta ir para a aba de "Clientes", e em "Meus clientes", buscar pela empresa em questão, clicar nos três pontos ao lado, e em seguida, selecionar a opção "Gerenciar licenças".

Então, será aberta uma nova janela no sistema, e em "Empresa", no campo de "Gestão Financeira", você deve clicar na seta ao lado e alterar de "Contratação pelo cliente" para "GF Plus" ou "GF Premium", como desejar.

Para concluir, basta assinalar a opção "Estou ciente que alterações podem impactar os valores de minha próxima fatura" e salvar as alterações.

Após isso, a empresa ficará com a cobrança voltada ao escritório contábil de acordo com o plano que foi selecionado.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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