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Importação de dados - Possíveis erros e como solucioná-los
Importação de dados - Possíveis erros e como solucioná-los
Atualizado há mais de 2 meses

Confira abaixo os possíveis erros de importação de dados e o que você deve fazer para resolver cada um deles e importar corretamente os seus dados para o Nibo Gestão Financeira:

Erros e soluções

  • A planilha importada não foi reconhecida. Verifique se o cabeçalho da planilha não foi alterado e mantenha os títulos originais de cada coluna. Coluna não reconhecida: XXXXX

    Solução:

    • Verifique se ao importar planilhas de outros sistemas, não houve nenhuma alteração nas informações contidas na planilha original do sistema de origem;

    • Garanta que a planilha importada esteja no formato .xlsx. Caso não esteja, altere o formato da planilha.

    • Analise se as colunas originais da planilha não tiverem seu nome ou ordenação alterados. Caso isso tenha ocorrido, a mensagem de erro irá indicar qual o nome da coluna que não pode ser reconhecida. Corrija o nome da coluna para o formato de origem ou baixe uma nova planilha;

  • A planilha importada não foi reconhecida. Verifique se a planilha foi exportada corretamente do Software de origem.

    Solução:

    • Verifique se ao importar planilhas de outros sistemas, não houve nenhuma alteração nas informações contidas na planilha original do sistema de origem;

    • Garanta que a planilha importada esteja no formato .xlsx. Caso não esteja, altere o formato da planilha.

    • Baixe uma nova planilha no Software de origem para realizar uma nova tentativa de importação no Nibo.

  • Existe uma diferença entre o número de transferências de saída e entrada. Saída: XXX, Entrada: XXX. Verifique as transferências informadas para garantir que todas as transferência de saída possua a transferências correspondente de entrada.

    Solução:

    • Analise as informações importadas para o Nibo para identificar quais transferências estão faltando.

    • Deve-se garantir que as transferências importadas sempre possuam informações de entrada e saída.

    • A mensagem de erro irá indicar a quantidade de transferências de saída e a quantidade de transferências de entrada identificadas na planilha importada. Verifique qual das transferências possui a menor quantidade identificada, crie as transferências faltantes na planilha e realizar uma nova importação.

Exemplo:

Ao importar um registro de uma transferência de entrada de 100,00 no dia 15/05/2023 deve-se importar também um registro de uma transferência de saída, com mesmo valor e mesma data, ou seja, de -100 no dia 15/05/2023.

Desta forma é possível garantir que o número de transferências de entrada importadas seja igual ao número de transferências de saída.

  • O nome do Centro de custo é obrigatório quando o valor do centro de custo é informado.

Solução:

  • Verifique se existem lançamentos na importação onde o centro de custo possui um valor, mas não possui um nome. Corrija os lançamentos identificados incluindo um nome para cada centro de custo.

  • Ocorreu um erro no processamento da planilha. Por favor tente novamente mais tarde.

Solução:

  • Tente realizar uma nova importação em alguns minutos;

  • Caso esteja importando pelo “copiar e colar” ou “planilha de exemplo do Nibo” e o problema persistir, divida os lançamentos em dois arquivos e realize duas importações;

  • Não é possível criar lançamento(s) com o valor zerado.

Solução:

  • Verifique se existe algum lançamento com o valor igual a zero entre os dados a serem importados

  • Ao identificar o lançamento, corrija o valor ou exclua a linha correspondente;

  • Tipo de contato não reconhecido. O tipo de contato informado deve ser: Cliente, Fornecedor, Funcionário ou Sócio.

Solução:

  • Verifique nos lançamentos importados se os tipos de contatos informados são válidos e estão escritos corretamente. Hoje aceitamos os seguintes tipos de contato:

    • Cliente;

    • Fornecedor;

    • Funcionário;

    • Sócio.

Obs: Caso o “Tipo de contato” não seja informado, valores positivos serão atribuídos para clientes e valores negativos para fornecedores.

  • O Tipo de Contato informado não é compatível com a natureza da transação. Os valores positivos devem ser atribuídos a Clientes ou Sócios. Os valores negativos devem ser atribuídos a Fornedores, Funcionários ou Sócios.

Solução:

  • Verifique se o tipo de contato informado possui lançamentos onde os valores estão com sinais incoerentes ao que é aceito.

. Tipo de contato - Tipo de lançamento aceito:

  • Cliente - Lançamentos de entrada (valores positivos);

  • Fornecedor - Lançamentos de saída (valores negativos);

  • Funcionário - Lançamentos de saída (valores negativos);

  • Sócio - Lançamentos de entrada e saída (valores positivos ou negativos).

  • Ao identificar o lançamento incoerente, corrija o valor ou o tipo de contato informado.

  • Data informada no formato incorreto. Formato esperado: DD/MM/AAAA.

Solução:

  • Verifique se as datas informadas estão no formato “dd/mm/yyyy”;

  • Corrija os lançamentos que possuem datas que não estejam no formato correto

  • Data de vencimento é obrigatória. Formato esperado: DD/MM/AAAA

Solução:

  • Corrija os lançamentos que não possuem data de vencimento informada. A data de vencimento é obrigatória quando o registro é um lançamento e não uma transferência;

  • Verifique se as datas informadas estão no formato “dd/mm/yyyy”;

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