Na tela ‘Conciliação’, é possível identificar as transações já cadastradas no sistema, localizar e corrigir qualquer divergência do extrato bancário. Ao cadastrar uma conta bancária Nibo, você poderá escolher se deseja criar uma conta automatizada ou manual. Siga as instruções a seguir e comece a usar.
Como a tela ‘Conciliação’ funciona?
Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:
Como identificar transações e importar extratos?
Para acessar a tela "Conciliação”, acesse o menu “Gestão e caixa” e clique em “Contas e Extratos”. Na nova tela que abrir, clique no botão “Conciliar extrato”.
Caso você tenha uma conta automatizada, sempre que tiver novas transações no seu banco, o Nibo irá trazer automaticamente para a sua tela de conciliação.
Importante: a importação das transações não acontece em tempo real. O Nibo irá importar de forma automática sempre as transações do dia anterior.
Caso a sua conta não seja automatizada, você poderá importar o arquivo OFX do seu banco ou um arquivo de planilha com as transações. Basta clicar no botão “Importar” e escolher o arquivo.
Do lado esquerdo da tela você verá as transações do banco e do lado direito as transações que ficarão registradas no Nibo.
Do lado direito, para cada transação você pode perceber que tem algumas abas: Sugestão, Nova transação e Buscar existente.
O que significa a aba ‘Sugestão’?
A “Sugestão” fica preenchida quando o sistema encontra algum agendamento com o mesmo valor para a mesma data.
O que significa a aba ‘Nova transação’?
A aba “Nova transação" fica selecionada quando o sistema ainda não encontrou nenhum agendamento, mas ele já pode ir preenchendo alguns campos com base em outras conciliações feitas por você. Isso acontece porque você tem a opção “Palpite” habilitada.
Preencha quem recebeu ou quem pagou essa transação, a categoria e informe detalhes na descrição. Também é possível um arquivo referente a transação.
Dependendo do volume de transações, a conciliação inteligente pode economizar muito tempo da sua rotina. Quando a primeira transação for conciliada, este recurso irá sugerir a conciliação automática das demais transações utilizando as mesmas informações.
O que significa a aba ‘Buscar existente’?
A aba “Buscar existente” pode ser utilizada para que você procure algum agendamento que já existe no Nibo ou para que você possa criar um novo.
Atenção: você poderá selecionar até mais de um agendamento, mas a soma de todos os agendamentos selecionados precisarão resultar no valor final da transação do banco.
Caso tenha alguma transação do lado esquerdo que tenha sido importada de forma errada, você poderá deletar clicando no ícone da lixeira.