Lista de obrigações
Atualizado há mais de uma semana

Como criar uma obrigação?

Para criar uma obrigação basta acessar o Painel do Contador e clicar em “Obrigações” no menu lateral e se direcionar para a tela de “Configurações”. Na opção “Lista de obrigações”, clique no botão “+ Nova obrigação” e depois em “+ Criar personalizada”.

Obrigações → Configurações → Lista de obrigações → + Nova obrigação → + Criar personalizada.

Na nova janela, preencha os dados da obrigação conforme relação abaixo:

  • Campo “Obrigação”: Preencha o nome da obrigação a ser criada.

  • Campo “Documento Tipo”: Selecione entre as opções Pagamento, Cadastral ou Declaração.

  • Campo “Departamento”: Selecione a qual departamento a obrigação pertence.

  • Campo “Apelido”: Preencha o apelido da obrigação com um máximo de 6 caracteres alfanuméricos. Importante frisar que este campo é de preenchimento obrigatório

  • Campo “Entrega somente Manual”: Este campo deve ser habilitado no caso de as entregas dos documentos desta obrigação serem sempre na forma manual.

  • OBS: Caso você deseje escolher o tipo de entrega no momento do protocolo, este campo não deve ser habilitado.

  • Campo “Controle de Vencimento”: Este campo deve ser habilitado quando você desejar criar uma regra de vencimento para a obrigação.

  • Campo “Meta Interna”: Informe com quantos dias úteis de antecedência ao vencimento da obrigação a contabilidade quer ser notificada da pendência. A partir daqui será configurado o prazo de entrega no seu calendário.

  • Campo “Recálculo”: Neste campo você deverá informar “não”. Caso queira criar uma obrigação de recálculo, pode conferir os passos clicando aqui.

Após, deverá ser preenchido o "Cadastro de regras de vencimento" que define a configuração de como a obrigação será controlada no "Calendário".

  • Campo "Frequência": Preencha a frequência da obrigação. Ela pode ser decendial, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual.

  • Campo "Meses": Preencha com quantos meses subsequentes a competência aquela obrigação vence.Por exemplo:

    0 = a obrigação vence no mesmo mês de competência;

    1 = vence no mês seguinte à competência da obrigação, e assim sucessivamente;

  • Campo “Dia do Vencimento”: Preencha o dia do vencimento da obrigação.

  • Campo “Data não útil”: Existem 4 regras para quando o dia do vencimento da obrigação cair em uma data não útil.

⚠️ Atenção: sempre utilize o campo de simular vencimento, na criação de uma nova obrigação, para verificar a regra de vencimento inserida.

  • Campo “Informação Padrão ao Cliente”: Preencha o campo com informação padrão que será enviada ao cliente sempre que for realizado o protocolo da referida obrigação.

  • Campo “Permissão de Acesso”: Selecione somente se algum usuário de seu cliente não deve ter acesso a esta obrigação.

Após cadastrar todas as informações da obrigação, basta clicar no botão azul “salvar”, no canto inferior direito da tela, e sua obrigação estará criada.


Como alterar a meta interna de uma obrigação?

Basta acessar o menu "Obrigações", clicar na aba de "Configurações" e em "Lista de obrigações". Ao encontrar a obrigação desejada, basta clicar no lápis de edição e na opção "Meta interna". Neste campo você poderá alterar como desejar e clique em “Salvar” para finalizar o processo.

Obrigações → Configurações → Lista de obrigações → Lápis de edição ao lado da obrigação desejada → Meta interna.


Como dar baixa justificada em lote?

Para isso basta ir no Painel do Contador em "Obrigações", "Calendário" e colocar no filtro por atividade. Após isso basta clicar sobre a obrigação desejada e selecionar o quadrado ao lado do campo "cliente", para que todos os clientes desta obrigação sejam selecionados. Na nova janela aberta no fim da página basta informar o motivo da baixa justificada e clicar em "aplicar baixa".


Como dar baixa justificada pelo Mapa de pendências?

É possível aplicar esta baixa em lote diretamente no Mapa de Pendências, e para isso basta ir no Painel do Contador em "Obrigações", "Relatórios" e aplicar os filtros como desejar. Após isso basta clicar sobre a obrigação desejada e selecionar o quadrado ao lado da obrigação desejada. Na nova janela aberta no fim da página basta informar o motivo da baixa justificada e clicar em "Aplicar baixa".

Para realizar esta baixa em lote, basta clicar no quadrado ao lado do campo "Empresa" para selecionar todas as obrigações listadas e aplicar a baixa no fim da página.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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