Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAutomação Contábil🔥 Em destaque
Integração dos lançamentos contábeis com a SCI
Integração dos lançamentos contábeis com a SCI

Entenda como funciona a nova integração dos lançamentos contábeis entre Nibo e SCI

Atualizado há mais de 2 meses

A nova integração entre Nibo e SCI Sistema proporciona uma experiência mais eficiente e automatizada. Os usuários de ambas ferramentas podem agora sincronizar dados de forma mais rápida, reduzir retrabalho e otimizar processos contábeis. Essa integração foi desenvolvida para facilitar a gestão financeira e contábil.

Para utilizar a nova integração o usuário deverá utilizar o Nibo Empresa, bem como a SCI Sistemas. Ainda, para que a integração funcione, você deverá ter o produto SCI IntegraNet ativo.

⚠️ Importante: Para utilizar a integração dos lançamentos contábeis com a SCI, é necessário que você configure seu Plano de contas, veja como clicando aqui.

No sistema SCI, vá em Cadastros Escritórios e selecione o escritório que está vinculado à conta do Nibo, logo após, selecione o ícone do Nibo e informe o seu usuário e senha de acesso.

Após isso, o sistema irá fazer a vinculação das empresas que estão no Nibo com as cadastradas dentro do sistema. Pronto, é só usar as duas formas de integração.

1 - Integração manual

Vá em Integrações Importações Parceiros Nibo

Informe a empresa que deseja trazer os lançamentos contábeis, o período no formato de mês e ano, e caso tenha algum plano de troca (De/Para) informe aqui.

Confirme a execução do processo.

Caso a empresa selecionada não esteja na base do Nibo, será retornada a mensagem abaixo:

Caso a empresa seja nova na base do Nibo, repita o processo de vinculação no cadastro do escritório e faça a importação novamente.

Após isso, o sistema irá abrir a tela de importação de lançamento padrão. Poderá ser feita as alterações necessárias antes da importação e depois clicar em "Importar dados" (F12).

2 - Agendamento pelo SChIp

Para realizar a importação dos lançamentos contábeis do Nibo automaticamente, deverá configurar o SChIp para que no dia agendado os lançamentos sejam importados. O SChIp parte do conceito de automatização de processos. Então, configurando os parâmetros e variáveis dos processos uma só vez, o SChIp consegue executá-lo automaticamente conforme o agendamento definido.

O SChIp está disponível para todos os clientes e é executado pelo Servidor de aplicação SCI. No módulo contábil no menu "SChIp" é onde está centralizado as telas de configuração inicial até a conferência final dos resultados dos processos.

Para que o sistema realize a importação dos lançamentos contábeis do Nibo automaticamente, é obrigatório que seja feita a configuração dos processos do SChIp, conforme passo a passo abaixo:

3 - Plano de configuração do SChIp

O primeiro passo é criar um plano de configuração que será usado nos processos posteriores, para isso acessar o menu "SChIp" "Plano de configuração".

Este plano define quais processos serão executados automaticamente, deverá selecionar as opções disponíveis para realizar o processo. A periodicidade e em quais empresas que ele é aplicado será visto posteriormente no agendamento. Nesta tela inicialmente conterá 3 campos, sendo estes:

  • Plano: se refere ao código sequencial do plano, onde o sistema cria de forma automática, ou se preferir, o usuário poderá inserir manualmente um código específico.

  • Descrição: campo de preenchimento obrigatório, onde deverá ser informado a descrição do plano de configuração.

  • Processo: campo de preenchimento obrigatório, neste campo deverá ser selecionado o código do processo que o SChIp vai executar. Para utilizar o processo da "Importação dos lançamentos Nibo", deve selecionar o código 33.

Ao informar o código 33 irá habilitar as demais opções abaixo referente aos Lançamentos contábeis, contendo as seguintes regras:

  • Plano de troca: Poderá selecionar um plano de troca para ser utilizado na importação dos lançamentos contábeis do Nibo.

  • Comparar lançamentos a importar com os lançamentos já lançados: ao marcar essa opção o sistema irá comparar os lançamentos sendo importados com os lançamentos já cadastrados no sistema, e caso o lançamento já exista no sistema, este não será importado, e será demonstrado na central de conferência este motivo, informando que o lançamento já existe. É importante marcar essa opção para que não haja duplicidade nos lançamentos.

4 - Agendamento do SChIp

Após criado o plano de configuração do SChIp, deverá ser cadastrado o agendamento do SChIp acessando o menu "SChIp" "Agendamento".

Como padrão, sempre que finalizar o cadastro do plano de configuração, o sistema sugerirá a criação do agendamento, mas também é possível acessar a tela do agendamento através do ícone "Realizar agendamento" destacado em vermelho a seguir, disponível no cabeçalho da tela do plano de configuração do SChIp.

Na tela do agendamento do SChIp, deverá ser definido os parâmetros referente à periodicidade que o SChIp executará os processos e em quais empresas.

Importante: Para o processo de importação dos lançamentos contábeis do Nibo, se no campo Competência do processo estiver informado "Anterior ao agendamento" o sistema irá importar os lançamentos referente ao mês anterior, por exemplo está no mês 10/2022 e está selecionado "Anterior ao agendamento", vai importar os lançamentos do mês 09/2022. Caso informe "Do agendamento" irá importar os lançamentos do mês do processo, ou seja, está no mês 10/2022 os lançamentos que serão importados serão do mês 10/2022.

5 - Ambiente do SChIp

Para visualizar os processos realizados pelo SChIp, deverá acessar a tela "Ambiente do SChIp" disponível no menu "SChIp" "Ambiente", onde conterá de forma centralizada todos os processos executados pelo SChIp por empresa. Os processos somente serão demonstrados no ambiente do SChIp quando estiver na respectiva competência do processo definido no agendamento para execução, diferente disso, não retornará a informação no ambiente.

Clicar no ícone "Consultar ambiente do SChIp" para verificar os status e demais informações do processo.

No ambiente do SChIp, poderá visualizar os processos realizados para cada empresa e seus status.

Através do ícone "Abrir tela correspondente ao processo", poderá acessar a "Central de conferência de importações - SChIp", e conseguirá visualizar todos os lançamentos importados pelo SChIp.

6 - Central de conferência de importações

Para visualizar detalhadamente os lançamentos importados pelo SChIp, poderá utilizar a central de conferência importações, através do menu "SChIp Central de conferência importações". Na tela abaixo deve selecionar a empresa (ou poderá deixar em branco e serão demonstradas todas empresas que possuam processo), referência inicial e final e o processo da Importação de lançamentos Nibo.

Na central de conferência conseguirá visualizar todos os processos realizados e todos os lançamentos da Nibo importados automaticamente pelo SChIp. Na central também conseguirá visualizar se a importação foi realizada com Sucesso, com "Inconsistência" ou "Não realizada" na parte superior ao estar com foco sobre a linha que deseja visualizar, na parte inferior da tela será demonstrado cada lançamento importado, e caso tenha inconsistência será demonstrado a mesma na coluna "Inconsistência", e na coluna "Integrado" será demonstrado se o lançamento foi importado ou não para o sistema.

7 - Central de notificações - Ambiente SChIP

Como padrão do ambiente SChIp, os status que alertam a central de notificações são: "Processo realizado com inconsistência" e "Processo não realizado".

Desta forma, ao acessar o módulo contábil, o ícone de notificações ficará piscando em amarelo, alertando o usuário que existe processos para serem verificados.

Ao clicar sobre "Ambiente do SChIp" na central de notificações, será aberto a tela do Ambiente do SChIp, demonstrando no padrão somente os processos com status de inconsistência e/ou erro.

8 - Configuração por empresa

A tela da configuração por empresa visa atender situações específicas de determinadas empresas, portanto o seu preenchimento não é obrigatório para que o SChIp execute os processos. Atualmente esta tela contêm duas funcionalidades por módulo, sendo: incluir uma referência específica de início de execução dos processos do SChIp e personalizar os status que irão alertar na central de notificações, como padrão os status de inconsistências e erros alertam na central.

No exemplo acima, foi configurado para que os processos pertinentes ao módulo único somente iniciem a execução a partir da referência "07/2023" para isto o sistema valida o campo "Executar a partir de" com a data do sistema operacional do servidor e somente iniciará a execução dos processos da Importação de lançamentos Nibo em Julho de 2023. Ainda, nesta configuração foi personalizado para que todos os status finais dos processos do contábil, sendo: "Realizado com sucesso", "Realizado com inconsistência" e "Não realizado" alertem na central de notificações.

Importante: para que o SChIp execute os processos, os pré-requisitos são o preenchimento das informações do "Plano de configuração do SChIp" e "Agendamento do SChIp".

Respondeu à sua pergunta?