Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:
Neste artigo você aprenderá sobre os seguintes temas:
Como baixar o Nibo Assistente?
Para baixar o instalador, o usuário poderá seguir dois caminhos:
Caminho 1:
Basta acessar seu Painel do Contador, ir na aba de ‘Configurações’, e em seguida na aba de ‘Atalhos’. No campo ‘Outras funções’ clique em ‘Baixar Nibo Assistente’ e siga o processo de instalação.
Caminho 2:
Basta acessar seu Painel do Contador, ir na aba de ‘Obrigações’, e em seguida na aba de ‘Conferência’ e clique em ‘Baixar Nibo Assistente’ para iniciar o processo de instalação.
Como configurar o monitoramento de pastas do Nibo Assistente?
Para realizar o monitoramento de pastas, o Nibo assistente deve estar baixado e instalado e seu ícone estará na área de trabalho do computador.
Ao clicar duas vezes, o programa iniciará. Na primeira vez de uso, uma nova janela aparecerá, solicitando que o usuário preencha seu e-mail e senha. Caso você já tenha aberto o Nibo assistente, este processo é automático, portanto recomendamos que você insira o e-mail e senha do usuário que utiliza essa máquina diariamente.
E você poderá confirmar que o Nibo assistente está ativo ao checar os Ícones Ocultos na barra de tarefas do seu computador, próximo a data e a hora.
Ao clicar com o botão direito do seu mouse no ícone, se direcione para “Configurações”.
Uma nova janela aparecerá. Selecionando a opção “Adicionar Pasta” será possível escolher as pastas que serão monitoradas. O que você precisa saber antes de realizar este processo?
1º - O Nibo assistente, a partir de agora, subirá para a tela de conferência, todos os novos arquivos que você inserir dentro destas pastas, mesmo que estejam em subpastas. Confira se os documentos que você e sua equipe salvam dentro da pasta em questão são de fato obrigações que serão protocoladas no Nibo.
2º- A Tela de Conferência é única para cada usuário. O usuário 1 não vê a tela de conferência do usuário 2.
3º- Recomendamos que o monitoramento de uma determinada pasta seja realizado por apenas um funcionário, para que os arquivos não subam em duplicidade para tela de conferência do usuário 1 e do usuário 2.
Sabendo disso, você pode iniciar o monitoramento. Basta escolher a pasta em questão e preencher os campos:
*Tipo de Obrigação - O usuário informará ao programa se esta pasta contém arquivos de obrigações acessórias (DCTF, DIRF e SPED para arquivos de .txt e .rec).
*Data de Início de Monitoramento - Essa data precisa ser anterior a data de modificação do arquivo e da pasta. Se a data selecionada for posterior a data de modificação das pastas e arquivos, os documentos não subirão para a tela de conferência.
Clicando em “Salvar” o monitoramento será iniciado!
Lembre-se:
O programa só irá levar ao site do Nibo os novos arquivos que forem inseridos na pasta e não os pré-existentes.
O Assistente não abre automaticamente. Observe se ele está ativo na sua barra de tarefas, antes de salvar novos documentos nas pastas monitoradas.