Passar para o conteúdo principal
Como utilizar o CNAB de Pagamento
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo você aprenderá como gerar o arquivo de remessa CNAB de pagamento através da sua gestão financeira e como importar o arquivo de retorno gerado pelo seu banco para dentro do sistema para atualizar as informações dos pagamentos.

O que é o arquivo CNAB de pagamento?

O CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) é uma ferramenta que automatiza e simplifica a troca de informações financeiras, como contas a pagar e a receber, entre bancos, empresas e clientes. O padrão para essas trocas de dados é estabelecido pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos).

O CNAB facilita o trabalho dos contadores ao substituir processos manuais por um sistema automatizado de troca de arquivos de remessa e retorno entre empresas e bancos. Isso reduz erros e acelera os processos.

Os arquivos de remessa, com extensão REM, são gerados pelas empresas para informar aos bancos quais pagamentos devem ser efetuados, como boletos e impostos.

Já os arquivos de retorno são produzidos pelos bancos e enviados para as empresas, relatando os pagamentos efetuados pelos clientes ou pela própria empresa.

Quais os bancos disponíveis para gerar o arquivo CNAB?

Atualmente o banco Itaú está disponível para uso do CNAB de pagamento.

Formas de pagamentos disponíveis:

  • Pagamento de boleto de cobrança, concessionárias ou impostos

  • Pagamento via Pix

  • Transferência Bancária (TED)

Obs: Os pagamentos que possuírem como forma de pagamento o PIX serão gerados pelo Nibo em um arquivo de remessa CNAB separado.

Como gerar o arquivo de remessa CNAB?

Para gerar o arquivo de remessa CNAB de pagamento será necessário:

  1. Habilitar uma conta bancária para gerar o arquiva CNAB

  2. Preencher os dados da Empresa em Configurações

  3. Definir a forma de pagamento desejada nos agendamentos de pagamento que deseja enviar no arquivo de remessa

  4. Escolher os agendamentos de pagamento e gerar o arquivo de remessa CNAB

Como habilitar a geração de arquivo CNAB de pagamento?

Para habilitar a geração do arquivo CNAB de pagamento você precisa habilitar esta função na conta bancária que você deseja gerar as remessas através do Nibo e importar os retornos gerados pelo seu banco.

Para isso, basta acessar a aba de Contas e extratos > escolher a conta bancária desejada > clicar no lápis para editar a conta

Depois, basta marcar a opção “Habilitar conta para gerar arquivo CNAB de remessa e retorno”.

Preencher os dados da empresa

Para gerar o arquivo CNAB de pagamento é necessário que os dados da empresa estejam preenchidos corretamente, sendo eles: CNPJ, Razão Social e Endereço.

Para preencher essas informações acesse Configurações > Empresa

Caso não tenha todas as informações preenchida ou deseje alterar as informações existentes, clique no lápis para editar

Após preencher as informações, clique em “Salvar”.

Definir a forma de pagamento nos agendamentos

Após habilitar uma conta bancária para gerar arquivos CNAB, será possível escolher uma forma de pagamento nos agendamentos de débito já existentes na Gestão Financeira.

A escolha da forma de pagamento no agendamento irá informar ao banco, ao gerar o arquivo de remessa CNAB, por qual meio você deseja pagar aquele valor.

Para isso, basta visualizar o agendamento que deseja pagar via CNAB e escolher uma das opções disponíveis de forma de pagamento:

  • Pagamento de boleto de cobrança, concessionárias ou impostos

  • Pagamento via Pix

  • Transferência Bancária (TED)

Obs: Ao incluir um código de barras na forma de pagamento “Linha digitável” o sistema irá realizar a leitura do valor e vencimento do boleto e irá sugerir essas informações como sendo o valor a pagar e a data de pagamento, respectivamente.

Para as formas de pagamento “Chave Pix” e “Transferência bancária” deve-se garantir que essas informações estão preenchidas corretamente no contato da Gestão Financeira vinculado a este agendamento. Caso não esteja preenchidas basta clicar em “Cadastrar agora” e atualizar as informações no contato.

Atenção: Para pagamento via CNAB com a chave PIX é necessário que a chave informada seja de uma conta bancária do contato. Ex: Caso o contato esteja cadastrado como CNPJ a chave PIX informada não poderá ser um CPF, caso contrário o banco informará erro no processamento do arquivo de remessa.

Selecionar os pagamentos para gerar o arquivo de remessa CNAB

Na tela “Pagar” escolha os pagamentos que deseja enviar via arquivo remessa CNAB.

Confirme que todos os agendamentos selecionados possuem uma forma de pagamento definida e que as datas de pagamento e os valores a serem pagos estão corretos.

Selecione a conta bancária que possua o CNAB habilitado e clique em “Gerar CNAB”.

Você receberá uma notificação na central de notificação assim que o sistema gerar o arquivo.

Importante: agendamentos que possuírem a forma de pagamento como PIX serão gerados em um arquivo CNAB separado dos demais pagamentos.

Caso haja alguma pendência de informações para a geração, o sistema irá mostrar uma mensagem de erro na tela e um indicativo ao lado de cada agendamento selecionado que necessita de correção.

O que é necessário para gerar o CNAB e erros que podem ocorrer na geração:

  • Todas as datas de pagamento deverão ser igual ou maior que o dia de hoje.

    • Corrija as datas de pagamento incorretas

  • Os pagamentos precisam ter uma forma de pagamento definida com todas as informações preenchidas

    • Defina a forma de pagamento e complete as informações no agendamento e/ou no contato

  • Os dados da empresa precisam estar completos

    • Preencha todas as informações da empresa na tela de Configurações > Empresa” (CNPJ, Razão Social, Endereço)

  • Os dados da conta bancária que está sendo utilizada para gerar o CNAB precisam estar completos

    • Preencha todos os dados da conta bancária e o dígito verificador da conta

Como importar o arquivo de Retorno CNAB?

Para importar o arquivo de retorno CNAB basta acessar a tela “Pagar” e clicar em “Importar” e selecionar “Arquivo de retorno CNAB”.

Clique em “+ Adicionar arquivo” e escolha o arquivo no seu computador.

Após o arquivo incluído, clique em “Salvar”.

A importação já está em andamento e você receberá uma notificação na Central de Notificações quando finalizada.

A partir do arquivo importado o sistema irá atualizar os agendamentos na Gestão Financeira.

Há 3 status possíveis de retorno:

  • Pago

  • Agendado no banco

  • Erro de processamento

Para os lançamentos que estiverem com o status de “Pago”, o sistema irá realizar uma baixa no agendamento na Gestão Financeira.

Para os lançamentos que estiverem com o status de “Agendado”, o sistema irá incluir o ícone de Programado no banco no agendamento.

Para os lançamentos que estiverem com o status de erro de processamento, não haverá mudanças no agendamento dentro da Gestão Financeira.

Atenção: Não será realizada uma baixa no agendamento ou a inclusão do ícone de programado no banco se no momento da importação do arquivo de retorno o agendamento na Gestão Financeira já estiver completamente baixado (pago).

Consultando o histórico de gerações e importações

Para poder identificar quais pagamentos foram enviados em um arquivo de remessa ou quais lançamentos retornaram de um arquivo de retorno, você poderá consultar o “Histórico de remessas e retornos” a partir da tela “Pagar”:

Arquivos de remessa gerados através do Nibo será possível baixar novamente para o computador através do histórico ao clicar no ícone de download.

Nesta tela será possível também clicar em cada um dos registros para visualizar o detalhamento dos lançamentos presentes no arquivo.

Arquivos de remessa:

Detalhamento do arquivo de retorno com os lançamentos separados entre os Status:

Para os lançamentos que estiverem com o Status “Negado” será possível verificar ao lado de cada lançamento o motivo do erro por parte do banco ao passar o mouse por cima do ícone:

Caso um arquivo de retorno importado possua lançamentos que não geraram uma atualização na Gestão Financeira, haverá um indicativo no histórico de remessas e retornos e ao lado de cada lançamento no detalhamento deste arquivo indicando o motivo de não ter ocorrido a atualização.

A atualização pode não ocorrer caso ao importar o arquivo de retorno:

  • O agendamento correspondendo na Gestão Financeira já esteja totalmente baixado​

  • O pagamento presente no arquivo de retorno não possui um agendamento correspondente na Gestão Financeira

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


Respondeu à sua pergunta?