Confira abaixo os possíveis erros de importação de dados e o que você deve fazer para resolver cada um deles e importar corretamente os seus dados para o Nibo Gestão Financeira:
Erros e soluções
A planilha importada não foi reconhecida. Verifique se o cabeçalho da planilha não foi alterado e mantenha os títulos originais de cada coluna. Coluna não reconhecida: XXXXX
Solução:Verifique se ao importar planilhas de outros sistemas, não houve nenhuma alteração nas informações contidas na planilha original do sistema de origem;
Garanta que a planilha importada esteja no formato .xlsx. Caso não esteja, altere o formato da planilha.
Analise se as colunas originais da planilha não tiverem seu nome ou ordenação alterados. Caso isso tenha ocorrido, a mensagem de erro irá indicar qual o nome da coluna que não pode ser reconhecida. Corrija o nome da coluna para o formato de origem ou baixe uma nova planilha;
A planilha importada não foi reconhecida. Verifique se a planilha foi exportada corretamente do Software de origem.
Solução:Verifique se ao importar planilhas de outros sistemas, não houve nenhuma alteração nas informações contidas na planilha original do sistema de origem;
Garanta que a planilha importada esteja no formato .xlsx. Caso não esteja, altere o formato da planilha.
Baixe uma nova planilha no Software de origem para realizar uma nova tentativa de importação no Nibo.
Existe uma diferença entre o número de transferências de saída e entrada. Saída: XXX, Entrada: XXX. Verifique as transferências informadas para garantir que todas as transferência de saída possua a transferências correspondente de entrada.
Solução:Analise as informações importadas para o Nibo para identificar quais transferências estão faltando.
Deve-se garantir que as transferências importadas sempre possuam informações de entrada e saída.
A mensagem de erro irá indicar a quantidade de transferências de saída e a quantidade de transferências de entrada identificadas na planilha importada. Verifique qual das transferências possui a menor quantidade identificada, crie as transferências faltantes na planilha e realizar uma nova importação.
Exemplo:
Ao importar um registro de uma transferência de entrada de 100,00 no dia 15/05/2023 deve-se importar também um registro de uma transferência de saída, com mesmo valor e mesma data, ou seja, de -100 no dia 15/05/2023.
Desta forma é possível garantir que o número de transferências de entrada importadas seja igual ao número de transferências de saída.
O nome do Centro de custo é obrigatório quando o valor do centro de custo é informado.
Solução:
Verifique se existem lançamentos na importação onde o centro de custo possui um valor, mas não possui um nome. Corrija os lançamentos identificados incluindo um nome para cada centro de custo.
Ocorreu um erro no processamento da planilha. Por favor tente novamente mais tarde.
Solução:
Tente realizar uma nova importação em alguns minutos;
Caso esteja importando pelo “copiar e colar” ou “planilha de exemplo do Nibo” e o problema persistir, divida os lançamentos em dois arquivos e realize duas importações;
Não é possível criar lançamento(s) com o valor zerado.
Solução:
Verifique se existe algum lançamento com o valor igual a zero entre os dados a serem importados
Ao identificar o lançamento, corrija o valor ou exclua a linha correspondente;
Tipo de contato não reconhecido. O tipo de contato informado deve ser: Cliente, Fornecedor, Funcionário ou Sócio.
Solução:
Verifique nos lançamentos importados se os tipos de contatos informados são válidos e estão escritos corretamente. Hoje aceitamos os seguintes tipos de contato:
Cliente;
Fornecedor;
Funcionário;
Sócio.
Obs: Caso o “Tipo de contato” não seja informado, valores positivos serão atribuídos para clientes e valores negativos para fornecedores.
O Tipo de Contato informado não é compatível com a natureza da transação. Os valores positivos devem ser atribuídos a Clientes ou Sócios. Os valores negativos devem ser atribuídos a Fornedores, Funcionários ou Sócios.
Solução:
Verifique se o tipo de contato informado possui lançamentos onde os valores estão com sinais incoerentes ao que é aceito.
. Tipo de contato - Tipo de lançamento aceito:
Cliente - Lançamentos de entrada (valores positivos);
Fornecedor - Lançamentos de saída (valores negativos);
Funcionário - Lançamentos de saída (valores negativos);
Sócio - Lançamentos de entrada e saída (valores positivos ou negativos).
Ao identificar o lançamento incoerente, corrija o valor ou o tipo de contato informado.
Data informada no formato incorreto. Formato esperado: DD/MM/AAAA.
Solução:
Verifique se as datas informadas estão no formato “dd/mm/yyyy”;
Corrija os lançamentos que possuem datas que não estejam no formato correto
Data de vencimento é obrigatória. Formato esperado: DD/MM/AAAA
Solução:
Corrija os lançamentos que não possuem data de vencimento informada. A data de vencimento é obrigatória quando o registro é um lançamento e não uma transferência;
Verifique se as datas informadas estão no formato “dd/mm/yyyy”;