Com o Nibo Impressora o envio de documentos para os clientes ficará mais ágil. Após gerar o documento em qualquer sistema contábil ou site do governo, com o arquivo aberto, basta clicar no botão imprimir que o documento aparecerá na tela de conferência pronto para o envio.
Caso o usuário não queira imprimir o documento, ele poderá enviar várias pastas com documentos ou vários documentos de uma única vez para a tela de conferência. Basta selecionar todos eles e depois clicar em “Enviar para Nibo Obrigações”.
Pré-requisitos para a Instalação
Verifique se o seu sistema operacional é o Windows 10 (64 bits) ou Windows 11 (64 bits) e se todas as atualizações de segurança estão em dia;
Adicione nas regras do firewall do seu computador ou da sua rede os endereços de DNS abaixo para comunicação com o Nibo:
api-contador.nibo.com.br;
arquivos.nibo.com.br.
Verifique se as portas abaixo estão liberadas:
Portas 80 e 443.
Verifique se a versão do .NET Framework é a 4.7.2 (versão mínima aceitável para o uso da impressora) ou superior;
Observações importantes:
Se mesmo após a configuração dos pré-requisitos acima você não conseguir realizar a instalação ou impressão, basta criar uma exceção no Antivírus e no firewall do seu computador para o arquivo abaixo:
C:\Nibo\Nibo Impressora\Nibo.PdfPrinter.Main.exe ou
C:\Program Files\Nibo Impressora\Nibo.PdfPrinter.Main.exe
Caso você tenha atualizado o Windows do seu computador para a versão 11 e a impressora tenha parado de funcionar, é essencial que você confirme se todas as atualizações de segurança foram instaladas e, em seguida, realize os seguintes passos:
Desinstale a Nibo Impressora no Painel de Controle;
Exclua a pasta "Nibo Impressora" do Disco Local (C:\Nibo\Nibo Impressora ou C:\Program Files\Nibo Impressora);
Faça o download do instalador atualizado na tela de "Conferência" ou na tela de "Atalhos";
Realize a instalação novamente.
Importante: Atualmente no Windows Server a ferramenta não funciona, então caso essa seja a versão da sua máquina, é importante se atentar a essa informação.
Validações necessárias para identificar problemas de instalação, impressão e identificação do documento.
Caso algum cliente entre em contato alegando que não está conseguindo instalar o Nibo Impressora ou enviar documentos para a tela de conferência após a instalação, siga os passos abaixo para fazer as verificações necessárias ou baixe o manual em pdf:
Sistema operacional
Abra o menu “Iniciar” do Windows, digite a palavra “Sobre” e selecione a opção “Sobre o computador” que irá aparecer;
Em seguida, verifique se o sistema operacional do cliente é Windows 10 (64 bits) ou Windows 11 (64 bits) e se o processador também é baseado em 64 bits;
Caso o Windows seja de 32 bits, oriente o cliente a realizar a atualização do seu sistema operacional para 64 bits;
.NET Framework
Abra o menu “Iniciar” do Windows, digite a palavra “Painel” e selecione a opção “Painel de Controle” que irá aparecer;
Em seguida, clique em “Desinstalar um programa”;
Na tela que será aberta, clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows”, que fica no menu lateral à esquerda, e verifique a versão do .NET Framework;
A versão mínima aceitável para a utilização do Nibo Impressora é a 4.7.2. Caso a versão do cliente seja inferior a esta, oriente-o a realizar a atualização.
DPI da Impressão
Problema: Ao imprimir um arquivo direto do sistema contábil, as letras do documento estão ficando fora do padrão, o que faz com que algumas informações não sejam identificadas ou sejam identificadas erradas pelos robôs.
Solução: Deixar o DPI da Impressão em 720. Após essa mudança, o documento será identificado automaticamente.
Fuso horário do computador:
Problemas na instalação:
Abra o menu “Iniciar” do Windows, digite a palavra “Fuso” e selecione a opção “Alterar o fuso horário” que irá aparecer;
Em seguida, verifique se o fuso horário do computador está de acordo com a localização do cliente (país e estado). Caso não esteja, realize a alteração;
Além disso, sincronize o relógio, clicando em “Sincronizar agora”, para que possíveis alterações manuais de horário sejam resolvidas.
Problemas após a instalação:
Quando é o fuso horário do computador que está impedindo a utilização do Nibo Impressora, o erro “Lifetime validation failed” é apresentado, conforme o print abaixo:
Para resolvê-lo, basta seguir os mesmos passos descritos no item acima:
Atualizações:
Problemas na instalação:
Verifique se todas as atualizações de segurança estão em dia. Não há uma atualização específica, o importante é que todas estejam em dia;
Caso haja alguma atualização pendente, oriente o cliente a realizá-la e, em seguida, tentar instalar novamente.
Problemas após a instalação:
Neste cenário, como o cliente já realizou a instalação do Nibo Impressora anteriormente, caso haja alguma atualização pendente, é necessário orientá-lo a realizá-la e, em seguida, desinstalar e instalar a impressora novamente;
No processo de desinstalação, é essencial que a pasta “Nibo Impressora” seja excluída do Disco Local (C:) do computador. Para isso, acesse um dos caminhos abaixo:
C:\Nibo\Nibo Impressora; ou
C:\Program Files\Nibo Impressora.
Como baixar o Nibo Impressora?
Para baixar o instalador, o usuário poderá seguir dois caminhos:
Configurações → Atalhos → Outras funções → Baixar Nibo Impressora
Outras funções → Baixar Nibo Impressora
Obrigações → Conferência → Baixar Nibo Impressora
Como instalar o Nibo Impressora?
1 - Execute o arquivo Nibo Impressora.msi
2 - Clique em “Avançar”.
3 - Clique em “Avançar” novamente.
4 - Clique em “Avançar” novamente.
5 - Clique em “Fechar” para concluir a instalação.
Logando no Nibo Impressora
Após o processo de instalação, o sistema vai solicitar o e-mail e senha do usuário. Esse login deverá ser o mesmo que o usuário acessa o contador.nibo.com.br.
Trocando de usuário
Para trocar de usuário, deve-se seguir os seguintes passos:
Menu Iniciar → Trocar de usuário → Nibo Impressora → Trocar de usuário
Modo de Usar
Existem dois fluxos que o usuário poderá usar para que o documento chegue na tela de conferência:
Imprimindo um documento
Após gerar o documento em seu sistema contábil ou site do governo, com o arquivo aberto, basta dar o comando de impressão e optar por "Enviar para Nibo Obrigações" seguido de "Imprimir", que o documento aparecerá em sua tela de conferência do Nibo Contador.
Assim que o processo de impressão é iniciado, uma notificação aparece para o usuário informando a quantidade de documentos enviados para processamento.
Quando o processo de impressão for concluído, aparecerá uma notificação informando ao usuário quantos documentos foram processados.
Após a conclusão deste processo, os documentos concluídos com sucesso aparecerão na tela de conferência do Nibo Contador.
Enviando para Nibo Obrigações
O usuário também pode enviar várias pastas com documentos ou vários documentos de uma única vez para a tela de conferência. Para isso, basta selecionar todos eles na pasta, clicar com o botão direito do mouse, ir para a opção Enviar para e optar por "Nibo Obrigações".
Assim que o processo de upload for iniciado, uma notificação aparecerá para o usuário informando a quantidade de documentos enviados para processamento.
E quando o processo for concluído, aparecerá uma notificação informando para o usuário quantos documentos foram processados.
Após a conclusão do processo de upload, todos os documentos concluídos com sucesso aparecerão na tela de conferência do Nibo Contador.
Notificações
Antes e durante o processo de impressão, várias notificações poderão aparecer para os usuários. Segue abaixo os tipos de notificações e as respectivas regras para elas aparecerem.
Após o usuário realizar o login
Após o usuário realizar o login, se os dados estiverem corretos, uma mensagem de confirmação vai aparecer para ele.
Essa notificação vai aparecer nos seguintes cenários:
Após a instalação e o usuário realizar o login, a mensagem de confirmação de acesso deverá aparecer para ele.
Após o fluxo de troca de usuário.
Quando o usuário clicar no nome "Saiba como utilizar" ele será direcionado para o vídeo do Nibo Impressora na central do conhecimento.
Essa notificação permanecerá na tela até que o usuário clique no botão fechar (X).
Antes de imprimir
Ao fazer a impressão de um documento, caso o Nibo Impressora não consiga iniciar o processo de impressão, o usuário será notificado do erro e também receberá um feedback de outra forma de enviar o documento para a tela de Conferência.
Notificação 1 - Não foi possível enviar o documento para o Nibo Obrigações;
Ao clicar no botão "OK ou no ícone X" a caixa de notificação será fechada;
Essa notificação aparecerá no centro da tela .
Durante o processo de envio/impressão
Durante o processo de impressão/envio, podemos ter alguns documentos processados com sucesso e outros com erros. Nos dois cenários o usuário será notificado durante o processamento.
Fluxo com sucesso (com 1 ou vários documentos)
Notificação 2 - Subindo 1 ou vários documentos (início do processamento)
Essas notificações vão aparecer quando o usuário fizer a ”impressão” de um documento ou fizer o envio de um ou vários documentos através do “enviar para Nibo Obrigações'';
A barra de progresso iniciará na cor cinza;
A quantidade de documentos subindo será o total de documentos impressos/enviados pelo usuário.
Notificação 3 - Subindo vários documentos (processamento em andamento)
Essas notificações vão aparecer até que o processo de impressão/envio seja concluído;
A barra de progresso mostrará de forma proporcional a quantidade de documentos concluídos e os não concluídos;
A quantidade de documentos subindo será o total de documentos impressos/enviados pelo usuário;
A cor azul representa a quantidade de documentos processados e a cor cinza a quantidade de documentos não iniciados.
Notificação 4 - Carregamento concluído para 1 ou vários documentos (fim processamento)
Essas notificações vão aparecer quando todos documentos forem concluídos;
Ao finalizar o processo de impressão/envio, o sistema mostrará a quantidade de documentos concluídos;
Ao clicar em "tela de Conferência" o usuário será direcionado para tela de conferência;
Na tela de conferência aparecerá os documentos concluídos pelo Nibo Impressora do usuário logado;
Se após a conclusão do processo de impressão/envio não houver nenhum documento com erro, a janela ficará aberta por 5 segundos. Após este tempo, ela será fechada automaticamente;
O usuário poderá fechar a janela antes de completar os 5 segundos clicando no botão “X”.
Fluxo com erro (com 1 ou vários documentos)
Notificação 5 - Subindo documentos (início do processamento)
Essa notificação mostrará para o usuário os documento que estão subindo para tela de conferência com status “Concluídos e com Erros”;
Para fechar a janela, o usuário deverá clicar no botão “X”.
Notificação 6 - Carregamento concluído (fim processamento com erro)
Essa notificação mostrará para o usuário os documentos que subiram para tela de conferência com status “Concluídos” e a quantidade de documentos com Erros (aqueles que não subiram para tela de Conferência);
Para fechar a janela, o usuário deverá clicar no botão “X”.
Nas notificações 5 e 6 temos: Na barra de progresso, as cores representam:
Azul: Tamanho proporcional a quantidade de documentos processados (com sucesso e com erros);
Cinza: Tamanho proporcional a quantidade de documentos não iniciados;
Notificação 7 - Subindo 1 documento com erro (início do processamento)
Esta notificação será apresentada para o usuário quando 1 documento apresentar erro durante o processo de impressão/envio;
Notificação 8 - Carregamento concluído (fim processamento com erro com 1 documento com erro)
Esta notificação será mostrada quando somente um documento apresentar erro durante o processo de impressão/envio;
Para fechar a janela, o usuário deverá clicar no botão “X”.
Notificação 9 - Documentos com erro ao subir para o Nibo Obrigações
Esta notificação aparecerá após a conclusão do processamento dos documentos;
Esta notificação aparecerá no centro da tela;
Ao finalizar o processo de impressão/envio, o sistema mostrará a quantidade de documentos com erro;
A notificação mostrará o tipo do erro e quais documentos foram impactados;
Ao clicar em"tela de Conferência" o usuário será direcionado para tela de conferência.
Notificação 10 - Documentos com erro ao subir para o Nibo Obrigações (com scroll)
Essa notificação vai aparecer quando houver muitos documentos com erro;
O usuário poderá usar o rolamento da página (scroll) para visualizar as outras mensagens.
Cancelando o processo de impressão/envio
Notificação 11 - Confirmar o cancelamento da impressão/envio
Ao clicar no botão "Fechar" ou no "X" a tela de notificação será fechada e o processamento seguirá acontecendo;
Ao clicar no botão "Sim, cancelar", o processo de impressão/envio será finalizado e a tela de notificação será fechada;
Os documentos que foram concluídos antes do processo de cancelamento aparecerão na tela de conferência.
Notificação 12 - Carregamento interrompido
Os documentos que tiverem o carregamento interrompido não aparecerão na tela de conferência. Eles serão listados nesta notificação.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)