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Como configurar as notificações via WhatsApp nas cobranças

Neste artigo, você aprenderá como configurar os lembretes de cobrança via WhatsApp, personalizar a sua régua de cobrança e saber como acompanhar os lembretes enviados para garantir maior controle e reduzir a inadimplência dos seus clientes.

Atualizado há mais de 3 semanas

Como configurar?

Para configurar os lembretes de cobrança via WhatsApp será necessário primeiro aceitar os termos de uso do WhatsApp.

  1. Acesse o menu lateral Configurações > Cobrança e vá até a etapa Métodos de envio.

  2. No bloco WhatsApp, clique em Ativar.


  3. Leia as informações apresentadas, marque a confirmação de leitura e concordância com os termos de uso e clique em Aceitar.

Após a ativação, será possível configurar o envio de lembretes via WhatsApp nos perfis de cobrança.

Para isso:

  1. Crie ou edite um perfil de cobrança existente.

  2. No bloco Comunicado, selecione a opção de envio via WhatsApp nos lembretes desejados.

  3. Clique em Salvar.

Como a mensagem será enviada?

As mensagens serão enviadas sempre com um texto padrão a partir de um número oficial do Nibo.

A mensagem enviada com a cobrança segue este padrão:

Mensagem de cobrança padrão:

“Olá, [nome do cliente]

Você tem um lembrete de cobrança da empresa [nome da empresa que está enviando a cobrança].

Valor: [valor da cobrança]
Data de vencimento: [vencimento da cobrança]

Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa:
Telefone: [telefone de contato do departamento financeiro]
E-mail: [e-mail de contato do departamento financeiro]”

Ao clicar em Acesse aqui, o cliente é direcionado ao Portal de Cobrança da empresa para visualizar o boleto.

Como preencher as informações de contato e personalizar o Portal de cobrança?

As informações de telefone e e-mail do financeiro, exibidas nas mensagens e no portal, podem ser editadas a qualquer momento:

  1. Acesse Configurações > Cobrança > Portal de cobrança.

  2. Preencha ou atualize os campos de e-mail e telefone de contato.

  3. Personalize a cor do Portal de cobrança e clique em Preview para visualizar antes de salvar.

  4. Clique em Salvar para aplicar as alterações.

Como as notificações serão cobradas?

As notificações enviadas via WhatsApp são cobradas do responsável pelo pagamento da licença da empresa:

  • Empresas vinculadas a escritório BPO: o escritório é responsável pelo pagamento das notificações, cobradas junto à fatura mensal.

  • Empresas vinculadas a escritório contábil: o escritório responsável pela licença também assume o custo das notificações.

  • Empresas com licença própria: o valor dos disparos é cobrado diretamente da empresa, podendo aparecer como item na fatura principal ou em uma fatura separada apenas para os envios via WhatsApp. As informações podem ser acompanhadas na tela de Assinatura.

Como acompanhar as notificações via WhatsApp?

  1. Acesse Recebimentos > Boletos.

  2. Localize a cobrança desejada e clique em Ver histórico de envios.

Será exibido o status de cada mensagem:

  • 1 check: Cobrança enviada

  • ✅✅ 2 checks: Cobrança recebida pelo número

  • ✅✅2 checks (verdes): Mensagem lida pelo cliente

Atenção: Se o cliente tiver desativado a confirmação de leitura no WhatsApp, o status de leitura não será exibido.

Perguntas frequentes

Posso trocar o número que envia as cobranças via WhatsApp?
Não. O envio é sempre feito a partir de um número oficial do Nibo.

Posso personalizar o texto da mensagem enviada?
Não. O conteúdo da mensagem é padrão e contém as informações principais da cobrança e da empresa emissora, além do link para o Portal de Cobrança.

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