É possível importar as categorias para a Gestão Financeira preenchendo a listagem desejada em uma planilha oferecida pelo Nibo e importando a planilha para dentro do sistema ou importando uma planilha exportada de uma outra Gestão Financeira.
Exportando as categorias da Gestão Financeira
Passo a passo:
No menu lateral, acesse Mais opções > Configurações.
Na aba Categorias, clique no ícone "Exportar categorias".
Aguarde receber a notificação na central de notificação e clique em "Baixar arquivo".
Importando as categorias na Gestão Financeira
Na aba Categorias, clique em "+ Adicionar" e escolha a opção "Importar planilha".
Caso queira construir a própria lista de categorias para importar na empresa ao invés de exportar uma listagem de categorias de alguma empresa já existente no Nibo, clique em “Planilha de exemplo”. Preencha a planilha mantendo o cabeçalho original.
Escolha entre "Acrescentar as novas categorias":
Categorias existentes na empresa não serão excluídas.
Novas categorias serão acrescentadas na empresa.
A categoria não será criada se já houver uma categoria na empresa com mesmo nome, tipo e vinculada ao mesmo subgrupo e grupo da categoria da planilha.
Ou escolha "Substituir as categorias existentes":
Categorias existentes na empresa serão excluídas.
Caso o rateio esteja habilitado, as categorias específicas do Rateio como Juros, Multa, Desconto e Impostos não serão excluídas.
Categorias novas não serão criadas se possuírem o mesmo nome, tipo e vinculada ao mesmo subgrupo e grupo da categoria do Rateio que permaneceu na empresa.
Com a planilha salva no seu computador, clique em Adicionar planilha.
Após o carregamento da planilha para dentro do sistema, clique em Salvar.
Quando a importação das categorias for concluída você receberá uma notificação na central de notificações.
Observações importantes:
Verifique se o cabeçalho da planilha não foi alterado. Mantenha os títulos originais de cada coluna.
Todas as linhas da planilha devem possuir a coluna de “Grupo” preenchida com umas das opções possíveis: “RECEITAS OPERACIONAIS”, “CUSTOS OPERACIONAIS”, “DESPESAS OPERACIONAIS E OUTRAS RECEITAS”, “ATIVIDADES DE INVESTIMENTO” ou “ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO”.
Caso deseja indicar múltiplas categorias vinculadas a um subgrupo, este subgrupo deverá se repetir para cada linha de categoria na planilha importada.
Toda linha que possuir a coluna de categoria preenchida deverá ter a coluna de “Tipo” correspondente desta categoria preenchida, podendo ser “Entrada” ou “Saída”.
O sistema nunca irá criar na empresa, a partir de uma importação, uma categoria que possuir um mesmo nome, Tipo e que esteja atrelada a um mesmo subgrupo e grupo de uma categoria já existente na empresa.
Caso o nome do “Grupo” ou nome do “Tipo” não esteja escrito corretamente, o sistema irá retornar um erro no processamento do arquivo importado na central de notificações indicando a linha do erro no arquivo:
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)