Como usar o demonstrativo de fluxo de caixa
No geral, o demonstrativo de fluxo de caixa fornece uma visão abrangente dos fluxos de caixa da empresa durante o período coberto pelo demonstrativo, incluindo quanto dinheiro foi gerado ou usado pelas atividades de operações, atividades de financiamento e atividades de investimento da empresa.
Ao analisar o demonstrativo de fluxo de caixa, gestores e investidores podem obter insights sobre a saúde financeira da empresa e sua capacidade de gerar dinheiro, o que pode ajudar a orientar decisões estratégicas do dia a dia e também decisões de investimento.
Composição do fluxo de caixa
Ele é composto por três principais seções de fluxo de caixa:
Resultado operacional
Atividades de financiamento
Atividades de investimento.
Resultado operacional
Esta seção do demonstrativo de fluxo de caixa mostra os fluxos de caixa que são gerados ou usados pelas principais atividades comerciais de uma empresa.
Inclui dinheiro recebido de clientes, pagamentos a fornecedores e funcionários e outras despesas operacionais. Esta seção fornece informações sobre a capacidade da empresa de gerar dinheiro a partir de suas atividades comerciais principais.
Atividades de financiamento
Esta seção do demonstrativo de fluxo de caixa mostra os fluxos de caixa relacionados ao financiamento das operações da empresa.
Inclui dinheiro recebido da emissão de dívida ou capital próprio, pagamentos feitos a credores ou acionistas e quaisquer dividendos pagos aos acionistas. Esta seção fornece informações sobre a capacidade da empresa de levantar capital e gerenciar sua dívida.
Atividades de investimento
Esta seção fornece informações sobre as atividades de investimento da empresa, compra ou venda de ativos, incluindo propriedade, planta e equipamentos e quaisquer investimentos em outras empresas.
Inclui dinheiro recebido da venda de ativos ou investimentos, bem como dinheiro gasto na aquisição de novos ativos ou investimentos.