Nibo Impressora
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo você aprenderá sobre os seguintes temas:


Com o Nibo Impressora o envio de documentos para os clientes ficará mais ágil. Após gerar o documento em qualquer sistema contábil ou site do governo, com o arquivo aberto, basta clicar no botão imprimir que o documento aparecerá na tela de conferência pronto para o envio.

Caso o usuário não queira imprimir o documento, ele poderá enviar várias pastas com documentos ou vários documentos de uma única vez para a tela de conferência. Basta selecionar todos eles e depois clicar em “Enviar para Nibo Obrigações”.

Pré-requisitos para a Instalação

  1. Verifique se o seu sistema operacional é o Windows 10 (64 bits) ou Windows 11 (64 bits) e se todas as atualizações de segurança estão em dia;

  2. Adicione nas regras do firewall do seu computador ou da sua rede os endereços de DNS abaixo para comunicação com o Nibo:

    1. api-contador.nibo.com.br;

    2. arquivos.nibo.com.br.

  3. Verifique se as portas abaixo estão liberadas:

    1. Portas 80 e 443.

  4. Verifique se a versão do .NET Framework é a 4.7.2 (versão mínima aceitável para o uso da impressora) ou superior;

Observações importantes:

  • Se mesmo após a configuração dos pré-requisitos acima você não conseguir realizar a instalação ou impressão, basta criar uma exceção no Antivírus e no firewall do seu computador para o arquivo abaixo:

    • C:\Nibo\Nibo Impressora\Nibo.PdfPrinter.Main.exe ou

    • C:\Program Files\Nibo Impressora\Nibo.PdfPrinter.Main.exe

  • Caso você tenha atualizado o Windows do seu computador para a versão 11 e a impressora tenha parado de funcionar, é essencial que você confirme se todas as atualizações de segurança foram instaladas e, em seguida, realize os seguintes passos:

    • Desinstale a Nibo Impressora no Painel de Controle;

    • Exclua a pasta "Nibo Impressora" do Disco Local (C:\Nibo\Nibo Impressora ou C:\Program Files\Nibo Impressora);

    • Faça o download do instalador atualizado na tela de "Conferência" ou na tela de "Atalhos";

    • Realize a instalação novamente.

Validações necessárias para identificar problemas de instalação, impressão e identificação do documento.

Caso algum cliente entre em contato alegando que não está conseguindo instalar o Nibo Impressora ou enviar documentos para a tela de conferência após a instalação, siga os passos abaixo para fazer as verificações necessárias ou baixe o manual em pdf:

Sistema operacional

  • Abra o menu “Iniciar” do Windows, digite a palavra “Sobre” e selecione a opção “Sobre o computador” que irá aparecer;

  • Em seguida, verifique se o sistema operacional do cliente é Windows 10 (64 bits) ou Windows 11 (64 bits) e se o processador também é baseado em 64 bits;

  • Caso o Windows seja de 32 bits, oriente o cliente a realizar a atualização do seu sistema operacional para 64 bits;

.NET Framework

  • Abra o menu “Iniciar” do Windows, digite a palavra “Painel” e selecione a opção “Painel de Controle” que irá aparecer;

  • Em seguida, clique em “Desinstalar um programa”;

  • Na tela que será aberta, clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows”, que fica no menu lateral à esquerda, e verifique a versão do .NET Framework;

  • A versão mínima aceitável para a utilização do Nibo Impressora é a 4.7.2. Caso a versão do cliente seja inferior a esta, oriente-o a realizar a atualização.

DPI da Impressão

Problema: Ao imprimir um arquivo direto do sistema contábil, as letras do documento estão ficando fora do padrão, o que faz com que algumas informações não sejam identificadas ou sejam identificadas erradas pelos robôs.

Solução: Deixar o DPI da Impressão em 720. Após essa mudança, o documento será identificado automaticamente.

Fuso horário do computador:

Problemas na instalação:

  • Abra o menu “Iniciar” do Windows, digite a palavra “Fuso” e selecione a opção “Alterar o fuso horário” que irá aparecer;

  • Em seguida, verifique se o fuso horário do computador está de acordo com a localização do cliente (país e estado). Caso não esteja, realize a alteração;

  • Além disso, sincronize o relógio, clicando em “Sincronizar agora”, para que possíveis alterações manuais de horário sejam resolvidas.

Problemas após a instalação:

  • Quando é o fuso horário do computador que está impedindo a utilização do Nibo Impressora, o erro “Lifetime validation failed” é apresentado, conforme o print abaixo:

  • Para resolvê-lo, basta seguir os mesmos passos descritos no item 1.3.1 acima:

Atualizações:

Problemas na instalação:

  • Verifique se todas as atualizações de segurança estão em dia. Não há uma atualização específica, o importante é que todas estejam em dia;

  • Caso haja alguma atualização pendente, oriente o cliente a realizá-la e, em seguida, tentar instalar novamente.

Problemas após a instalação:

  • Neste cenário, como o cliente já realizou a instalação do Nibo Impressora anteriormente, caso haja alguma atualização pendente, é necessário orientá-lo a realizá-la e, em seguida, desinstalar e instalar a impressora novamente;

  • No processo de desinstalação, é essencial que a pasta “Nibo Impressora” seja excluída do Disco Local (C:) do computador. Para isso, acesse um dos caminhos abaixo:

    • C:\Nibo\Nibo Impressora; ou

    • C:\Program Files\Nibo Impressora.

Baixando o Nibo Impressora

Para baixar o instalador, o usuário poderá seguir dois caminhos:

Configurações → Atalhos → Outras funções → Baixar Nibo Impressora

Obrigações → Conferência → Baixar Nibo Impressora

Instalando o Nibo Impressora

1 - Execute o arquivo Nibo Impressora.msi

2 - Clique em “Avançar”

3 - Clique em “Avançar” novamente

4 - Clique em “Avançar” novamente

5 - Clique em “Fechar” para concluir a instalação.

Logando no Nibo Impressora

Após o processo de instalação, o sistema vai solicitar o e-mail e senha do usuário. Esse login deverá ser o mesmo que o usuário acessa o contador.nibo.com.br.

Trocando de usuário

Para trocar de usuário, deve-se seguir os seguintes passos:

Menu Iniciar → Trocar de usuário → Nibo Impressora → Trocar de usuário

Modo de Usar

Existem dois fluxos que o usuário poderá usar para que o documento chegue na tela de conferência:

Imprimindo um documento

Após gerar o documento em qualquer sistema contábil ou site do governo, com o arquivo aberto, basta clicar no botão “imprimir” que o documento aparecerá na tela de conferência.

Abra um arquivo > Clique no botão Imprimir

Selecione a Impressora “Enviar para Nibo Obrigações” e clique no botão “Imprimir”.

Assim que processo de impressão for iniciado, uma notificação aparecerá para o usuário informando a quantidade de documentos enviados para processamento.

Quando o processo de impressão for concluído, aparecerá uma notificação informando para o usuário quantos documentos foram processados.

Após a conclusão do processo de impressão, o documento concluído com sucesso aparecerá na tela de Conferência.

Enviando para Nibo Obrigações

O usuário poderá enviar várias pastas com documentos ou vários documentos de uma única vez para a tela de conferência. Basta selecionar todos eles e depois clicar em “Enviar para” > “Nibo Obrigações”.

Acesse a pasta ou o arquivo que deseja enviar para o Nibo Obrigações;

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta > Enviar para > Nibo Obrigações

Assim que o processo de upload for iniciado, uma notificação aparecerá para o usuário informando a quantidade de documentos enviados para processamento.

Quando o processo for concluído, aparecerá uma notificação informando para o usuário quantos documentos foram processados.

Após a conclusão do processo de upload, todos os documentos concluídos com sucesso aparecerão na tela de Conferência.

Notificações

Antes e durante o processo de impressão, várias notificações poderão aparecer para os usuários. Segue abaixo os tipos de notificações e as respectivas regras para elas aparecerem.

Após o usuário realizar o login

Após o usuário realizar o login, se os dados estiverem corretos, uma mensagem de confirmação vai aparecer para ele.

Essa notificação vai aparecer nos seguintes cenários:

  • Após a instalação e o usuário realizar o login, a mensagem de confirmação de acesso deverá aparecer para ele.

  • Após o fluxo de troca de usuário.

  • Quando o usuário clicar no nome "Saiba como utilizar" ele será direcionado para o vídeo do Nibo Impressora na central do conhecimento.

  • Essa notificação permanecerá na tela até que o usuário clique no botão fechar (X).

Antes de imprimir

Ao fazer a impressão de um documento, caso o Nibo Impressora não consiga iniciar o processo de impressão, o usuário será notificado do erro e também receberá um feedback de outra forma de enviar o documento para a tela de Conferência.

Notificação 1 - Não foi possível enviar o documento para o Nibo Obrigações;

  • Ao clicar no botão "OK ou no ícone X" a caixa de notificação será fechada;

  • Essa notificação aparecerá no centro da tela .

Durante o processo de envio/impressão

Durante o processo de impressão/envio, podemos ter alguns documentos processados com sucesso e outros com erros. Nos dois cenários o usuário será notificado durante o processamento.

Fluxo com sucesso (com 1 ou vários documentos)

Notificação 2 - Subindo 1 ou vários documentos (início do processamento)

  • Essas notificações vão aparecer quando o usuário fizer a ”impressão” de um documento ou fizer o envio de um ou vários documentos através do “enviar para Nibo Obrigações'';

  • A barra de progresso iniciará na cor cinza;

  • A quantidade de documentos subindo será o total de documentos impressos/enviados pelo usuário.

Notificação 3 - Subindo vários documentos (processamento em andamento)

  • Essas notificações vão aparecer até que o processo de impressão/envio seja concluído;

  • A barra de progresso mostrará de forma proporcional a quantidade de documentos concluídos e os não concluídos;

  • A quantidade de documentos subindo será o total de documentos impressos/enviados pelo usuário;

  • A cor azul representa a quantidade de documentos processados e a cor cinza a quantidade de documentos não iniciados.

Notificação 4 - Carregamento concluído para 1 ou vários documentos (fim processamento)

  • Essas notificações vão aparecer quando todos documentos forem concluídos;

  • Ao finalizar o processo de impressão/envio, o sistema mostrará a quantidade de documentos concluídos;

  • Ao clicar em "tela de Conferência" o usuário será direcionado para tela de conferência;

  • Na tela de conferência aparecerá os documentos concluídos pelo Nibo Impressora do usuário logado;

  • Se após a conclusão do processo de impressão/envio não houver nenhum documento com erro, a janela ficará aberta por 5 segundos. Após este tempo, ela será fechada automaticamente;

  • O usuário poderá fechar a janela antes de completar os 5 segundos clicando no botão “X”.

Fluxo com erro (com 1 ou vários documentos)

Notificação 5 - Subindo documentos (início do processamento)

  • Essa notificação mostrará para o usuário os documento que estão subindo para tela de conferência com status “Concluídos e com Erros”;

  • Para fechar a janela, o usuário deverá clicar no botão “X”.

Notificação 6 - Carregamento concluído (fim processamento com erro)

  • Essa notificação mostrará para o usuário os documentos que subiram para tela de conferência com status “Concluídos” e a quantidade de documentos com Erros (aqueles que não subiram para tela de Conferência);

  • Para fechar a janela, o usuário deverá clicar no botão “X”.

Nas notificações 5 e 6 temos: Na barra de progresso, as cores representam:

  • Azul: Tamanho proporcional a quantidade de documentos processados (com sucesso e com erros);

  • Cinza: Tamanho proporcional a quantidade de documentos não iniciados;

Notificação 7 - Subindo 1 documento com erro (início do processamento)

  • Esta notificação será apresentada para o usuário quando 1 documento apresentar erro durante o processo de impressão/envio;

Notificação 8 - Carregamento concluído (fim processamento com erro com 1 documento com erro)

  • Esta notificação será mostrada quando somente um documento apresentar erro durante o processo de impressão/envio;

  • Para fechar a janela, o usuário deverá clicar no botão “X”.

Notificação 9 - Documentos com erro ao subir para o Nibo Obrigações

  • Esta notificação aparecerá após a conclusão do processamento dos documentos;

  • Esta notificação aparecerá no centro da tela;

  • Ao finalizar o processo de impressão/envio, o sistema mostrará a quantidade de documentos com erro;

  • A notificação mostrará o tipo do erro e quais documentos foram impactados;

  • Ao clicar em"tela de Conferência" o usuário será direcionado para tela de conferência.

Notificação 10 - Documentos com erro ao subir para o Nibo Obrigações (com scroll)

  • Essa notificação vai aparecer quando houver muitos documentos com erro;

  • O usuário poderá usar o rolamento da página (scroll) para visualizar as outras mensagens.

Cancelando o processo de impressão/envio

Notificação 11 - Confirmar o cancelamento da impressão/envio

  • Ao clicar no botão "Fechar" ou no "X" a tela de notificação será fechada e o processamento seguirá acontecendo;

  • Ao clicar no botão "Sim, cancelar", o processo de impressão/envio será finalizado e a tela de notificação será fechada;

  • Os documentos que foram concluídos antes do processo de cancelamento aparecerão na tela de conferência.

Notificação 12 - Carregamento interrompido

  • Os documentos que tiverem o carregamento interrompido não aparecerão na tela de conferência. Eles serão listados nesta notificação.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)

Manual de instalação do Nibo Impressora

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