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Robôs personalizados
Atualizado há mais de 2 meses

Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:

Como criar um robô personalizado?

O primeiro passo para criar um robô de leitura personalizada é verificar se a obrigação em questão já está cadastrada no Nibo. E para isso, basta acessar o menu de "Obrigações", seguido da aba de "Configurações" no canto superior direito e clicar em "Lista de obrigações".

Se ao buscar pela obrigação, você notar que a mesma ainda não está cadastrada, poderá criá-la.

E em caso da obrigação já estar cadastrada na "Lista de obrigações", você deverá conferir se ela já possui ou não um robô padrão do próprio Nibo.

Atualmente possuímos esta listagem de Documentos com leitura automática que mostra todas as obrigações que já possuem leitura pelo robô padrão no Nibo.

Para verificar se a obrigação possui robô padrão ou não, basta inserir o nome dela no campo Buscar por e verificar se na coluna Robô padrão está como "sim" ou "não". Além disso, você pode clicar no lápis de edição ao lado da obrigação e verificar se há o campo Habilitar robô padrão na configuração, e se ele está habilitado.

Este é um ponto importante, pois esta opção só aparece como possibilidade para ser assinalado em obrigações criadas previamente pelo próprio Nibo.

Após estas validações, para criar o robô personalizado, basta acessar a tela de conferência no menu superior da aba de "Obrigações" e adicionar o arquivo correspondente.

Ao inserir o arquivo, os campos essenciais para o protocolo como Cliente, Obrigação, Competência, Vencimento e Valor não seriam identificados e preenchidos automaticamente, pois esta obrigação não possui um robô ativo ainda.

Para configurá-lo, basta clicar no ícone de robô ao lado direito do documento, e em seguida, selecionar a opção "Começar".

Em seguida, selecione a obrigação que será utilizada para criação do robô, para protocolo de documentos no mesmo layout que serão identificados por ele.

Agora temos a parte mais importante dessa configuração, que são as etapas de identificação do documento.

Na aba de "Documento", é necessário que você selecione informações únicas e invariáveis que compõem esse arquivo. Ou seja, informações que sejam exclusivas para identificação desta respectiva obrigação. Uma boa dica é priorizar a seleção de títulos e cabeçalhos nessa etapa.

Importante: É necessário selecionar informações que não sofram variações no layout, mesmo que outras emissões sejam feitas em outros meses e para outros clientes.

Ao clicar em "Próximo", você chegará na etapa de "Cliente", onde deverá selecionar o CNPJ ou CPF do cliente no documento para identificação do mesmo. Na ausência destas informações, busque pelo CEI, CAEPF ou Inscrição Estadual no arquivo.

Importante: Caso o documento possua apenas o nome do cliente, e nenhum documento de identificação do mesmo, não será possível reconhecê-lo. Nestes casos, selecione a opção "Não se aplica".

Na próxima etapa, identifique o campo em que consta a informação da competência desta obrigação, e caso seja uma obrigação que não tenha essa identificação, você poderá selecionar a opção "Não se aplica".

Na próxima janela, selecione a informação que identifica o vencimento da obrigação, seguindo a mesma orientação citada anteriormente, de optar por "Não se aplica" caso o documento não tenha um prazo de vencimento ou não esteja especificado.

Por fim, na última página, identifique o campo de valor sempre que ele for aplicável, clicando no local em que consta este valor no arquivo.

Ao clicar em "Salvar", seu robô personalizado estará criado. Você pode realizar testes de identificação com arquivos dos demais clientes para garantir que a identificação das informações está ocorrendo com sucesso.

Para consultar todos os robôs personalizados ou para editar um robô cuja configuração já foi realizada, acesse o módulo de "Obrigações", vá em "Configurações", e em seguida, clique em "Lista de robôs".

Em casos do layout do documento de uma obrigação ser alterado, você pode editar a configuração do robô de forma bem simples, acessando a Lista de robôs e clicando no ícone de lápis para edição. No ícone de lixeira ao lado, você também poderá excluir uma versão do robô.

Como ajustar o robô de leitura da DCTFWeb?

Trouxemos a novidade recente para nossos robôs que estão preparados para identificar os novos DARFs inclusos na DCTFWeb. Tudo o que você precisa fazer é ajustar as configurações, seguindo o passo a passo abaixo para manter sua ferramenta com a leitura totalmente automatizada.

Para realizar o ajuste desta obrigação, basta ir em "Obrigações", "Configurações" e na opção Lista de obrigações, pesquise pela obrigação "IRRF | Sócios e funcionários" e clique no lápis de edição no canto direito da tela.

Será aberta uma nova janela e então desmarque a opção "Habilitar robô padrão" e por fim, clique em "Salvar", para finalizar esta alteração.

É necessário também incluir o código "0561" no robô da DCTFWeb, e para isso, basta ir no menu "Lista de robôs", ainda na tela de "Configurações", e pesquisar pela obrigação. Em seguida, clique no lápis de edição ao lado da obrigação.

Na nova janela do sistema, clique em "+ Adicionar código" e insira o código de DARF "0561", e se quiser, você também pode adicionar mais códigos como o "0588", por exemplo. Para finalizar, basta salvar as alterações.

Para completar o ajuste na configuração do robô, é necessário repetir o mesmo procedimento para a DCTFWeb 13°, também adicionando o código "0561" e salvando.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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