Vídeo tutorial:
Pré-requisitos para instalação do Nibo assistente
Temos os seguintes pré-requisitos técnicos da ferramenta, que precisamos que estejam em conformidade na sua máquina também:
1 - liberação dos domínios no servidor os endereços DNS
2 - Portas
Portas: 80 e 443.
3 - Criar exceções nos Antivírus
C:\Nibo\App\Versions\0.111\Nibo.Obligations.exe
C:\Nibo\App\Nibo.Launcher.exe
4 - Sistema Operacional
.net framework 4.7.2
Windows 7 SP1 ou maior
Importante: Atualmente no Windows Server a ferramenta não funciona, então caso essa seja a versão da sua máquina, é importante se atentar a essa informação.
Como baixar o Nibo assistente?
Para baixar o instalador, o usuário poderá seguir dois caminhos:
Opção 1)
Basta acessar seu Painel do Contador, ir na aba de "Configurações", e em seguida na aba de "Atalhos". No campo "Outras funções" clique em "Baixar Nibo Assistente" e siga o processo de instalação.
Configurações → Atalhos
No campo "Outras funções" clique em "Baixar Nibo Assistente" e siga o processo de instalação.
Opção 2)
Basta acessar seu Painel do Contador, ir na aba de "Obrigações", e em seguida na aba de "Conferência" clique em "Baixar Nibo Assistente" para iniciar o processo de instalação.
Conferência → Baixar Nibo Assistente
Conferência → Baixar Nibo Assistente
Como configurar o monitoramento de pastas do Nibo Assistente?
Para realizar o monitoramento de pastas, o Nibo assistente deve estar instalado e seu ícone ativo na área de trabalho do computador.
E você poderá confirmar que está ativo ao checar os Ícones Ocultos na barra de tarefas do seu computador, próximo a data e a hora. Ao clicar com o botão direito do seu mouse no ícone, se direcione para "Configurações".
Ao clicar duas vezes, o programa iniciará.
Na primeira vez de uso, uma nova janela aparecerá, solicitando que o usuário preencha seu e-mail e senha. Caso você já tenha aberto antes, este processo é automático, e recomendamos que você insira o login do usuário que utiliza essa máquina sempre.
Na nova janela, selecione a opção "Adicionar Pasta" para escolher as pastas que serão monitoradas no seu computador.
Alguns pontos importantes ao realizar este processo seriam:
1º- O Nibo Assistente, a partir de agora, subirá para a tela de "Conferência", todos os novos arquivos que você inserir dentro destas pastas monitoradas, mesmo que estejam em subpastas. É importante verificar se todos os documentos salvos dentro da pasta em questão são de fato obrigações que serão protocoladas no Nibo.
2º- A visualização da tela de "Conferência" é única para cada usuário, e o usuário 1 não consegue ver a tela do usuário 2.
3º- Recomendamos que o monitoramento de uma determinada pasta seja realizado por apenas um usuário, para que os arquivos não subam em duplicidade à tela de "Conferência" de mais de um usuário e sejam protocolados por ambos.
Sabendo disso, você pode iniciar o monitoramento, escolhendo a pasta em questão e preenchendo os campos:
Tipo de Obrigação - O usuário informará ao programa se esta pasta contém arquivos de obrigações acessórias (DCTF, DIRF e SPED para arquivos de .txt e .rec) ou outras obrigações.
Data de Início de Monitoramento - Essa data precisa ser anterior a data de modificação do arquivo e da pasta. Se a data for posterior a data de modificação das pastas e arquivos, os documentos não subirão para a tela de "Conferência".
Clicando em "Salvar" o monitoramento será iniciado!
Lembre-se:
O programa só irá levar ao Painel do Contador os novos arquivos que forem inseridos na pasta e não os pré-existentes.
O Nibo Assistente não abre automaticamente, então é necessário observar se ele está ativo na sua barra de tarefas, antes de salvar novos documentos nas pastas monitoradas.
O Nibo Assistente apenas realiza o renomeio e a identificação dos documentos que já possuem a leitura do robô padrão criado pelo próprio Nibo. Você pode conferir quais obrigações possuímos esta automação na leitura, nesta lista.
É possível também configurar a ferramenta para monitorar pastas no servidor, porém recomendamos atenção aos pontos importantes citados acima.
Resolução de alguns problemas no Nibo Assistente
Documentos não sobem para “Conferência”
Caso os documentos inseridos na pasta monitorada não estejam sendo enviados para a tela de "Conferência", é necessário verificar se todas as configurações do processo estão corretas. São elas:
1- Confirme se o Nibo Assistente estava ativo antes de você inserir documentos na(s) pasta(s) monitorada(s). Verifique nos itens ocultos da sua barra de tarefas, ao lado direito inferior, perto da data e hora.
2 - Observe se o usuário logado na ferramenta é o mesmo logado no site do Nibo.
3 - Verifique as pastas monitoradas, principalmente o campo "Data de início de monitoramento". Se esta data for posterior a data de modificação do documento no seu computador, o Assistente não subirá para tela de "Conferência" do arquivo. Para confirmar esta informação, basta se direcionar para "Configurações". Nesta tela será possível editar e visualizar quais pastas estão monitoradas e esta campo da data.
4 - Analise se a pasta monitorada está criada dentro de algum Drive. Caso sim, o Assistente Nibo, geralmente, promove a subida de arquivos para tela de "Conferência" mais lentamente, devido a atualização do Drive acontecer concomitantemente.
Além disso, é importante também verificar se os pré-requisitos técnicos do primeiro tópico estão em conformidade na sua máquina.
Como importar empresas pelo Nibo Assistente?
Depois de instalada, é possível também importar automaticamente seus clientes para o Nibo Obrigações pela ferramenta, e para isso basta logar com o mesmo e-mail e senha que utiliza para acessar o Nibo normalmente e clicar em "Entrar".
Depois que a tela de "Configurações" for carregada clique em "Importação de clientes".
Selecione a pasta que está com o backup de seus clientes clicando em "Selecionar pasta" e posteriormente clique em "Iniciar".
Pronto, bem simples e rápido não é mesmo? Em poucos segundos foram importadas suas empresas, e você poderá verificá-las no módulo de "Clientes" do seu Painel do Contador.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)