Como configurar sistema contábil?
No Painel do contador, o primeiro passo é configurar o seu sistema contábil e versão dentro da plataforma do Nibo, indo em “Configurações” no menu lateral, “Escritório”, “Sistema contábil” e clicar em “Sistema” e “Versão” para preencher corretamente de acordo com o seu sistema contábil. Após isso, basta salvar as configurações no fim da tela.
Configurações → Escritório → Sistema contábil
Os sistemas contábeis que tem como opção no Nibo seriam:
Accounting Manager
Alterdata
Apollo
Asplan
Athenas 3000
Calima
Contabil-Tec
Contab Milenium
Contmatic
Controller
Cordilheira
Cuca Fresca
Dexion
Digibyte
Domínio
DPCont
E-Contab
Exactus
Folhamatic
Fortes
Frim Informática
Glandata
HiTech
IOB
JBCepil
Ledware
Lider
Mastermaq
Makrosystem
Mega Contábil
Microsiga
MMBuilders
Módulos
Mxm
Nasajon
Netspeed
Nooven
Nosso Programa
Outros
Ph Software
Prosis
Prosoft
Prosol
Questor
QYON
Radar
Rm
RTA Sistemas
Rumo
Sage
Sci
Sibrax
Sismont
Sofolha
SoftGuils
Sophia
Super Soft
Tron
ZCon
Como parametrizar plano de contas?
Caso já tenha configurado o sistema contábil e versão no Nibo, seria necessário parametrizar o plano de contas se direcionando para a aba de “Automação Contábil”, localizada no menu lateral esquerdo, clicar na empresa desejada, aba de “Configurações”, “Plano de contas” e configurar os códigos das contas bancárias e das categorias.
Automação contábil → empresa desejada → Configurações → Plano de contas
Como gerar o arquivo contábil?
Vídeo tutorial:
Após estas configurações, você poderá gerar o arquivo contábil indo em “Automação contábil”, clicando sobre a empresa desejada, aba de “Exportação” e escolha as contas e períodos desejados. Na tela de geração do arquivo, você poderá filtrar no campo “Lotes’” se deseja exibir lotes com ou sem pendência. Para finalizar clique em “Gerar arquivo”.
Automação contábil → empresa desejada → Exportação → Gerar arquivo
Na aba de Exportação escolha as contas bancárias e período que deseja exportar o arquivo contábil, e após isso clique em "Próximo passo".
Na tela de geração do arquivo, você poderá filtrar no campo ‘Lotes’ se deseja exibir lotes com ou sem pendência.
Um ponto importante a ser frisado é que seria possível preencher as informações de lotes com pendência, ou criar novos lotes clicando no ícone de ‘+ Incluir lote’, porém estas informações não ficam salvas automaticamente, então elas ficam disponíveis apenas para aquela exportação que você está realizando no momento.
Automação contábil → empresa desejada → Exportação → + Incluir lote
Para criar lotes que ficarão registrados permanentemente no sistema é sempre necessário criar estes agendamentos previamente na empresa que está utilizando, pois todas informações dos lotes são baseadas nos dados preenchidos nos agendamentos respectivos.
Os lotes da exportação contábil vão refletir a movimentação financeira da empresa, e o arquivo contábil segue esta estrutura:
“Histórico = rec/pag + identificador da baixa + descrição + detalhamento + nome do contato”.
Para finalizar clique em "Gerar arquivo".
E por último basta importar este arquivo no seu sistema contábil!
Caso fique alguma dúvida é só acionar o nosso time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br. Estamos aqui para ajudar! :)