Passar para o conteúdo principal
Recálculo automático

Aprenda como utilizar o Recálculo Automático e tenha tranquilidade e segurança na entrega das obrigações para seus clientes!

Atualizado há mais de 2 semanas

Como habilitar o Recálculo Automático?

Acesse “Configurações” no menu lateral e depois “Escritório” e procure pelo campo "Certificado Digital”. Em seguida, adicione o seu certificado do tipo A1, PFX ou P12 contendo as procurações dos seus clientes, e clique em "Salvar configurações".

⚠️Importante: Para habilitar o Recálculo Automático da guia, certifique-se de que seu Certificado Digital contenha a procuração dos clientes. Sem essa procuração, o sistema não poderá realizar o recálculo da guia.


Como protocolar uma guia com recálculo automático?

Na "tela de conferência", ao adicionar novos documentos e protocolar, você terá a possibilidade de escolher quais guias podem ser recalculadas automaticamente. As guias que o Nibo recalcula automaticamente são:

  • DAS Simples Nacional

  • DAS MEI

  • Darf Sicalc

  • DCTF Web

Para saber se a obrigação em questão pode ter a opção de recálculo ativada, basta conferir na coluna "Recálculo" se a bolinha aparecerá conforme imagem abaixo:

Para habilitar a opção de recálculo individualmente, clique sobre esta bolinha e depois assinale "Habilitar recálculo", por fim em "Tipo de documento" confirme qual seria esta obrigação e salve. Importante se certificar de que essa guia não é um parcelamento.

Também será possível habilitar recálculo automático em lote ao selecionar todos os arquivos desejados e clicar em "Protocolar". Após isso aparecerá uma aba para que você possa ativar o recálculo nestas obrigações e concluir o protocolo.

⚠️ Importante: para sua segurança e comodidade do seu cliente, o Nibo não realiza recálculo de guias de parcelamento.

Ao adicionar uma guia de parcelamento na tela de conferência, o campo de recálculo ficará como "indisponível". conforme imagem acima.

Agora que você já ativou a funcionalidade e já habilitou a opção de recálculo para os documentos permitidos, é só protocolar! A partir do envio, seu clientes poderá atualizar as guias de impostos federais atrasadas em segundos, sem precisar entrar em contato com seu escritório!


Como meu cliente poderá recalcular a guia?

Ao receber um arquivo com a opção do recálculo habilitada e após o vencimento dessa guia de pagamento, seu cliente terá a opção de recalcular o documento dentro do Nibo Empresa.

Para isso basta ele acessar o arquivo desejado na aba de "Documentos recebidos" e clicar na opção "Recalcular documento", conforme imagem abaixo.

Caso o pagamento da guia esteja em aberto, ela será recalculada automaticamente em poucos segundos e o cliente já poderá efetuar o pagamento do novo valor. Mas, se a guia já tiver sido paga, o cliente verá a seguinte mensagem na tela:


Como acompanhar o status do documento?

Para acompanhar este envio da guia, acesse ”Obrigações” no menu lateral esquerdo do Painel do Contador e depois ”Protocolos”, e clique no nome do documento desejado para abrir a tela de “Detalhes do documento” e visualizar seu histórico deste envio.

Na coluna à direita será possível observar o status do documento protocolado, se ele foi pago, recalculado ou se houve algum erro.


Nova data de vencimento

A nova data de vencimento de uma guia recalculada segue as seguintes regras:

  1. Caso a guia esteja dentro dos 60 dias do seu fato gerador, o novo vencimento da guia será no mesmo dia da solicitação do recálculo;

  2. Caso a guia tenha ultrapassado 60 dias do seu fato gerador, o novo vencimento será gerado para o último dia do mês;


Materiais de apoio

Além do vídeo tutorial completo você pode utilizar outros materiais para utilizar o Recálculo Automático:

Com esses materiais fica mais fácil divulgar a funcionalidade para sua equipe e seus clientes.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


Respondeu à sua pergunta?