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Relatórios do Nibo Obrigações

Agora você tem uma ferramenta de gestão assertiva e um ótimo aliado para incentivar a sua equipe!

Atualizado há mais de um mês


Relatório de Produtividade

O Relatório de Produtividade mostra, em tempo real, quais documentos foram entregues dentro ou fora do prazo, segmentando as informações em níveis de análise como: visão geral do escritório, por departamento e por usuário.

Nesta tela, você pode filtrar por meta interna ou por vencimento, e terá uma perspectiva mais ampla do andamento das entregas do escritório.

Para acessar basta ir em "Obrigações", clicar em "Relatórios" e optar por "Produtividade":

Se quiser informações mais específicas, basta verificar, ao lado direito, a análise por departamento. Também será possível acompanhar o desempenho por funcionário.

Em cada gráfico, teremos uma legenda de cores informando o status de cada etapa dentro do fluxo de controle de obrigações. Separamos por:

  • Em aberto: Para os documentos que ainda não foram entregues. Em que, a cor vermelha mais forte, indica os documentos que estão fora do prazo, e a cor verde mais forte, os que irão vencer futuramente.

  • Concluído: Para os documentos que já foram entregues. O vermelho mais claro, informa ao usuário que o documento foi entregue, porém fora do prazo de vencimento. E o verde mais claro, indica que foi concluído e dentro do prazo de vencimento.

Cada tópico está associado a um link onde você poderá ter acesso, com um clique, a listagem de documentações dos clientes em cada um dos status.


Relatório Completo

O Relatório Completo, permite a análise de todos os protocolos realizados e todas as obrigações vinculadas no sistema de forma simples e objetiva.

Para acessá-la basta ir em "Obrigações", "Relatórios", "Completo".

Utilize os diferentes filtros para direcionar sua pesquisa e clique em "Filtrar".

Lembre-se que já estará filtrado pelo período de vencimento do mês atual por padrão.


Mapa de pendências

Através do Mapa de Pendências, é possível visualizar todas as obrigações que estão em atraso, quanto ao prazo de envio, vencimento legal da guia e visualização do cliente. Nesse último caso, o prazo para visualizar é o mesmo de vencimento do arquivo.

Para acessar tal relatório, basta acessar o Obrigações, clicar em "Relatórios" e optar pelo "Mapa de pendências":

Na coluna “Meta interna” temos este esquema de cores:

🔴 Indica que a obrigação já passou do prazo interno estipulado para protocolo

🟢 Indica que não existe pendência

🟡 Indica que o prazo para envio é vigente, ou seja, no mesmo dia da consulta

A coluna do "Vencimento" tem o mesmo sistema de cores, mas aqui, vamos considerar as datas dos vencimentos estipulados por lei.

Na coluna de "Visualização", vamos acompanhar a visualização do seu cliente da seguinte forma:

🔵 Indica que a data de vencimento é futura

🟡 Indica que o vencimento é no mesmo dia da consulta

🔴 Indica que a obrigação venceu e existe a pendência de visualização

🟢 Indica que não há pendências

Quanto às pendências do seu cliente, fique tranquilo! Pois quando chegar o dia de vencimento da obrigação, ele será notificado via e-mail, e quando o documento passar da data de vencimento, ele receberá um outro e-mail para verificar os documentos não visualizados.

⚠️ Importante: O número indicado nas colunas, corresponde ao número de empresas que não receberam os documentos e/ou não visualizaram a obrigação. Para verificar, basta clicar em um deles.

É possível também aplicar a baixa justificada diretamente nesta tela do "Mapa de pendências". Basta clicar sobre a obrigação desejada e selecionar o checkbox ao lado da obrigação desejada, e por fim, clicar em "Aplicar baixa".

⚠️ Atenção: Para aplicar baixas justificadas em lote, basta clicar no quadrado ao lado do campo "Empresa" para selecionar todas as obrigações listadas.


Relatório de auditoria

O relatório de auditoria tem como diferencial a possibilidade de avaliar toda a performance do escritório no vencimento selecionado, e é uma ferramenta poderosa de monitoramento na sua rotina diária.

E para acessar, basta ir em Obrigações, clicar em "Relatórios" e optar por "Auditoria":

Conseguimos utilizar alguns filtros como "Período" (mês e ano), "Cliente", inclusive se deseja ou não exibir clientes arquivados, "Departamento", "Obrigação" e "Responsável", e por fim, basta clicar em "Gerar relatório".

No relatório gerado, serão exibidas as guias nos status "Protocoladas", "Protocolados e não visualizados", e "Concluídos", de acordo com os filtros que foram aplicados anteriormente.


Exportando relatório e listas do Nibo Contador

Para exportar os relatórios clique em "Exportar" no canto superior direito da tela, selecionar o formato de arquivo desejado entre as opções XLSX, CSV ou PDF e aguardar o download.

O sistema apresentará a mensagem "Estamos preparando o relatório, enviaremos uma notificação quando ficar pronto".

E após alguns minutos aparecerá o relatório na "Central de notificações" no ícone de sino no canto superior direito da tela, e para baixá-lo basta clicar sobre a informação desejada.

Atualmente a exportação pode ser realizada neste formato nas seguintes telas:

  • Protocolos;

  • Lista de obrigações;

  • Meus clientes;

  • Contatos;

  • Atendimentos;

  • Relatório completo

Confira abaixo a localização do botão nas páginas que possuem esse recurso:

  • Aba de Protocolos

  • Aba de Relatório Completo

  • Aba de Lista de obrigações

  • Tela de Meus clientes

  • Tela de Contatos

  • Tela de Atendimento

Em relatório de "Auditoria" também é possível exportar a lista com os filtros aplicados, ao clicar em "Gerar relatório", porém neste caso o relatório só é exportado no formato XLSX.


Tipos de exportação do sistema

  • Arquivo XSLX: é o formato das planilhas em Excel. Selecionando esta opção, você terá acesso a uma planilha com as informações contidas no relatório ou lista e poderá manipulá-las de acordo com a sua necessidade: criando filtros, gráficos, etc, além da possibilidade de realizar a importação da mesma em outros sistemas.

  • Arquivo CSV: é um formato que pode ser utilizado para backups e integrações. Todo arquivo CSV pode ser aberto por um editor de texto, como, por exemplo, bloco de notas, Word, LibreOffice, NotePad, etc. Devido às suas características, você poderá importá-lo em qualquer sistema que aceite este formato sem a necessidade de realizar uma edição prévia.

  • Arquivo PDF: neste formato as informações são melhor organizadas visualmente. Pode ser utilizado para levar dados para uma reunião ou para o envio de informações a um cliente. Pode ser aberto em qualquer dispositivo, incluindo celular, sem a necessidade de um aplicativo.

Observações:

  • Relatório completo e tela de protocolos

Como essas telas possuem um grande volume de informações, é necessário selecionar um cliente, uma obrigação ou um período de até três meses nos filtros para realizar a exportação do relatório. Caso isso não aconteça, a seguinte mensagem de erro será apresentada:

  • Formato PDF

O PDF exportado pode não conter todas as colunas que são apresentadas nos formatos XSLX e CSV por possuir uma limitação de espaço.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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