Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesComunicados e InformaçõesImplementação
Pré-requisitos para configuração do emissor de notas
Pré-requisitos para configuração do emissor de notas
Atualizado há mais de um mês

Antes da reunião de implementação, é essencial conhecer as orientações a seguir e reunir as informações necessárias para a primeira reunião.

Em caso de dúvidas sobre alguma das informações solicitadas, a equipe de suporte está disponível via chat, assim como o analista de Sucesso do Cliente.

Informações essenciais e dados da empresa

Para prosseguir com a configuração, tenha em mãos os seguintes dados:

Dados da Empresa

Endereço

Contato

  • CNPJ

  • Razão social

  • Nome fantasia

  • Inscrição municipal

  • Logradouro

  • Número

  • Complemento

  • Bairro

  • Município

  • Estado

  • CEP

  • E-mail

  • Telefone (opcional)

Observação: O e-mail e o contato são exibidos no corpo do PDF da nota fiscal emitida pelo Nibo. O e-mail não recebe notificações e, por enquanto, não é um campo obrigatório.

Dados para emissão

  • A emissão de notas é através do Portal Nacional?

    • Se sim, qual é o Regime de Apuração Tributária?

  • Qual o Regime de Tributação?

  • É optante pelo Simples?

Preenchimento da DPS/RPS

Caso já tenha realizado emissão de notas anteriormente, informe a sequência correta para para continuar a emissão através do Nibo. Caso contrário, será necessário solicitar uma nova série junto à Prefeitura.

Esses são os dados necessário para emissão:

DPS - Declaração de Prestação de Serviço

Série e número

RPS - Recibo Provisório de Serviço

Série, lote e número

Dica: Essas informações são essenciais para realizar a emissão da nota fiscal. Elas também podem ser encontradas no PDF da última nota emitida.

Dados de autenticação

Para concluir a configuração dos dados da empresa, será necessário preencher os dados de autenticação, que pode variar de acordo com o município.

Essas são as formas de autenticação disponíveis:

Dados de autenticação

Onde conseguir a informação

AEDF

Portal da Prefeitura

Usuário e senha

Utilizados no Portal Nacional ou do cadastro da Prefeitura

Token

Portal da Prefeitura

Certificado digital e senha

Certificado digital do modelo A1 e senha do próprio certificado

Frase secreta e senha

Portal da Prefeitura

Pontos de atenção

Verifique no site da Prefeitura do município qual é o dado de autenticação necessário para a emissão de notas fiscais eletrônicas via web service.

Se a emissão for pelo Portal Nacional, dependendo da Prefeitura, será necessário utilizar um usuário e senha específicos. Caso o acesso ainda não tenha sido criado, siga as instruções no link abaixo:

Observação: Não é possível utilizar o certificado digital ou o acesso através do gov.br como método de autenticação no Nibo, ao emitir pelo Portal Nacional, sendo necessário criar o acesso específico.

Atenção: A Prefeitura pode exigir uma autorização para a emissão de notas via Web Service. Verifique se essa permissão é necessária, pois o processo de solicitação pode levar até 3 dias úteis, dependendo do município. Confirme essa exigência para garantir o início da configuração do Emissor de Notas Fiscais.

Configuração do perfil de serviço

Alguns campos podem sofrer alteração, de acordo com cada município:

1. Nome do perfil se serviço

2. Código do serviço LC 116 *

3. Código CNAE *

4. Código municipal de serviço *

5. Preenchimento das alíquotas e suas retenções

6. Discriminação de serviço e informações complementares

Essa informação será incluída no corpo da nota como um texto livre, permitindo ao usuário configurá-la previamente e fazer ajustes no momento da emissão.

7. Impostos federais

O valor informado será utilizado apenas para o cálculo aproximado do tributo no campo de informações complementares, sem impactar o valor total da nota.

Para verificar o acúmulo dos impostos federais, consulte o site “De olho no imposto”. 🔗 https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/

* A informação pode ser obtida a partir da última nota emitida.

Em caso de dúvidas, clique no ícone “Ajuda (?)” no canto inferior esquerdo da ferramenta para falar com o atendimento, ou acesse a Central de Ajuda.

Respondeu à sua pergunta?