Como configurar?
Para configurar os lembretes de cobrança via WhatsApp será necessário primeiro aceitar os termos de uso do WhatsApp.
Acesse no menu lateral aba de “Configurações”, escolha a opção “Cobrança” e depois acesse a etapa “Métodos de envio”.
No bloco “WhatsApp” clique em “Ver termos”.
Leia as informações, marque a caixinha que leu e concorda e clique em “Aceitar”.
Pronto! Você já poderá configurar no seu perfil de cobranças para que os lembretes sejam enviados via WhatsApp.
Para isso, basta criar ou editar um perfil de cobrança existente e definir o envio via WhatsApp nos lembretes em que desejar, dentro do bloco de “Comunicado”.
Depois, basta clicar em “Salvar”
Como a mensagem será enviada?
As mensagens serão enviadas sempre com um texto padrão a partir de um número oficial do Nibo.
A mensagem enviada com a cobrança segue este padrão:
“Olá, [nome do seu cliente]
Você tem um lembrete de cobrança da empresa [nome da empresa que está enviando a cobrança]
Valor: [valor da cobrança]
Data de vencimento: [vencimento da cobrança]
Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa:
Telefone: [telefone de contato do departamento financeiro da empresa]
Email: [email de contato do departamento financeiro da empresa]”
Ao clicar em “Acesse aqui” o cliente irá visualizar a cobrança no Portal de Cobrança da empresa.
Como preencher as informações de contato do financeiro da empresa e personalizar o Portal de cobrança?
No Portal de cobrança e nas notificações de cobrança enviadas via WhatsApp, são apresentadas para o seu cliente as informações de contato do financeiro da empresa.
Essas informações podem ser editadas por você a qualquer momento na etapa de “Portal de cobrança” na aba de “Configurações.”
Basta acessar Configurações > Cobrança > Portal de cobrança
Além dessas informações, você poderá definir a cor do Portal de cobrança pra escolher a que mais representa a sua empresa. Você poderá clicar em “Preview” para ver como as informações e cor são aplicadas no Portal de cobrança antes de salvar.
Depois de escolhido e preenchido, basta clicar em “Salvar”.
Como as notificações serão cobradas?
As cobranças enviadas via WhatsApp serão cobradas do responsável pelo pagamento da licença da empresa.
Sendo assim, caso seja uma empresa vinculada a um escritório BPO o próprio escritório será responsável pelo pagamento também das notificações via WhatsApp que serão cobradas juntamente com a fatura do escritório, mensalmente.
Caso seja uma empresa vinculada a um escritório contábil onde o escritório é o responsável pelo pagamento da licença desta empresa, o próprio escritório será responsável pelo pagamento também das notificações via WhatsApp que serão cobradas juntamente com a fatura do escritório, mensalmente.
Caso a própria empresa pague pela sua licença, a empresa será a responsável pelo pagamento das cobranças enviadas via WhatsApp e poderá acompanhar essas cobranças através da sua tela de Assinatura. Neste caso, a cobrança dos disparos via WhatsApp poderá estar como um item da fatura de licença ou como uma fatura separada somente dos disparos realizados.
Como posso acompanhar as notificações de cobrança via WhatsApp realizadas?
Para acessar, basta encontrar a cobrança que deseja na tela de Recebimentos > Boletos, clicar na cobrança e depois em “Ver histórico de envios”
Você poderá acompanhar a entrega de cada notificação enviada via WhatsApp de cada cobrança.
A regra dos registros para as notificações via WhatsApp é:
1 check => Cobrança enviada
2 checks => Cobrança recebida pelo número
2 checks verdes => Mensagem lida pelo cliente no WhatsApp
Atenção: Caso o seu cliente tenha desabilitado a confirmação de leitura no WhatsApp dele, não será possível essa identificação.
Perguntas frequentes:
Posso trocar o número que envia as cobranças via WhatsApp?
Não é possível a escolha do número de disparo no momento. O número sempre será um número oficial do Nibo.
Posso personalizar o texto da mensagem enviada junto com a cobrança via WhatsApp?
Não é possível personalizar as mensagens enviadas junto com a cobrança via WhatsApp no momento. A mensagem será uma mensagem padrão com informação sobre a cobrança e sobre a empresa, além do link para visualização rápida da cobrança no Portal de cobrança da empresa.