Neste artigo, você verá como emitir uma cobrança (boleto) a partir de um agendamento, enviar para o cliente (e-mail e WhatsApp Web), acompanhar o histórico de envio/visualização, baixar boletos em lote e cancelar quando necessário.
Pré-requisitos
Ter concluído a configuração da cobrança (veja o artigo de como configurar) e ter pelo menos um perfil de cobrança criado.
Ter criado um cliente com dados válidos
Gerar a cobrança a partir de um agendamento existente
Acesse o agendamento de recebimento que contenha um valor em aberto. Clique em Cobrar.
Selecione o Perfil de cobrança desejado, defina o vencimento da cobrança e clique em Cobrar.
Observação: Em automações configuradas para geração automática de cobranças, também é necessário definir o perfil de cobrança que será utilizado.
Durante o processo, o status exibido será Cobrança em processamento.
Após a conclusão, a cobrança será gerada e enviada automaticamente ao cliente.
Cobrança em processamento (em processo de geração):
Cobrança gerada:
Boas práticas
Use perfis de cobrança diferentes para regras distintas (ex.: “PJBank com pagamento com desconto até o vencimento”).
Centralize o acompanhamento em Recebimento > Boletos para priorizar o que não foi visualizado pelo seu cliente e poder reenviar um lembrete.
Sempre que ajustar integrações (troca de conta de repasse no PJBank ou certificados/credenciais do Inter), valide emitindo uma cobrança de teste na sua gestão financeira.
Para saber mais como seu cliente recebe as cobranças geradas, clique aqui.
