Importador Universal

Veja como fazer a importação dos seus lançamentos contábeis e ganhar produtividade com o Importador Universal.

Atualizado há mais de uma semana

Como ativar o módulo do IU para seus clientes?

O primeiro passo neste caso seria acessar o Painel do Contador e se encaminhar para o menu de “Clientes” para criar a nova empresa que você deseja. Nesta nova tela, clique em “+ Adicionar cliente” e em “Novo cliente” para preencher as informações e salvar.

Clientes → + Adicionar cliente → Novo cliente

Também é possível adicionar clientes em lote na opção ‘Importar clientes’, e para isso basta preencher os dados essenciais colando as informações de uma planilha já criada como esta do exemplo abaixo.

⚠️ Atenção: Importante frisar que nesta planilha os campos obrigatórios seriam o código da empresa, o nome da empresa e o CPF ou CNPJ, e como opcionais você pode colocar outras colunas como CEI, CAEPF, inscrição estadual, inscrição municipal, telefone, nome do usuário responsável e e-mail do responsável.

Clientes → + Adicionar cliente → Importar clientes

Posteriormente, com a empresa já criada, basta clicar nos três pontos ao lado e em “Gerenciar licenças” e selecione a opção ‘Importador Universal’ na nova tela. No fim da página clique em ‘Estou ciente que alterações podem impactar os valores de minha próxima fatura’ e salvar alterações.

Gerenciar licenças → Importador Universal

Em seguida, basta ir em “Automação contábil”, “Por licença”, “Importador Universal” e clicar sobre a empresa desejada para importar as planilhas com lançamentos.


Como criar uma planilha de lançamentos?

Para importar os lançamentos você pode criar uma planilha base organizada em colunas como por exemplo ‘Data’, ‘Data da competência’, ‘Valor’, ‘Fornecedor/cliente’, ‘Categoria’, ‘Descrição’, ‘Conta bancária/Movimento’ e ‘Centro de Custos’. Mas é importante frisar que apenas as colunas ‘Descrição’, ‘Categoria’, ‘Valor’, ‘Data’ e ‘Fornecedor/Cliente’ são obrigatórias, e as demais você pode inserir na planilha se desejar detalhar mais seus lançamentos.

Exemplo desta planilha a seguir…

⚠️ Importante: O símbolo de negativo (-) na frente do valor levará estes valores a serem entendidos como despesas e pagamentos.


Como importar lançamentos contábeis?

Na tela de “Importação” basta colar estes lançamentos da planilha criada, ou se preferir, pode também preencher manualmente na tela separando as informações de colunas pela tecla TAB do seu computador.

Com todas as informações já coladas, basta clicar em ‘Próximo passo’, e identificar os nomes das colunas às quais se referem cada informação.

Por fim, basta identificar os códigos contábeis das contas bancárias e categorias e clicar novamente em ‘Próximo passo’ para ser redirecionada para a tela de exportação onde poderá exportar o arquivo contábil.

Automação contábil → Importador Universal → Importação

⚠️ Atenção: Caso tenha copiado a planilha inteira, mas deseje excluir a primeira linha dos títulos de cada coluna, basta clicar em ‘Ignorar cabeçalho’ na tela de ‘Importação’.


Configuração do Plano de Contas?

Veja como preencher as contas referentes aos lançamentos contábeis no Importador Universal.

Assim que importar os lançamentos, será necessário preencher os códigos contábeis das contas bancárias e as categorias correspondentes, e após isso você será redirecionado a tela de ‘Exportação’ onde poderá verificar as informações dos lançamentos e exportar o arquivo contábil ao clicar em ‘Gerar arquivo’.

Automação contábil → Importador Universal → Códigos contábeis

Automação contábil → Exportação → Gerar arquivo


Perguntas frequentes:

  • Existe um limite de empresas que posso criar no Importador Universal?
    Não, o Importador Universal possui licenças ilimitadas - ou seja, fique à vontade para criar quantas empresas você quiser! Também não temos limites de linhas ou planilhas que podem ser importadas, ok?

  • Quais são as colunas que podem ser importadas no Nibo?
    São cinco colunas obrigatórias para o Importador Universal: ‘Data’, ‘Descrição’, ‘Fornecedor/cliente’, ‘Valor’ e ‘Categoria’. Além disso, ainda aceitamos outras duas colunas de descrição, bem como ‘Centro de custo’ e ‘Nome da conta’.

  • Como faço para importar no meu sistema contábil?
    Em geral, importar um arquivo em TXT é bastante simples, e é só importar o arquivo exportado no Nibo no seu sistema contábil correspondente.

  • Como sei os códigos contábeis devem ser reduzidos ou completos?
    Em geral, os códigos utilizados são reduzidos. Caso não tenha certeza ou sua importação esteja gerando erros, entre em contato com o contador.

  • Posso importar lançamentos contábeis de diferentes meses?
    Em teoria, sim. Muitos sistemas contábeis permitem que você importe lançamentos de diferentes meses de uma única vez. Entretanto, muitos não possuem tal flexibilidade. Sendo assim, antes de realizar tal tipo de importação, sempre verifique se seu sistema contábil aceita tal opção.

  • Posso importar uma planilha de fluxo de caixa?
    Não. O Importador Universal é utilizado para importação de lançamentos contábeis (saídas e entradas).

  • Preenchi o plano de contas na minha última importação. Tenho que parametrizar novamente?
    Caso você não altere o nome das categorias, fornecedores e/ou clientes, não é necessário preencher os códigos contábeis novamente! O ideal é que você invista alguns poucos minutos na parametrização e que não tenha mais que se preocupar com isso no futuro!

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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