No Nibo é possível importar os contatos de seus clientes, fornecedores, funcionários e sócios dentro da Gestão Financeira, e para isso basta ter sua listagem de clientes em uma planilha.
Com a listagem pronta, você irá acessar a aba de "Contatos", no menu lateral à esquerda da tela, e após selecionar a entidade desejada para importação (clientes, fornecedores, sócios ou funcionários).
Logo em seguida, basta clicar em "Importar clientes" (à direita da tela), copiar os dados da planilha para o Nibo, selecionar as colunas referentes a cada informação e para concluir basta clicar em "Importar".
Contatos → Aba desejada → Importar → Preencher e salvar
⚠️ Importante:
1) Hoje, o Nibo possui uma limitação de caracteres para alguns campos que podem impactar sua importação. Se a informação preenchida na sua planilha possuir um número de caracteres maior do que o suportado, a informação será cortada de acordo com a limitação de cada campo:
Nome do contato ou Razão social: 50 caracteres;
Número de celular: 20 caracteres;
Telefone: 20 caracteres;
E-mail: 200 caracteres;
Pessoa de contato: 50 caracteres;
Site: 200 caracteres;
CPF/CNPJ: 19 caracteres;
Nome Fantasia: 50 caracteres;
Inscrição: 20 caracteres;
Endereço: 200 caracteres;
Número do endereço: 6 caracteres;
Complemento: 200 caracteres;
Bairro: 50 caracteres;
CEP: 9 caracteres;
País: 30 caracteres;
Número da agência: 10 caracteres;
Número da conta: 15 caracteres;
Chave PIX: 200 caracteres.
2) Se atente em distinguir "Nome/Razão Social", de modo a não repetir o(a) mesmo(a) em duas ou mais linhas, pois é com base neste dado que a Gestão Financeira irá discernir seus contatos no dia a dia.
3) O único campo de preenchimento obrigatório é "Nome/Razão Social".
4) Se for necessário adicionar mais de um e-mail para um contato, coloque-os no mesmo quadrante e separe-os por vírgula, exemplo: ciadetestes@nibo.com.br, ciadetestes2@nibo.com.br .
5)Caso desejar, você pode separar os caracteres com símbolos . - /; nos campos numéricos (CPF/CNPJ, CEP, celular e outros). Ex: CPF: 123.456.789-10.
6)Sugerimos que você habilite a opção “Atualizar as informações dos contatos existentes” pois caso um usuário tente importar um contato cujo nome/razão social já estava previamente salvo, o sistema irá atualizar este contato com as novas informações, ao invés de duplicá-lo.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)