Central de cobrança

Confira como usar essa funcionalidade, agilizar o processo de cobranças dos seus clientes e ter um controle maior sobre inadimplências

Atualizado há mais de uma semana

A “Central de Cobrança” é uma funcionalidade disponível no plano Premium do Nibo Gestão Financeira. Com ela é possível cobrar todos os clientes de uma única vez.

Em alguns cliques, você pode gerar boletos e notas fiscais em lote, agrupar os recebimentos dos clientes em faturas e controlar todos os seus reembolsos.

Siga as instruções a seguir e veja como começar a usar.

Como a “Central de cobrança” funciona?

Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:

Passo a passo:

Para acessar a funcionalidade, basta clicar no menu “Recebimentos” e depois em “Central de Cobrança”.

Nesta tela serão listados todos os agendamentos de recebimento que estão em aberto no Nibo Gestão Financeira. Ao selecionar um ou mais agendamentos, será possível emitir nota fiscal em lote clicando em “Emitir nota fiscal”. Basta confirmar as informações preenchidas e clicar em “Emitir”.

Para emitir boletos em lote, basta selecionar os agendamentos que não possuam boleto em cobrança, clicar em “Cobrar”, definir a data de vencimento (que será única para todos os boletos que serão emitidos nos agendamentos selecionados), indicar quais arquivos devem ser enviado junto ao e-mail, confirmar as informações e clicar em “Emitir e enviar”.

Para realizar a baixa em lote dos agendamentos, basta selecionar os itens que deseja, clicar em “Dar baixa”, definir a conta bancária que será realizada a baixa, escolher a data de recebimento e depois clicar em “Receber”.

Na Central de cobrança também é possível criar uma fatura para unificar diferentes agendamentos de um cliente. Basta clicar em “+ Nova fatura”, definir a data de vencimento, escolher quais agendamentos irão compor a fatura gerada.

Além da fatura, também é possível gerar uma nota de débito quando um agendamento de pagamento for criado com a opção de “Tornar reembolsável” ativada.

Basta clicar em “+ Nova nota de débito”, definir um vencimento, a categoria e indicar se deseja ou não manter os valores de juros, multa e retenção de impostos.

Feito isso, indique quais agendamentos reembolsáveis serão considerados em cada cliente e clique em “Gerar notas de débito”.

Na nota de débito criada, dentro do cliente informado, será anexado um PDF indicando o detalhamento do pagamento em que foi solicitado o reembolso.

Próximos passos

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