A informação de data de competência retroativa da NFS-e poderá ser realizada apenas em emissões manuais no Nibo Gestão Financeira ou Nibo Emissor.
A data de competência é a data em que o serviço foi efetivamente prestado. Na conversão do RPS para NFS-e, é possível indicar essa data retroativamente, desde que esteja dentro do prazo permitido pela legislação municipal.
Atenção: Verifique junto à prefeitura qual é o prazo máximo permitido para a indicação da data de competência retroativa.
A emissão com data de competência fora do prazo estabelecido pelo município pode acarretar em multas.
Para informar a data de competência retroativa de uma nota fiscal a ser emitida, os seguintes passos devem ser realizados.
Como informar a data de competência retroativa no Nibo Emissor?
Acesse o painel de NFS-e > Clique em Emitir NFS-e > Indique a data da competência que deseja informar na emissão da NFS-e.
Ao abrir a tela de emissão de NFS-e o sistema já trará preenchido o campo de data de competência com a data atual.
Se nenhuma alteração for feita no campo, essa será a data enviada como data de competência da sua nota fiscal a ser emitida.
Como informar a data de competência retroativa na Gestão Financeira?
Criar agendamento com perfil de serviço vinculado > Acessar o agendamento criado > Seleciona a aba "Emitir NFS-e" > Indicar a data da competência que deseja informar na emissão da NFS-e.
Ao abrir a tela de emissão de NFS-e o sistema já trará preenchido o campo de data de competência com a data atual.
Atenção: Em emissões de notas realizadas pela Gestão Financeira em lote ou de forma automática a data de competência será sempre igual à data da emissão.
Pronto! Agora você já sabe como emitir suas notas fiscais de serviço pelo Nibo indicando a data de competência retroativa.
Caso você siga as instruções e fique alguma dúvida é só acionar o time de Atendimento pelo chat ou email contato@nibo.com.br :)