Este artigo apresenta as etapas para configurar o módulo de cobranças no Nibo Gestão Financeira, permitindo a emissão de boletos via PJBank ou Banco Inter, a definição de perfis de cobrança (multa, juros, descontos e régua de comunicação) e a preparação do sistema para gerar cobranças.
A configuração é feita em duas etapas dentro de Configurações > Cobrança:
As configurações são divididas em quatro etapas:
Instituições Financeiras – Definir o parceiro emissor dos boletos (PJBank ou Banco Inter).
Perfis de cobrança – Configurar regras de cobrança (multa, juros, desconto, régua de comunicação, descrição personalizada).
Métodos de envio – Habilitar ou desabilitar notificações via WhatsApp e visualizar o número de notificações enviadas.
Portal de cobrança – Definir informações de contato e personalizar o portal visualizado pelos clientes.
Dica: Se a emissão de boletos pelo PJBank já tiver sido configurada anteriormente, um perfil padrão de cobrança estará disponível para edição e ajustes.
Etapa 1 - Configurar a instituição financeira
Via PJBank
Clique em Configurar.
Preencha os dados do responsável e confirme as informações da empresa. Clique em Próximo.
Selecione a conta de repasse (ex.: conta no Banco do Brasil) para receber os valores de boletos liquidados.
Atenção: A conta deve ser de titularidade da empresa e não pode ser de pessoa física.
Revise as informações exibidas, marque a confirmação de leitura e concordância com os termos de uso e clique em Salvar.
A integração será concluída. A conta de repasse poderá ser alterada posteriormente.
Aviso: O Nibo não realiza repasses para contas de pessoa física.
Via Banco Inter
Em Instituições Financeiras, clique em Configurar no Banco Inter.
Confirme os dados da empresa e preencha as informações solicitadas:
Arquivo de Certificado
Arquivo Key
Client ID
Client Secret
Clique em Próximo.
Caso ainda não exista uma integração criada, consulte o artigo: Como criar a integração com o Inter para configuração da Cobrança no Nibo.
Atenção: A integração com o Inter deve conter permissões de API e Cobrança (Boletos + Pix) para permitir a geração das cobranças.
Selecione a conta bancária do Inter cadastrada na Gestão Financeira.
Caso ainda não exista, clique em Cadastrar nova conta.
Clique em Salvar para concluir a integração.
Etapa 2 - Criar perfil de cobrança
Crie quantos perfis forem necessários, cada um com configurações específicas.
Os boletos seguirão as regras do perfil vinculado ao agendamento no momento da geração.
Observação: É necessário ter pelo menos um perfil configurado para gerar cobranças na Gestão Financeira.
Em Perfis de cobrança, clique em Criar perfil de cobrança.
Preencha as informações:
Nome do perfil – Defina o nome identificador.
Instituição – Selecione Inter ou PJBank (somente instituições previamente configuradas).
Juros e multa – Informe os percentuais de multa (%) e juros (% a.m.).
O juros é calculado de forma pró-rata diária e a multa é cobrada uma única vez após o vencimento.
Desconto condicionado – Defina o percentual de desconto e até quando ele será aplicado, conforme a data de pagamento.
Comunicação – Cadastre lembretes e defina prazos e canais (e-mail e/ou WhatsApp) para envio das notificações.
As notificações via WhatsApp possuem custo por disparo.
Informações adicionais –
Clique em Salvar.
Os perfis podem ser editados ou excluídos posteriormente.
Consulte: Como editar ou excluir um Perfil de Cobrança na Gestão Financeira.
Com um perfil ativo, é possível gerar cobranças a partir de agendamentos ou automações, selecionando o perfil desejado.
Etapa 3 - Métodos de envio
Ative ou desative as notificações via WhatsApp conforme necessário.
As notificações via WhatsApp serão ativadas e poderão ser configuradas na régua de comunicação do perfil de cobrança.
Para mais informações, consulte: Como meu cliente recebe as cobranças enviadas através da Gestão Financeira.
Para desativar o envio via WhatsApp sem alterar as réguas configuradas:
Etapa 4 - Portal de cobrança
Defina a cor do Portal de Cobrança, além do e-mail e telefone de contato do setor financeiro da empresa.
Essas informações serão exibidas no portal e também utilizadas nas notificações enviadas via WhatsApp.
Após o preenchimento, clique em Salvar.
