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Nibo Gestão Financeira
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Como importar dados para o Nibo utilizando a planilha oferecida pelo sistema
Como importar dados para o Nibo utilizando a planilha oferecida pelo sistema
Atualizado há mais de uma semana

Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:

Confira como realizar a importação de dados direto para a sua empresa baixando uma planilha de exemplo e preenchendo com os lançamentos que deseja importar.

É possível importar dados para a Gestão Financeira preenchendo os lançamentos em uma planilha oferecida pelo Nibo e importando a planilha para dentro do sistema.

Com isso, você terá agilidade na importação de novas informações para o Nibo, garantindo o seu controle financeiro.

Passo a passo

No menu lateral, acesse Mais opções > Configurações.

Na aba Empresa, clique em Importar dados.

Selecione a opção Importar a partir de uma planilha de exemplo.

Na janela lateral, baixe a planilha de exemplo fornecida pelo Nibo, clicando no link Planilha de exemplo.

Preencha a planilha com os dados desejados sem apagar o cabeçalho com o título de cada coluna.

Salve a planilha no seu computador e clique em Adicionar planilha.

Atenção:

Verifique as regras de cada informação que deve ser preenchida na planilha de exemplo e os seus formatos corretos.

Para incluir um lançamento

Colunas obrigatórias

  • Nome do contato -> Ex: Maria das Graças [Máximo 200 caracteres]

  • Descrição -> Ex: Treinamento de gestão financeira [Máximo 200 caracteres]

  • Categoria -> Ex: Receita com serviços (Caso informe uma categoria que não esteja cadastrada, ela será criada automaticamente) [Máximo 50 caracteres]

  • Valor -> Ex (recebimento): 4000 / Ex (pagamento): -2500 (Insira apenas o valor inteiro do lançamento. Não inclua “R$” ou “reais”)

  • Vencimento -> Insira a data no formato “dd/mm/yyyy”. Ex: 04/10/2022

Colunas opcionais

  • Tipo de transação -> Ex: informe "Lançamento" ou deixe em branco (caso o campo não seja informado, será automaticamente considerado como lançamento)

  • Previsto para -> Insira a data no formato “dd/mm/yyyy”. Ex: 04/10/2022

  • Competência -> Insira a data no formato “dd/mm/yyyy”. Ex: 04/10/2022

  • Centro de custo -> Ex: Financeiro [Máximo 50 caracteres]

  • Favorito-> Informe "Sim" ou "Não"

  • Tipo de contato -> Escolha entre, Cliente, Fornecedor, Funcionário ou Sócio (Caso o campo não seja informado, valores positivos serão atribuídos para clientes e valores negativos para fornecedores). Ex: "Cliente".

  • Referência -> Ex: n1b0

  • Conta -> Ex: Itaú (Caso a conta seja informada, a baixa no lançamento será realizada automaticamente) [Máximo 50 caracteres]

  • Data pag/rec/transferência -> Insira a data no formato “dd/mm/yyyy”. Ex: 04/10/2022 (Caso o campo não seja informado a data de vencimento será considerada como data da baixa)

Para incluir uma transferência

Colunas obrigatórias

  • Tipo de transação -> Informe "Transferência" (caso o campo não seja informado, será automaticamente considerado como lançamento)

  • Valor -> Ex (transferência de entrada): 4000 / Ex (transferência de saída): -4000. (Insira apenas o valor inteiro do lançamento. Não inclua “R$” ou “reais”)

  • Conta -> Ex: Itaú (não esqueça de criar a linha que identifica a conta de saída e a linha que identifica a conta de entrada) [Máximo 50 caracteres]

  • Data pag/rec/transferência -> Insira a data no formato “dd/mm/yyyy”. Ex: 04/10/2022

Observações importantes:

  • Verifique se o cabeçalho da planilha não foi alterado. Mantenha os títulos originais de cada coluna;

  • Ao definir um “Tipo de Contato” específico, deve-se atentar para o valor informado aceito pelo mesmo. Por exemplo:

    • Cliente - Somente transações de recebimento (valores positivos);

    • Fornecedor e Funcionário - Somente transações de pagamento (valores negativos);

    • Sócio - Transações de recebimento ou pagamento (valores positivos ou negativos).

  • Se a informação passada na sua planilha tiver um número de caracteres maior do que o suportado, a informação será cortada de acordo com a limitação de cada campo.

Obs: Todos os campos não obrigatórios serão desconsiderados ao identificar a coluna Tipo de transação como Transferência.

Após o carregamento da planilha para dentro do sistema, clique em Salvar.

Atenção:

Você receberá um email de confirmação quando a importação for concluída. É importante que aguarde o recebimento deste email para realizar novas alterações na sua empresa.

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