Neste artigo você vai aprender como configurar a emissão de boletos através do Nibo Gestão Financeira. Caso já tenha configurado, veja aqui como emitir.
Como configurar a emissão de boletos
Para configurar a emissão de boletos no Nibo selecione a opção Recebimentos > Boleto no menu lateral.
Em seguida, clique em "Começar agora".
Também é possível realizar a configuração através da opção Mais opções > Configurações.
Em seguida, clique em "Habilitar cobrança via boleto".
Um modal lateral se abrirá com 4 passos para realizar a configuração:
Passo 1: Dados da empresa
Informe os seguintes dados da empresa:
CNPJ
Razão social
Nome fantasia
Em seguida, inclua as informações do responsável legal da empresa
CPF
Nome completo
E-mail
Telefone
Por fim, inclua as informações do endereço comercial da empresa:
CEP
Endereço
Número
Complemento (opcional)
Bairro
Cidade
Estado
Confirme os dados inseridos e clique em "Próximo".
Passo 2: Dados bancários
Aqui, serão incluídos os dados bancários necessários para que ocorra o repasse dos valores.
Essa conta deve, obrigatoriamente, ser de Pessoa Jurídica e vinculada ao CNPJ informado no "Passo 1".
AVISO: O Nibo não realiza repasses para contas de Pessoa Física.
Caso já tenha a conta bancária em que deseja receber os repasses cadastrada no nibo, basta selecioná-la na lista.
Caso a mesma não esteja cadastrada, selecione o banco e insira agência e conta nos campos respectivos.
Em caso de dúvidas sobre o preenchimento dos dados da conta, utilize a tabela abaixo como referência.
| Agência | Conta |
Caixa Econômica | 1234 | XXX12345678-D ou XXX123456789-D |
Banco do Brasil | 1234-D | 12345678-D |
Itaú | 1234 | 12345-D |
Bradesco | 1234-D | 1234567-D |
Santander | 1234 | 12345678-D |
Banco de Brasília | 1234 | 123456789-D |
Sicredi | 1234 | 123456 |
Banrisul | 1234 | 123456789-D |
Sicoob | 1234 | 123456789-D |
Inter | 1234 | 123456789-D |
Confirme os dados inseridos, e clique em "Próximo".
Passo 3: Regras de cobrança
Multa por atraso:
Caso deseje que uma multa por atraso seja aplicada aos boletos pagos após a data de vencimento, mantenha a toggle "Cobrar multa por atraso" ligada e inclua um percentual de multa a ser cobrada.
Juros de mora por atraso:
Caso deseje que juros de mora por dia atraso sejam aplicados aos boletos pagos após o vencimento, mantenha a toggle "Cobrar juros de mora por dia de atraso" ligada. A taxa máxima dessa cobrança é 1% do valor ao mês. Quando o atraso for menor do que 30 dias, o cálculo será feito de forma proporcional: 0,0333% por dia de atraso.
Fluxo de cobrança:
O Nibo Gestão Financeira possui um fluxo de cobrança padrão.
Nos dias 5, 10, 15, 20 e 30 subsequentes ao vencimento do boleto, serão enviados e-mails de cobrança para o endereço eletrônico do contato para o qual o boleto foi emitido.
Exibir nome fantasia:
Caso deseje que o boleto enviado seja apresentado com o Nome Fantasia da sua empresa, mantenha a toggle "Exibir nome fantasia no envio do email e no boleto" ligada.
Passo 4: Confirmação
Agora, basta confirmar as informações e aceitar os termos para concluir a configuração de emissão de boletos.
LEMBRETE: A verificação da conta bancária pode ocorrer em até 3 dias úteis após a baixa do primeiro boleto pago.
Conta "Cobrança boleto"
Com a configuração de emissão de boletos habilitada, o Nibo criará automaticamente uma conta chamada "Cobrança boleto". As seguintes operações serão registradas nesta conta:
Baixas de boletos pagos;
Taxas cobradas por boleto;
Transferências para a sua conta de repasse.
Uma vez que um boleto é pago, pode demorar até 1 dia útil (em casos de pagamento via código de barras), para que esta baixa se reflita na conta “Cobrança boleto”.
Em casos de pagamento via QRCode (Pix), a baixa pode ocorrer no mesmo dia.
Em até 2 dias úteis do momento da baixa, independentemente da forma de pagamento, a transferência para a conta de repasse será criada de forma automática.
O valor transferido para sua conta de repasse é o valor que deverá ser conciliado com seu extrato bancário.
Por ser apenas uma conta transitória, não é possível conciliar valores, criar pagamentos e recebimentos, excluir ou arquivar a conta “Cobrança boleto”.
Para realizar a alteração da conta de repasse, você deve entrar em contato com o nosso atendimento.
Perguntas frequentes
1) Qual o valor cobrado por boleto emitido no Nibo? E como essa cobrança é feita?
A tarifa cobrada por boleto no Nibo só é debitada quando o boleto é pago.
O valor padrão da taxa varia de acordo com a forma de pagamento:
R$2,99 via código de barras
R$2,49 via PIX
2) É possível alterar o fluxo de cobrança?
Hoje, não é possível realizar a alteração do fluxo de cobrança. O fluxo é fixo, e dispara um e-mail de cobrança para nos dias 5, 10, 15, 20 e 30 subsequentes ao vencimento do boleto para o endereço eletrônico do contato para o qual o boleto foi emitido.
3) Já passaram 3 dias úteis, e minha conta segue “em verificação”. O que aconteceu?
É possível que exista alguma pendência de envio de documentos para o PJBank. Nesses casos, o PJBank entrará em contato via e-mail do responsável legal para solicitá-los. Caso não localize o e-mail do PJBank, entre em contato com o nosso atendimento.
Caso tenha mais dúvidas sobre a conta “Cobrança boleto”, assista o vídeo abaixo: