Como Configurar Nibo WhatsApp
O que é o Nibo WhatsApp?
O Nibo WhatsApp é mais uma solução do Ecossistema Nibo para alavancar as entregas do seu escritório. Focado na comunicação, a ferramenta traz ainda mais agilidade e assertividade na troca de mensagens com o cliente. Dentre as novidades, o Nibo WhatsApp possibilita o envio do link do protocolo direto para o WhatsApp do seu cliente.
Como fazer a conexão?
Para realizar a conexão do WhatsApp à ferramenta é um caminho bem simples e intuitivo. O primeiro passo é clicar no ícone de telefone no canto superior direito, que estará presente em todas as telas do Nibo Obrigações Plus.
Em seguida, abrirá as seguintes telas:
Ao clicar em “Começar a usar”, aparecerá o QR Code, após alguns instantes. A partir dessa etapa, a conexão funciona como no método convencional:
- Abra o WhatsApp no seu celular;
- Se for Android, clique em “Mais opções”. Em caso de IOS, clique em “Configurações”;
- Toque em “Dispositivos conectados” e depois em “Conectar dispositivos”;
- Escaneie o QR Code na ferramenta para confirmar.
Pronto! WhatsApp conectado!
⚠ Importante: Para uma conexão mais fluida, é recomendável que apenas uma pessoa do escritório fique responsável pelo fluxo em casos futuros de desconexão.
Como desfazer a conexão do WhatsApp?
Para desfazer a conexão do WhatsApp, basta clicar no ícone de telefone no canto superior direito da tela, e clicar em “Desconectar”:
Na sequência, aparecerá mais um campo de validação, bastando clicar em “Confirmar”:
⚠ Importante: Ao desconectar o WhatsApp no Nibo, também desconecta
no celular, mas, não exclui do “Dispositivos Conectados”, que refere-se a dispositivos que já fizeram a conexão àquele WhatsApp em algum momento.
Como cadastrar o número de WhatsApp dos meus clientes?
Para cadastrar o número de telefone no contato do cliente, basta se direcionar para o módulo de “Clientes”, no menu lateral esquerdo e posteriormente clicar na aba de “Contatos” à direita.
Na nova tela, clique no lápis de edição ao lado direito do contato que deseja configurar, e insira o número do cliente no campo “WhatsApp”. Salvando este número atrelado ao seu cliente, os próximos chamados que este realizar via WhatsApp já serão identificados pelo sistema.
Como usar WhatsApp Nibo?
Como iniciar um atendimento via WhatsApp?
Para iniciar um novo atendimento via WhatsApp, você deve acessar o Nibo Contador, e em seguida, clicar no módulo de “Relacionamento”, “Atendimento” e por fim, clicar em “+ Novo atendimento”.
Para clientes:
Em seguida, selecione a aba “Cliente”, após, preencha os campos obrigatórios como “Cliente”, “Contato”, “Tipo de atendimento”, “Assunto” e “Responsável” para seguir para a mensagem de abertura.
Após isso, você deve selecionar o botão “Iniciar conversa via WhatsApp” e, na sequência, escrever a mensagem que será enviada ao seu cliente.
Para prospects:
Em seguida, selecione a aba “Prospect”, após, preencha os campos obrigatórios como “Prospect”, “Tipo de atendimento”, “Assunto” e “Responsável” para seguir para a mensagem de abertura.
Após isso, você deve selecionar o botão “Iniciar conversa via WhatsApp” e, na sequência, escrever a mensagem que será enviada ao seu cliente.
Como cadastrar o número de WhatsApp dos meus clientes?
Para cadastrar o número de telefone no contato do cliente, basta se direcionar para o módulo de “Clientes”, no menu lateral esquerdo e posteriormente clicar na aba de “Contatos” à direita.
Na nova tela, clique no lápis de edição ao lado direito do contato que deseja configurar, e insira o número do cliente no campo “WhatsApp”. Salvando este número atrelado ao seu cliente, os próximos chamados que este realizar via WhatsApp já serão identificados pelo sistema.
Como alterar assunto e o tipo de atendimento via WhatsApp?
Para alterar o tipo e o assunto de um atendimento específico, basta se direcionar para a aba de "Relacionamento”, localizado no menu lateral esquerdo, e localizar o atendimento que deseja. Na nova janela, clique em “Alterar” ao lado de “Informações” e edite as informações conforme desejar.
Como alterar a responsabilidade de um atendimento via WhatsApp?
Para alterar o responsável por um atendimento específico, basta se direcionar para a aba de "Relacionamento”, localizado no menu lateral esquerdo, e localizar o atendimento em que deseja. Na nova janela clique em “Alterar” ao lado de “Responsável” e edite o campo.
Como alterar a responsabilidade de um atendimento via WhatsApp?
Para alterar o responsável por um atendimento específico, basta se direcionar para a aba de "Relacionamento”, localizado no menu lateral esquerdo, e localizar o atendimento em que deseja. Na nova janela clique em “Alterar” ao lado de “Responsável” e edite o campo.
Como alterar o cliente em atendimento via WhatsApp?
Para alterar o cliente, empresa ou contato de um atendimento específico, basta se direcionar para a aba de "Relacionamento”, localizado no menu lateral esquerdo, e localizar o atendimento em que deseja. Na nova janela clique em “Alterar” ao lado de “Cliente” e edite as informações conforme sua demanda.
Como as conversas via WhatsApp são encerradas?
Conversas via WhatsApp são encerradas devido aos seguintes motivos:
Comando do responsável do atendimento: Caso o responsável por aquele chamado finalize a conversa, clicando em “Encerrar conversa via WhatsApp” ou alterando o status para “Concluído”.
Resposta do cliente via Nibo Empresa: Caso o cliente do atendimento em questão passe a interagir com o escritório pelo Nibo Empresa. Após isso, as trocas ficarão disponíveis apenas via Nibo Empresa e não mais pelo WhatsApp, e aparecerá uma mensagem do sistema e um link de redirecionamento da conversa.
Não há encerramento automático de uma conversa por inativação do cliente.
Como gravar áudios em atendimentos via WhatsApp?
Para gravar áudios em um atendimento via WhatsApp, você deve acessar o Nibo Contador e em seguida clicar em “Relacionamento”, “Atendimento” e por fim, clicar sobre o atendimento desejado.
Na nova tela, clique no ícone de microfone ao lado direito da barra de mensagem.
Assim que terminar de gravar a mensagem desejada, basta clicar no ícone de ”aviãozinho”.
E caso deseje excluir o áudio, basta clicar no ícone de lixeira ao lado.
Como anexar arquivos em atendimentos via WhatsApp?
Para inserir arquivos em um atendimento via WhatsApp, você deve acessar o Nibo Contador e em seguida clicar em “Relacionamento”, “Atendimento” e por fim, clicar sobre o atendimento desejado.
Na nova tela, clique no ícone de clips ao lado esquerdo da barra de mensagem para anexar arquivos.
⚠ Importante: Não há limitações no envio de arquivos.
Como inserir comentários internos?
Para inserir arquivos em um atendimento via WhatsApp, você deve acessar Nibo Contador e em seguida clicar em “Relacionamento”, “Atendimento” e por fim, clicar sobre o atendimento desejado.
Na nova tela, clique em “Comentário interno” e você perceberá que o sistema irá apresentar uma caixa de pesquisa na cor amarela para que você possa inserir uma mensagem que apenas os colaboradores do escritório poderão visualizar.
IA para melhorar as mensagens
O Nibo WhatsApp permite que você utilize IA como recurso para melhorar ainda mais seus atendimentos.
O Contador pode alterar o “tom de voz”, tornando a mensagem mais casual, mais séria ou mais amigável. Além disso, a IA possiblita alterar a extensão da mensagem, tornando-a mais curta ou mais longa, e, por fim, é capaz de fazer correções ortográficas.
Para isso, basta clicar na “varinha mágica” ao lado da caixa de mensagem.
⚠️ Importante: Para habilitar a IA no atendimento, é preciso que tenha algo escrito na caixa de mensagem.
Atendimento para Prospects
Com essa atualização, o contador poderá iniciar um atendimento com contatos não cadastrados nos clientes. Para isso, basta seguir o fluxo normal de abrir um novo atendimento.
Relacionamento > + Novo atendimento.
Como novidade, teremos as abas “Cliente” e “Prospect” ao clicar em “Novo atendimento”. Ao selecionar “Prospect”, o contador pode criar um novo contato ou selecionar um contato já cadastrado.
⚠️Importante: O sistema não permite cadastrar um número que já está vinculado a outro prospect.