Neste artigo, você verá como emitir uma cobrança (boleto) a partir de um agendamento, enviar para o cliente (e-mail e WhatsApp Web), acompanhar o histórico de envio/visualização, baixar boletos em lote e cancelar quando necessário.
Pré-requisitos
Ter concluído a configuração da cobrança (veja o artigo de como configurar) e ter pelo menos um perfil de cobrança criado.
Ter criado um cliente com dados válidos
Passo a passo
Gerar a cobrança a partir de um agendamento já existente
Abra o agendamento de recebimento.
Acesse a aba Cobranças do agendamento.
Escolha o Perfil de cobrança desejado.
Nas automações da geração da cobrança também será necessário definir o perfil de cobrança que será utilizado na geração.
Defina o vencimento da cobrança
Clique em Cobrar. O sistema se comunica com a instituição financeira e gera o boleto de acordo com as regras do perfil de cobrança associado.
Cobrança em processamento:
Cobrança gerada:
Quais ações posso realizar após a cobrança ser gerada?
Com a cobrança gerada no agendamento será possível:
Enviar por WhatsApp (abrirá o WhatsApp Web)
Esta opção somente estará disponível caso o cliente possua a informação de celular preenchida no formato 55 + DDD + número (ex: 5521999999999)
Caso as informações do cliente sejam editadas, somente irão impactar em novas cobranças geradas, sem alterar informações das cobranças já emitidas
Reenviar por e-mail:
É possível realizar um disparo manual de lembrete de cobrança para o cliente após confirmar o disparo
O registro deste disparo também ficará registrado no “Histórico de envios” indicando o usuário da empresa que realizou o reenvio
Ver cobrança:
Será possível ter uma visão gerencial da cobrança da mesma forma que é visualizada na tela de Recebimentos > Boletos.
Ver histórico de envio:
Será possível ver todo o histórico de disparos de lembrete de cobrança para o cliente. Quando foram realizados e se o cliente visualizou o email e/ou a cobrança.
Cancelar cobrança:
Possibilita cancelar uma cobrança em andamento.
Como o cliente recebe a cobrança?
O cliente recebe um e-mail de lembrete de cobrança com as informações principais referentes à cobrança
2. Ao clicar em Visualizar cobrança, ele é direcionado ao portal da sua empresa com os detalhes completos da cobrança (sem necessidade de login).
a) Ele poderá facilmente visualizar as formas de pagamento da cobrança e status seu status
3. Ao clicar em Baixar cobrança, o cliente baixa o boleto original da instituição selecionada (ex.: boleto Inter).
Como acompanho minhas cobranças geradas?
Para acompanhar as cobranças geradas você pode acessar a tela de Recebimentos > Boletos onde terá a visão geral das cobranças e poderá utilizar os filtros por status e o de indicativo se a cobrança foi ou não visualizada combinados para uma maior gerenciamento.
Além disso, é possível selecionar as cobranças que estão com o status “Em cobrança”, ou seja, que já foram geradas para baixar os boletos em lote (será feito o download de um .zip com os boletos originais).
Basta selecionar as cobranças desejadas e depois clicar em “Baixar boleto”
Como cancelar uma cobrança em andamento?
Abra o agendamento em que a cobrança foi gerada ou acesse a aba a de Recebimentos > Boletos.
Na aba “Cobrança” do agendamento ou no ícone de ações da cobrança da tela de Recebimentos > Boletos, clique em Cancelar cobrança.
Tela “Boletos”:
Pelo agendamento:
Clique em confirmar
OBS: Caso o seu cliente tente abrir o link da cobrança enviado anteriormente, ele verá a cobrança no portal da empresa sem opções de pagamento e com o status de cancelada.
Boas práticas
Use perfis de cobrança diferentes para regras distintas (ex.: “PJBank com pagamento com desconto até o vencimento”).
Centralize o acompanhamento em Recebimento > Boletos para priorizar o que não foi visualizado pelo seu cliente e poder reenviar um lembrete.
Sempre que ajustar integrações (troca de conta de repasse no PJBank ou certificados/credenciais do Inter), valide emitindo uma cobrança de teste na sua gestão financeira.