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Como gerar cobranças através do Nibo Gestão Financeira

Atualizado ontem

Neste artigo, você verá como emitir uma cobrança (boleto) a partir de um agendamento, enviar para o cliente (e-mail e WhatsApp Web), acompanhar o histórico de envio/visualização, baixar boletos em lote e cancelar quando necessário.

Pré-requisitos

  • Ter concluído a configuração da cobrança (veja o artigo de como configurar) e ter pelo menos um perfil de cobrança criado.

  • Ter criado um cliente com dados válidos

Passo a passo

Gerar a cobrança a partir de um agendamento já existente

  1. Abra o agendamento de recebimento.

  2. Acesse a aba Cobranças do agendamento.

  3. Escolha o Perfil de cobrança desejado.

    • Nas automações da geração da cobrança também será necessário definir o perfil de cobrança que será utilizado na geração.

  4. Defina o vencimento da cobrança

  5. Clique em Cobrar. O sistema se comunica com a instituição financeira e gera o boleto de acordo com as regras do perfil de cobrança associado.

Cobrança em processamento:

Cobrança gerada:

Quais ações posso realizar após a cobrança ser gerada?

  • Com a cobrança gerada no agendamento será possível:

    • Enviar por WhatsApp (abrirá o WhatsApp Web)

      • Esta opção somente estará disponível caso o cliente possua a informação de celular preenchida no formato 55 + DDD + número (ex: 5521999999999)

      • Caso as informações do cliente sejam editadas, somente irão impactar em novas cobranças geradas, sem alterar informações das cobranças já emitidas

  • Reenviar por e-mail:

    • É possível realizar um disparo manual de lembrete de cobrança para o cliente após confirmar o disparo

    • O registro deste disparo também ficará registrado no “Histórico de envios” indicando o usuário da empresa que realizou o reenvio

  • Ver cobrança:

    • Será possível ter uma visão gerencial da cobrança da mesma forma que é visualizada na tela de Recebimentos > Boletos.

  • Ver histórico de envio:

    • Será possível ver todo o histórico de disparos de lembrete de cobrança para o cliente. Quando foram realizados e se o cliente visualizou o email e/ou a cobrança.

  • Cancelar cobrança:

    • Possibilita cancelar uma cobrança em andamento.

Como o cliente recebe a cobrança?

  1. O cliente recebe um e-mail de lembrete de cobrança com as informações principais referentes à cobrança

2. Ao clicar em Visualizar cobrança, ele é direcionado ao portal da sua empresa com os detalhes completos da cobrança (sem necessidade de login).

a) Ele poderá facilmente visualizar as formas de pagamento da cobrança e status seu status

3. Ao clicar em Baixar cobrança, o cliente baixa o boleto original da instituição selecionada (ex.: boleto Inter).

Como acompanho minhas cobranças geradas?

Para acompanhar as cobranças geradas você pode acessar a tela de Recebimentos > Boletos onde terá a visão geral das cobranças e poderá utilizar os filtros por status e o de indicativo se a cobrança foi ou não visualizada combinados para uma maior gerenciamento.

Além disso, é possível selecionar as cobranças que estão com o status “Em cobrança”, ou seja, que já foram geradas para baixar os boletos em lote (será feito o download de um .zip com os boletos originais).

  • Basta selecionar as cobranças desejadas e depois clicar em “Baixar boleto”

Como cancelar uma cobrança em andamento?

  1. Abra o agendamento em que a cobrança foi gerada ou acesse a aba a de Recebimentos > Boletos.

  2. Na aba “Cobrança” do agendamento ou no ícone de ações da cobrança da tela de Recebimentos > Boletos, clique em Cancelar cobrança.

Tela “Boletos”:

Pelo agendamento:

Clique em confirmar

OBS: Caso o seu cliente tente abrir o link da cobrança enviado anteriormente, ele verá a cobrança no portal da empresa sem opções de pagamento e com o status de cancelada.


Boas práticas

  • Use perfis de cobrança diferentes para regras distintas (ex.: “PJBank com pagamento com desconto até o vencimento”).

  • Centralize o acompanhamento em Recebimento > Boletos para priorizar o que não foi visualizado pelo seu cliente e poder reenviar um lembrete.

  • Sempre que ajustar integrações (troca de conta de repasse no PJBank ou certificados/credenciais do Inter), valide emitindo uma cobrança de teste na sua gestão financeira.

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