Passar para o conteúdo principal
Como configurar a emissão de boletos

Aprenda a configurar a emissão dos seus boletos via Nibo Gestão Financeira

Atualizado ontem

Neste artigo você vai aprender como configurar a emissão de boletos através do Nibo Gestão Financeira. Caso já tenha configurado, veja aqui como emitir.

Como configurar a emissão de boletos

Para configurar a emissão de boletos no Nibo selecione a opção Recebimentos > Boleto no menu lateral.

Em seguida, clique em "Começar agora".

Também é possível realizar a configuração através da opção Mais opções > Configurações.

Em seguida, clique em "Habilitar cobrança via boleto".

Um modal lateral se abrirá com 4 passos para realizar a configuração:

Passo 1: Dados da empresa

Informe os seguintes dados da empresa:

  • CNPJ

  • Razão social

  • Nome fantasia

Em seguida, inclua as informações do responsável legal da empresa

  • CPF

  • Nome completo

  • E-mail

  • Telefone

Por fim, inclua as informações do endereço comercial da empresa:

  • CEP

  • Endereço

  • Número

  • Complemento (opcional)

  • Bairro

  • Cidade

  • Estado

Confirme os dados inseridos e clique em "Próximo".

Passo 2: Dados bancários

Aqui, serão incluídos os dados bancários necessários para que ocorra o repasse dos valores.

Essa conta deve, obrigatoriamente, ser de Pessoa Jurídica e vinculada ao CNPJ informado no "Passo 1".

AVISO: O Nibo não realiza repasses para contas de Pessoa Física.

Caso já tenha a conta bancária em que deseja receber os repasses cadastrada no nibo, basta selecioná-la na lista.

Caso a mesma não esteja cadastrada, selecione o banco e insira agência e conta nos campos respectivos.

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento dos dados da conta, utilize a tabela abaixo como referência.

Agência

Conta

Caixa Econômica

1234

XXX12345678-D ou XXX123456789-D

Banco do Brasil

1234-D

12345678-D

Itaú

1234

12345-D

Bradesco

1234-D

1234567-D

Santander

1234

12345678-D

Banco de Brasília

1234

123456789-D

Sicredi

1234

123456

Banrisul

1234

123456789-D

Sicoob

1234

123456789-D

Inter

1234

123456789-D

Confirme os dados inseridos, e clique em "Próximo".

Passo 3: Regras de cobrança

Multa por atraso:

Caso deseje que uma multa por atraso seja aplicada aos boletos pagos após a data de vencimento, mantenha a toggle "Cobrar multa por atraso" ligada e inclua um percentual de multa a ser cobrada.

Juros de mora por atraso:

Caso deseje que juros de mora por dia atraso sejam aplicados aos boletos pagos após o vencimento, mantenha a toggle "Cobrar juros de mora por dia de atraso" ligada. A taxa máxima dessa cobrança é 1% do valor ao mês. Quando o atraso for menor do que 30 dias, o cálculo será feito de forma proporcional: 0,0333% por dia de atraso.

Fluxo de cobrança:

O Nibo Gestão Financeira possui um fluxo de cobrança padrão.

Nos dias 5, 10, 15, 20 e 30 subsequentes ao vencimento do boleto, serão enviados e-mails de cobrança para o endereço eletrônico do contato para o qual o boleto foi emitido.

Exibir nome fantasia:

Caso deseje que o boleto enviado seja apresentado com o Nome Fantasia da sua empresa, mantenha a toggle "Exibir nome fantasia no envio do email e no boleto" ligada.

Passo 4: Confirmação

Agora, basta confirmar as informações e aceitar os termos para concluir a configuração de emissão de boletos.

LEMBRETE: A verificação da conta bancária pode ocorrer em até 3 dias úteis após a baixa do primeiro boleto pago.

Conta "Cobrança boleto"

Com a configuração de emissão de boletos habilitada, o Nibo criará automaticamente uma conta chamada "Cobrança boleto". As seguintes operações serão registradas nesta conta:

  • Baixas de boletos pagos;

  • Taxas cobradas por boleto;

  • Transferências para a sua conta de repasse.

Uma vez que um boleto é pago, pode demorar até 1 dia útil (em casos de pagamento via código de barras), para que esta baixa se reflita na conta “Cobrança boleto”.

Em casos de pagamento via QRCode (Pix), a baixa pode ocorrer no mesmo dia.

Em até 2 dias úteis do momento da baixa, independentemente da forma de pagamento, a transferência para a conta de repasse será criada de forma automática.

O valor transferido para sua conta de repasse é o valor que deverá ser conciliado com seu extrato bancário.

Por ser apenas uma conta transitória, não é possível conciliar valores, criar pagamentos e recebimentos, excluir ou arquivar a conta “Cobrança boleto”.

Para realizar a alteração da conta de repasse, você deve entrar em contato com o nosso atendimento.

Perguntas frequentes

1) Qual o valor cobrado por boleto emitido no Nibo? E como essa cobrança é feita?

A tarifa cobrada por boleto no Nibo só é debitada quando o boleto é pago.

O valor padrão da taxa varia de acordo com a forma de pagamento:

  • R$2,99 via código de barras

  • R$2,49 via PIX

2) É possível alterar o fluxo de cobrança?

Hoje, não é possível realizar a alteração do fluxo de cobrança. O fluxo é fixo, e dispara um e-mail de cobrança para nos dias 5, 10, 15, 20 e 30 subsequentes ao vencimento do boleto para o endereço eletrônico do contato para o qual o boleto foi emitido.

3) Já passaram 3 dias úteis, e minha conta segue “em verificação”. O que aconteceu?

É possível que exista alguma pendência de envio de documentos para o PJBank. Nesses casos, o PJBank entrará em contato via e-mail do responsável legal para solicitá-los. Caso não localize o e-mail do PJBank, entre em contato com o nosso atendimento.

Caso tenha mais dúvidas sobre a conta “Cobrança boleto”, assista o vídeo abaixo:

Respondeu à sua pergunta?