Como usar a tela 'Receber'

Veja como utilizar a tela 'Receber' no Nibo Gestão Financeira e facilite sua rotina no controle das finanças

Atualizado há mais de uma semana

Dentro da tela ‘Receber’, é possível realizar baixas em lote de todos os agendamentos de recebimento que estejam em aberto na sua gestão financeira. Além disso, você pode criar um recebimento não agendado e utilizar filtros para encontrar os agendamentos de forma facilitada. Siga as instruções e comece a usar.

Como funciona a tela “Receber”?

Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:

Como realizar baixas em lote?

Selecione os agendamentos que deseja realizar o recebimento. O Nibo irá sugerir como valor de recebimento o valor em aberto e como data de recebimento a data de “previsto para” de cada agendamento selecionado.

Verifique os dados, indique em qual conta bancária deseja realizar o recebimento e clique em “Receber”.

Para aplicar uma única data de recebimento para todos os agendamentos selecionados, basta indicar a data no campo “Recebimento” e o sistema irá preencher a data escolhida automaticamente em todos os registros selecionados.

Caso informe um valor maior que o valor em aberto do agendamento e utilize o rateio de categorias, o sistema irá perguntar se deseja incluir o valor excedente em cada agendamento selecionado como juros ou multa.

Se o valor informado for menor, o restante permanecerá em aberto no agendamento.

Importante: caso um agendamento de recebimento possua um boleto em cobrança ou agendado para ser emitido, ao realizar a baixa, este boleto será cancelado pelo sistema. Essa informação irá aparecer em cima do botão "Receber" quando for selecionado um agendamento nesta situação.

Para selecionar múltiplos agendamentos, clique no primeiro registro, segure a tecla Shift e depois clique no último registro desejado. Assim, o sistema irá selecionar todos os registros entre eles. É possível selecionar no máximo 50 registros de uma vez para realizar a baixa em lote.

Como criar um recebimento?

Para criar um pagamento não agendado, clique em “+ Recebimento não agendado”, informe a conta na qual o pagamento será criado, preencha as informações solicitadas e clique em “Recebimento”.

O que vem depois?

  • Como usar a funcionalidade 'Central de cobrança'

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