Passar para o conteúdo principal
Nibo Assistente
Atualizado há mais de 2 meses

Vídeo tutorial:

Pré-requisitos para instalação do Nibo assistente

Temos os seguintes pré-requisitos técnicos da ferramenta, que precisamos que estejam em conformidade na sua máquina também:

1 - liberação dos domínios no servidor os endereços DNS

2 - Portas

Portas: 80 e 443.

3 - Criar exceções nos Antivírus

C:\Nibo\App\Versions\0.111\Nibo.Obligations.exe

C:\Nibo\App\Nibo.Launcher.exe

4 - Sistema Operacional

.net framework 4.7.2

Windows 7 SP1 ou maior

Importante: Atualmente no Windows Server a ferramenta não funciona, então caso essa seja a versão da sua máquina, é importante se atentar a essa informação.


Como baixar o Nibo assistente?

Para baixar o instalador, o usuário poderá seguir dois caminhos:

Opção 1)

Basta acessar seu Painel do Contador, ir na aba de "Configurações", e em seguida na aba de "Atalhos". No campo "Outras funções" clique em "Baixar Nibo Assistente" e siga o processo de instalação.

Configurações → Atalhos

No campo "Outras funções" clique em "Baixar Nibo Assistente" e siga o processo de instalação.

Opção 2)

Basta acessar seu Painel do Contador, ir na aba de "Obrigações", e em seguida na aba de "Conferência" clique em "Baixar Nibo Assistente" para iniciar o processo de instalação.

Conferência → Baixar Nibo Assistente

Conferência → Baixar Nibo Assistente


Como configurar o monitoramento de pastas do Nibo Assistente?

Para realizar o monitoramento de pastas, o Nibo assistente deve estar instalado e seu ícone ativo na área de trabalho do computador.

E você poderá confirmar que está ativo ao checar os Ícones Ocultos na barra de tarefas do seu computador, próximo a data e a hora. Ao clicar com o botão direito do seu mouse no ícone, se direcione para "Configurações".

Ao clicar duas vezes, o programa iniciará.

Na primeira vez de uso, uma nova janela aparecerá, solicitando que o usuário preencha seu e-mail e senha. Caso você já tenha aberto antes, este processo é automático, e recomendamos que você insira o login do usuário que utiliza essa máquina sempre.

Na nova janela, selecione a opção "Adicionar Pasta" para escolher as pastas que serão monitoradas no seu computador.

Alguns pontos importantes ao realizar este processo seriam:

1º- O Nibo Assistente, a partir de agora, subirá para a tela de "Conferência", todos os novos arquivos que você inserir dentro destas pastas monitoradas, mesmo que estejam em subpastas. É importante verificar se todos os documentos salvos dentro da pasta em questão são de fato obrigações que serão protocoladas no Nibo.

2º- A visualização da tela de "Conferência" é única para cada usuário, e o usuário 1 não consegue ver a tela do usuário 2.

3º- Recomendamos que o monitoramento de uma determinada pasta seja realizado por apenas um usuário, para que os arquivos não subam em duplicidade à tela de "Conferência" de mais de um usuário e sejam protocolados por ambos.

Sabendo disso, você pode iniciar o monitoramento, escolhendo a pasta em questão e preenchendo os campos:

Tipo de Obrigação - O usuário informará ao programa se esta pasta contém arquivos de obrigações acessórias (DCTF, DIRF e SPED para arquivos de .txt e .rec) ou outras obrigações.

Data de Início de Monitoramento - Essa data precisa ser anterior a data de modificação do arquivo e da pasta. Se a data for posterior a data de modificação das pastas e arquivos, os documentos não subirão para a tela de "Conferência".

Clicando em "Salvar" o monitoramento será iniciado!

Lembre-se:

  • O programa só irá levar ao Painel do Contador os novos arquivos que forem inseridos na pasta e não os pré-existentes.

  • O Nibo Assistente não abre automaticamente, então é necessário observar se ele está ativo na sua barra de tarefas, antes de salvar novos documentos nas pastas monitoradas.

  • O Nibo Assistente apenas realiza o renomeio e a identificação dos documentos que já possuem a leitura do robô padrão criado pelo próprio Nibo. Você pode conferir quais obrigações possuímos esta automação na leitura, nesta lista.

É possível também configurar a ferramenta para monitorar pastas no servidor, porém recomendamos atenção aos pontos importantes citados acima.


Resolução de alguns problemas no Nibo Assistente

  • Documentos não sobem para “Conferência”

Caso os documentos inseridos na pasta monitorada não estejam sendo enviados para a tela de "Conferência", é necessário verificar se todas as configurações do processo estão corretas. São elas:

1- Confirme se o Nibo Assistente estava ativo antes de você inserir documentos na(s) pasta(s) monitorada(s). Verifique nos itens ocultos da sua barra de tarefas, ao lado direito inferior, perto da data e hora.

2 - Observe se o usuário logado na ferramenta é o mesmo logado no site do Nibo.

3 - Verifique as pastas monitoradas, principalmente o campo "Data de início de monitoramento". Se esta data for posterior a data de modificação do documento no seu computador, o Assistente não subirá para tela de "Conferência" do arquivo. Para confirmar esta informação, basta se direcionar para "Configurações". Nesta tela será possível editar e visualizar quais pastas estão monitoradas e esta campo da data.

4 - Analise se a pasta monitorada está criada dentro de algum Drive. Caso sim, o Assistente Nibo, geralmente, promove a subida de arquivos para tela de "Conferência" mais lentamente, devido a atualização do Drive acontecer concomitantemente.

Além disso, é importante também verificar se os pré-requisitos técnicos do primeiro tópico estão em conformidade na sua máquina.


Como importar empresas pelo Nibo Assistente?

Depois de instalada, é possível também importar automaticamente seus clientes para o Nibo Obrigações pela ferramenta, e para isso basta logar com o mesmo e-mail e senha que utiliza para acessar o Nibo normalmente e clicar em "Entrar".

Depois que a tela de "Configurações" for carregada clique em "Importação de clientes".

Selecione a pasta que está com o backup de seus clientes clicando em "Selecionar pasta" e posteriormente clique em "Iniciar".

Pronto, bem simples e rápido não é mesmo? Em poucos segundos foram importadas suas empresas, e você poderá verificá-las no módulo de "Clientes" do seu Painel do Contador.



​Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


Respondeu à sua pergunta?