O que é o Nibo Radar e-CAC?
O Radar e-CAC é uma solução que maximiza a produtividade do contador, centralizando diversas consultas à API oficial do e-CAC em um só lugar, trazendo segurança e credibilidade para o escritório.
Ele é dividido em 5 funcionalidades:
Caixa Postal
Situação Fiscal
Consulta de CND
Parcelamento
Pagamento Verificado.
Certificado digital
Para o pleno funcionamento do Nibo Radar e-CAC, é obrigatório adicionar o certificado digital.
No menu lateral, acesse “Configurações > Escritório”.
Procure pelo campo "Certificado digital”.
Adicione o seu certificado do tipo A1, PFX ou P12 contendo as procurações dos seus clientes.
Clique em "Salvar configurações".
⚠️ IMPORTANTE:
Para consultar as informações dos seus clientes no Nibo Radar e-CAC, certifique-se de que seu certificado digital contenha a procuração dos clientes. Sem as procurações, o sistema não será capaz de realizar as consultas.
Parcelamentos
Tipos de Parcelamentos
Nesta funcionalidade, o contador poderá consultar os seguintes parcelamentos:
Parc SN
Parc SN Especial
Pert SN
RELP SN
Parc MEI
Parc MEI Especial
Pert MEI
RELP MEI
Configurações de Parcelamentos
Após adicionar o certificado, é necessário realizar a primeira configuração de parcelamentos para ativar o módulo.
Clique em “Ativar agora” — a tela de configurações de parcelamento será exibida.
Nela, você deverá definir o departamento, a obrigação e o responsável de cada tipo de parcelamento. É importante que essa configuração seja realizada, pois, após a emissão, a guia será direcionada para a tela de conferência do usuário definido na configuração.
⚠️ IMPORTANTE:
Na importação inicial, a emissão das guias de parcelamento será de acordo com o mês em que a busca foi realizada. As guias do mês só serão emitidas após o dia 12. Se a importação for realizada após o dia 12, os parcelamentos serão cadastrados e as guias serão emitidas automaticamente.
Enquanto a busca dos parcelamentos é realizada, o contador pode continuar navegando na ferramenta normalmente.
Adicionar parcelamento de forma manual
Para adicionar um parcelamento, basta clicar em “+ Adicionar Parcelamento”, no canto superior direito.
Após isso, selecione o cliente e o tipo de parcelamento e clique em “Buscar”.
Pronto! O Nibo vai buscar os parcelamentos que envolvem o cliente e o tipo selecionado.
No menu principal da aba de Parcelamento, o contador tem acesso a todos os parcelamentos adicionados, podendo ver seu status, parcela básica, quantidade de parcelas que já foram pagas, atrasos e a data da última consulta.
Detalhes do Parcelamento
Ao clicar em um dos parcelamentos, abrirá a tela de detalhes onde é possível vincular o parcelamento a uma tarefa ou processo. Além disso, também dará acesso a informações como adesão, forma de pagamento e filtro de Pagas/A pagar.
Também é possível emitir uma guia de pagamento manualmente e direcioná-la automaticamente para a tela de conferência, facilitando o envio para o cliente.
Emissão automática das guias
As guias de parcelamento são emitidas automaticamente após a atualização mensal dos parcelamentos. No entanto, o contador pode optar por desabilitar essa funcionalidade.
Para desativar a emissão automática de guia, clique no detalhe do parcelamento desejado, encontre a caixa “Emissão automática de guia” e clique em “Desativar”.
Emissão manual das guias
Para realizar a emissão manual das guias, basta clicar no detalhe do parcelamento. Mais abaixo, você clica no botão de download referente a parcela que deseja emitir.
Rotina de atualização dos parcelamentos
O contador pode escolher a data em que a ferramenta vai verificar se há novas guias para serem enviadas, além de atualizar os parcelamentos que estão em andamento.
Basta ir em “Parcelamentos”, “Configurações” e clicar em “Editar” na caixa de “Data de atualização, geração e envio das guias”. O contador pode escolher entre os dias 12, 15, 20 ou 25 de cada mês.
Situação Fiscal
Com a funcionalidade de Situação Fiscal, o contador pode consultar a situação fiscal do cliente rapidamente, sem precisar sair do ecossistema do Nibo.
Consulta dos clientes
Para consultar a situação fiscal de um cliente, o contador deve clicar na aba “Situação Fiscal”. Uma lista de clientes disponíveis para consulta aparecerá. A consulta pode ser feita de duas maneiras, que serão explicadas mais adiante.
Ao clicar no cliente desejado, você será direcionado para uma tela de detalhes da consulta. Nessa tela, você pode visualizar a data de geração do relatório fiscal, o status atual do cliente e acessar o documento oficial do relatório extraído do e-CAC. Além disso, a lista abaixo fornece um resumo das irregularidades associadas ao cliente.
Atualização automática da situação fiscal
A ferramenta disponibilizará, de forma automática, uma atualização da situação fiscal dos clientes por mês. O contador poderá escolher em qual dia do mês ocorrerá essa atualização. Para isso basta ir em “Configurações”, depois em “Situação Fiscal” e, por fim, “Editar”.
Atualização manual da situação fiscal
Além da atualização automática realizada uma vez ao mês na data configurada, o contador poderá realizar atualizações manuais, limitada a uma atualização por semana.
IMPORTANTE
Se a empresa filial não tiver documentos para consultar por já terem sido informados na matriz, a haverá um link direcionando para a matriz.
Alerta de novas pendências
O contador será notificado sobre novas pendências dos clientes. Além do filtro “Nova pendência”, um selo amarelo de alerta é exibido na lista de clientes sempre que uma nova pendência surgir desde a última consulta.
Caixa Postal
A funcionalidade Caixa Postal permite que o contador consulte as mensagens da caixa fiscal a nível federal de todos os seus clientes.
Como consultar a caixa postal
Para realizar a consulta, clique na aba "Caixa postal". Será exibida a lista de mensagens da caixa postal dos clientes.
IMPORTANTE
A lista exibirá as mensagens da caixa postal de todos os clientes vinculados ao contador.
Identificando mensagens prioritárias
Caso a mensagem recebida seja de alta prioridade, uma bandeira de sinalização será exibida ao lado da mensagem, indicando que ela deve ser aberta com urgência.
Visualização e leitura das mensagens
Ao clicar para visualizar uma mensagem, ela será marcada como lida automaticamente no portal e-CAC.
⚠️ ATENÇÃO
A data exibida na primeira coluna da listagem está sincronizada com a data de abertura no e-CAC. Se a mensagem já tiver sido aberta diretamente pelo portal, essa data aparecerá na coluna “1ª leitura”.
Detalhes da mensagem
Ao abrir uma mensagem na Caixa postal, você será direcionado para a tela de detalhes, onde é possível visualizar o conteúdo completo.
Nessa tela, também é possível acessar o histórico de abertura da mensagem dentro do Nibo.
CND
A funcionalidade CND permite que o contador consulte as certidões negativas de débitos federais dos seus clientes de forma rápida, sem precisar sair do ecossistema Nibo.
Como consultar a CND
Para realizar a consulta, clique na aba “CND”.
Você será direcionado para a tela de Certidões, onde poderá visualizar o status atual da certidão de cada cliente:
Regularizada
Positiva
Negativa
Não consultada
⚠️ ATENÇÃO:
A Certidão Negativa de Débitos (CND) é emitida manualmente e tem o custo de R$ 1,00 por certidão.
Para gerar uma certidão, acesse o menu lateral da tela e clique em “Consultar CND”.
Assim que a certidão for gerada, você receberá uma notificação na Central de notificações, localizada no canto superior direito da tela.
CND de Filiais
Caso você tenha gerado a certidão de uma empresa filial, é necessário acessar a matriz para visualizar as informações.
Visualizando e vinculando a CND
Depois que a certidão for gerada, clique sobre o cliente desejado na lista.
Na tela de detalhes do documento, você poderá visualizar a certidão e também atribuir uma tarefa ou processo diretamente a ela.
Pagamento Verificado
Com essa funcionalidade, o contador poderá verificar facilmente, quais documentos foram pagos e quais ainda não foram.
A partir do dia 10 de cada mês, o sistema realizará as verificações de pagamento dos documentos. Você poderá visualizar essas verificações na tela de protocolos e também na tela de detalhes do protocolo.
ATENÇÃO
Os documentos elegíveis a serem verificados são DARF e DAS.
Selo azul
O selo azul de “relógio” na lista de protocolos indica que o documento pode ser verificado automaticamente e ainda não foi pago.
Selo verde
O selo verde comunica ao contador que aquele respectivo documento foi devidamente pago. Passando o cursor do mouse no selo, é possível saber a data em que foi realizado o pagamento.
Visualização do cliente
Além do contador poder visualizar o status do pagamento, o cliente também terá acesso a essa informação no Nibo Empresa.
Basta ir em “Documentos recebidos”, selecionar o documento que deseja visualizar o status e, ao abrir a tela de detalhes, na parte superior da tela, terá o status.



























