Neste artigo, você aprenderá a identificar rapidamente as cobranças que expiraram, ou seja, que foram canceladas automaticamente pela instituição financeira 59 dias após o vencimento, e como pode gerar novas cobranças no Nibo Gestão Financeira com multa e juros calculados automaticamente pelo sistema baseado na data de vencimento original do agendamento.
Como visualizar as cobranças expiradas?
Acessar Recebimentos > Boletos.
No filtro Status, selecionar Expirado para exibir somente as cobranças canceladas por esse motivo.
Como gerar uma cobrança com juros e multa atualizados?
É possível gerar uma cobrança com juros e multa atualizados de forma avulsa ou em lote.
Cobrança avulsa
Acessar o agendamento desejado e clicar na aba Cobrar.
Ativar a opção Calcular juros e multa e atualizar valor do agendamento.
Observações importantes:
A opção só aparece quando o Perfil de cobrança selecionado possui juros e/ou multa configurados e o agendamento está vencido.
Clicar no ícone “?” para visualizar como o sistema calculou o valor atualizado.
Os valores são calculados com base no valor original do agendamento, na data de vencimento e nas porcentagens configuradas no perfil selecionado.
Clicar em Cobrar para concluir.
Atenção: ao gerar a cobrança com a funcionalidade ativada, os valores de juros e multa calculados serão registrados nas respectivas categorias do agendamento.
Se já houver valores preenchidos, eles serão substituídos.
Cobrança em lote
Acessar Recebimentos > Central de Cobranças.
Selecionar os agendamentos desejados e clicar em Cobrar.
Escolher o perfil de cobrança, confirmar os vencimentos das novas cobranças e ativar a opção Calcular juros e multa e atualizar valor do agendamento.
Revisar os valores recalculados e clicar em Cobrar.
Pronto! Você receberá uma mensagem que as cobranças estão sendo geradas
Logo depois, receberá uma notificação quando todas as cobranças forem geradas
