Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesNibo Gestão FinanceiraEmissão de NFS-e
Data de competência retroativa na NFS-e
Data de competência retroativa na NFS-e

Veja como utilizar a data de competência retroativa nas suas notas fiscais.

Atualizado há mais de uma semana

A informação de data de competência retroativa da NFS-e poderá ser realizada apenas em emissões manuais no Nibo Gestão Financeira ou Nibo Emissor.

A data de competência é a data em que o serviço foi efetivamente prestado. Na conversão do RPS para NFS-e, é possível indicar essa data retroativamente, desde que esteja dentro do prazo permitido pela legislação municipal.

Atenção: Verifique junto à prefeitura qual é o prazo máximo permitido para a indicação da data de competência retroativa.
A emissão com data de competência fora do prazo estabelecido pelo município pode acarretar em multas.

Para informar a data de competência retroativa de uma nota fiscal a ser emitida, os seguintes passos devem ser realizados.

Como informar a data de competência retroativa no Nibo Emissor?

Acesse o painel de NFS-e > Clique em Emitir NFS-e > Indique a data da competência que deseja informar na emissão da NFS-e.

Ao abrir a tela de emissão de NFS-e o sistema já trará preenchido o campo de data de competência com a data atual.

Se nenhuma alteração for feita no campo, essa será a data enviada como data de competência da sua nota fiscal a ser emitida.


Como informar a data de competência retroativa na Gestão Financeira?

Criar agendamento com perfil de serviço vinculado > Acessar o agendamento criado > Seleciona a aba "Emitir NFS-e" > Indicar a data da competência que deseja informar na emissão da NFS-e.

Ao abrir a tela de emissão de NFS-e o sistema já trará preenchido o campo de data de competência com a data atual.

Atenção: Em emissões de notas realizadas pela Gestão Financeira em lote ou de forma automática a data de competência será sempre igual à data da emissão.

Pronto! Agora você já sabe como emitir suas notas fiscais de serviço pelo Nibo indicando a data de competência retroativa.

Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)


Respondeu à sua pergunta?