Robôs personalizados
Atualizado há mais de uma semana

Assista ao vídeo com o tutorial completo abaixo ou veja cada etapa no próximo tópico:

Como criar um robô personalizado?

O primeiro passo para a criação do robô personalizado é verificar se a obrigação em questão já está cadastrada no Nibo. E para isso basta você acessar o menu de "Obrigações", seguido da aba de "Configurações" no canto superior direito e na aba "Lista de obrigações".

Obrigações → Configurações → Lista de obrigações.

Se ao buscar pela obrigação, você notar que a mesma ainda não esteja cadastrada, poderá criá-la.

E caso note que esta obrigação já está cadastrada nesta lista, você deverá conferir se ela já possui ou não a leitura automática padrão criada pelo Nibo.

Atualmente possuímos esta listagem de Documentos com leitura automática que mostra todas as obrigações que já possuem leitura pelo robô padrão no Nibo.

Para verificar se a obrigação possui robô padrão ou não basta inserir o nome dela no campo "Buscar por" e verificar se na coluna "Robô padrão" está como 'sim' ou 'não'. Além disso, você pode clicar no lápis de edição ao lado da obrigação e verificar se há o campo "Habilitar robô padrão" na configuração e se ele está habilitado.

Este é um ponto importante, pois este botão só aparece como possibilidade para ser assinalado nas obrigações criadas previamente pelo próprio Nibo.

Obrigações → Configurações → Lista de obrigações → Lápis de edição ao lado → Habilitar robô padrão → Salvar.

Após estas validações, para criar o robô personalizado basta acessar a tela de conferência no menu superior da aba de “Obrigações” e adicionar o arquivo correspondente.

Ao inserir neste cenário os campos essenciais para o protocolo como "Cliente", "Obrigação", "Competência", "Vencimento" e "Valor" não seriam identificados e preenchidos automaticamente, pois esta obrigação não possui um robô ativo ainda.

Para configurá-lo basta clicar no ícone de robô ao lado direito do documento, e em seguida em "Começar". Posteriormente selecione a obrigação que será usada para protocolar os documentos identificados pelo robô deste layout.

Obrigações → Conferência → Ícone de robô → Começar → Escolher obrigação.

Agora temos a parte mais importante dessa configuração, que são as etapas de identificação.

Na aba de "Documento" é necessário que você escolha os campos únicos, invariáveis que compõem esse arquivo, ou seja, aqueles que sejam exclusivos para identificação da sua obrigação neste mesmo layout do arquivo que está inserindo. Uma boa dica é priorizar a seleção de títulos e cabeçalhos nessa etapa.

Importante: É necessário selecionar os campos que não sofrem nenhum tipo de alteração no layout mesmo que essa emissão seja feita em outros meses e para outros clientes.

Ao clicar em "Próximo", você chegará na etapa de identificação do cliente, em que deverá indicar os campos do arquivo em que o robô personalizado irá buscar as informações do CNPJ ou CPF do seu cliente. Na ausência dessas informações, busque pelo CEI, CAEPF ou Inscrição Estadual no arquivo.

Na próxima etapa, identifique o campo que consta a informação da competência, e caso seja uma obrigação que não tenha essa identificação, você poderá selecionar a opção "Não se aplica".

Na próxima janela, clique no campo que identifica o vencimento da obrigação e pode seguir a mesma regra citada acima, colocando a opção "Não se aplica" caso o documento não tenha um prazo de vencimento ou não esteja especificado.

Por fim, na última página identifique o campo de valor sempre que ele for aplicável, clicando no local onde consta este valor no arquivo.

Ao clicar em "Salvar", seu robô personalizado estará criado e você poderá realizar testes de identificação com outros arquivos de clientes diferentes para garantir que nenhuma informação importante ficou fora deste processo.

Para consultar todos os robôs personalizados ou para editar uma configuração já realizada, acesse a "Lista de robôs" também na sua tela de conferência.

Obrigações → Conferência → Lista de robôs.

E é importante que você saiba que, caso o layout de um determinado documento for alterado, você poderá editar essa configuração e modificar o robô de forma bem simples, indo neste caminho e clicando no lápis de edição ao lado em que poderá também excluir uma versão clicando no ícone de lixeira ao lado.


Como ajustar seu robô para a leitura da DCTFWeb?

Recentemente tivemos uma mudança e unificação do DARF, e trouxemos essa novidade para nossos robôs que agora estão preparados para identificar os novos DARFs inclusos na DCTFWeb. Tudo o que você precisa fazer é ajustar as configurações, seguindo o passo a passo abaixo para manter sua ferramenta com a leitura totalmente automatizada.

Para realizar o ajuste desta obrigação basta acessar o Painel do Contador e clicar na opção "Obrigações" no menu lateral à esquerda da tela e clicar em "Configurações". Na opção "Lista de obrigações", pesquise pela obrigação "IRRF | Sócios e funcionários".

Em seguida clique no lápis de edição no canto direito da tela, ao lado da obrigação. Será aberta uma nova janela e então desmarque a opção ‘Habilitar robô padrão’ e por fim clique em salvar, para finalizar esta alteração.

Obrigações → Configurações → Lista de robôs.

Agora é necessário também incluir o código "0561" no robô da DCTFWeb, e para isso basta ir ainda nesta tela de "Configurações", e no menu lateral esquerdo, clique na opção "Lista de robôs" e pesquise pelo robô da DCTFWeb.

Em seguida clique no lápis de edição no canto direito da tela, ao lado da obrigação. Na nova janela do sistema clique em "+ Novo código" e insira o código de DARF "0561", e se quiser você também pode adicionar mais códigos como o "0588", por exemplo. Para finalizar, basta salvar as alterações.

Para completar o ajuste na configuração do robô, é necessário repetir o mesmo procedimento para a DCTFWeb 13°, também adicionando o código "0561" e salvando.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


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